
Assinale a alternativa que identifica quais imagens retratam o exercício da dominação carismática, segundo Weber.
"O vigia na guarita (...) é novo no serviço e tem a obrigação de me barrar no condomínio. Pergunta meu nome e destino, observando os meus sapatos. Interfona para a casa 16 e diz que há um cidadão dizendo que é irmão da dona da casa. A casa 16 responde alguma coisa que o vigia não gosta e faz 'hum'. O portão de grades de ferro verde e argolões dourados abre-se aos pequenos trancos, como que relutando em me dar passagem. (...) A casa 16, no final do condomínio, tem outro interfone, outro portão eletrônico e dois seguranças armados. Um rapaz de flanela na mão abre a portinhola e me faz entrar no jardim com um gesto de flanela (...). O empregado não sabe que porta da casa eu mereço, pois não vim fazer entrega nem tenho aspecto de visita. (...) Obedecendo a sinais convulsos da flanela, contorno os automóveis na garagem transparente, subo por uma escada em caracol e dou numa espécie de sala de estar (...). Eis minha irmã de pegnoir, tomando o café da manhã numa mesa oval". (Chico Buarque. Estorvo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, pp. 14-16). O autor reflete sobre a experiência de viver atrás dos muros, vigiado por seguranças, comum em muitas metrópoles brasileiras. Em termos sociológicos, este trecho literário exemplifica o fenômeno da segregação urbana, entendida como:
Max Weber nasceu em uma família liberal – seu pai era um político do partido Nacional-liberal na Alemanha – e protestante (pietismo). Juntamente com Émile Durkheim e Karl Marx, entrou para a história da Sociologia como um dos pais-fundadores desta ciência. Sobre os autores citados, podemos afirmar que: I. As influências de Weber são muitas, podemos apontar sumariamente algumas delas; o Idealismo Alemão (Hegel); os filósofos ligados à escola neokantiana (Windelband, Rickert e Feurbach); a sociologia de Simmel; e a escola neoclássica da economia (Menger). II. Podemos notar uma postura crítica dos três autores clássicos da Sociologia ao longo de suas obras. Karl Marx desenvolveu o conceito de fetichismo da mercadoria para a compreensão crítica da sociedade capitalista, Max Weber a racionalização e Émile Dukheim a anomia. III. Para Weber, a ação social aparece como elemento central de análise para a compreensão/explicação do mundo histórico-social. Para Durkheim, a regra fundamental é que os fatos sociais devem ser considerados como coisas. Para Marx, o fundamental é entender a relação dinâmica entre os elementos contraditórios da realidade histórica. IV. A questão nuclear com a qual se defrontam Weber e Durkheim, em boa parte de suas obras, diz respeito à busca da neutralidade das ciências sociais, bem como a tipificação da ação coletiva, a partir da ação individual. V. Os pensamentos de Weber e Marx se distanciam em perspectivas distintas no que diz respeito aos rumos da sociedade moderna. Se este último conclama os trabalhadores à união para superar as relações sociais alienadas, o primeiro resigna-se diante da racionalidade fria e calculista da sociedade moderna. Assinale a alternativa correta:
Nos clássicos da Sociologia, a forma como eles pensam a organização social reflete a forma como eles utilizam o método de análise da sociedade. Sobre o método utilizado por eles, aponte a alternativa incorreta:
Max Weber elaborou o conceito de dominação legítima para analisar as relações de mando e obediência na sociedade. De acordo com a teoria do autor, é correto afirmar que:
No campo da sociologia, identificamos o conceito de estratificações sociais, tendo como base a existência, nas sociedades, de diferenças, de desigualdades entre as pessoas. A estratificação, nesse caso, refere-se a uma forma de organização que acontece por meio da divisão social da sociedade em estratos ou camadas sociais distintas. A partir daí, é pressuposto a existência de segmentos organizados de indivíduos que ocupam posições sociais diferentes e, também, onde são estabelecidas diferenças no tocante aos status e papéis que essas pessoas possuem. Sobre esse conteúdo da sociologia, podemos realizar as seguintes afirmações, exceto:
Anthony Giddens é um dos sociólogos mais produtivos da atualidade. Sua obra dialoga com várias correntes da Sociologia, da Filosofia social e da Psicologia. Muitos outros sociólogos chegam a colocar o problema da estrutura e da ação como uma questão fundamental para a teoria social moderna. Avalie os seguintes itens: I - Tanto os atores sociais quanto os sociólogos fazem uso dos mecanismos linguísticos. Os atores sociais utilizam a linguagem para explicar aquilo que fazem, e os sociólogos, por sua vez, se servem da linguagem para dar conta das ações dos atores sociais. II - Para Giddens, a teoria da estruturação é o esforço de dar continuidade às dicotomias predominantes até a década de 70 do século XX nas ciências sociais, por um lado o funcionalismo e o estruturalismo versus a hermenêutica, entendida como uma sociologia interpretativa. III - O conhecimento sociológico é impermeável em relação aos discursos dos agentes e atores sociais. Sendo assim, o sociólogo faz parte do que Giddens chama de expert system (sistemas perito) uma vez que é o profissional especializado, numa determinada área do conhecimento, capaz de interpretar a sociedade adequadamente. IV - As sociedades humanas, ou os sistemas sociais, não existiriam, em absoluto, sem a agência humana. O que implica dizer que os agentes, ou autores, criam sistemas sociais. V - A linha entre consciência discursiva e consciência pratica é flutuante e permeável, tanto na experiência do agente individual quanto no que se refere a comparações entre os atores em diferentes contextos da atividade social. É correto afirmar que:
No tocante à sociologia de A. Giddens, é incorreto afirmar que:
Sobre o processo conhecido como globalização, assinale a alternativa incorreta:
A problemática da estrutura e da ação marcou os debates da sociologia clássica e vigora, também, na sociologia contemporânea. Muitos, inclusive, tentam superar essa dicotomia. Um dos autores da Sociologia contemporânea, por exemplo, afirma a necessidade de manutenção de valores comuns para a manutenção e permanência da ordem. A estrutura é vista enquanto um sistema de relações padronizadas entre papéis\funções, ou seja, é a estrutura enquanto organização em sistemas, sendo que esses seriam sociais e integrados. Apresenta a centralidade no desempenho de papéis\funções na estrutura social. O papel social é então executado. Qual autor se encaixa nessa teoria?
Sobre a questão da formação da sociologia enquanto
ciência, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em
seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta.
( ) Segundo Max Weber, aproximando-se de noções
metodológicas de Rickert, o cientista social precisa
lançar mão de critérios para seleção e delimitação
de seu objeto de estudo, visto que não pode abordá-
lo em sua totalidade.
( ) A análise objetiva weberiana visa à reprodução do
mundo em sua totalidade.
( ) A concepção weberiana de análise axiológica não se
desvincula de aspectos da explicação histórica
usual.
Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida,
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As intenções, sob a perspectiva subjetiva, não são
relevantes para a análise da violência enquanto
categoria das ciências sociais.
( ) Alguns sociólogos acreditam que cabe à sociologia
da violência mostrar que a fragmentação do espaço
público se relaciona com a ampliação da violência.
( ) Desde o advento das sociedades modernas, a
coerção física por parte do Estado tem sido
substituída por outras formas, de caráter simbólico,
de controle.
Em relação à desigualdade e à resposta dos movimentos
sociais diante dela, marque V para verdadeiro ou F para
falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta.
( ) A sociologia dos gêneros e de suas relações pode
ser associada a um momento em que alguns
paradigmas da Modernidade passam a ser revistos
em favor da valorização de alguns aspectos mais
subjetivos.
( ) Há um alinhamento entre as concepções marxistas
das relações sociais e as teorias feministas.
( ) O feminismo é uma contraparte do machismo.
Sobre as instituições sociais e a formação do saber
sociológico, marque V para verdadeiro ou F para falso e,
em seguida, assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta.
( ) O advento das sociedades modernas dispersou o
monopólio da violência, outrora centralizado no
Estado.
( ) O chamado neoliberalismo, sobretudo a partir da
década de 1990, pregou a minimização do papel do
Estado no âmbito econômico.
( ) Friedrich Hayek foi um dos principais teóricos do
neoliberalismo.
Sobre a globalização e sua nova configuração econômica, assinale a alternativa incorreta.