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Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento

de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha Fora

Collor mobilizou muitos estudantes, que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto. No dia

29 de setembro de 1992, cerca de cem mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso,

o qual foi aprovado, tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus

direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos

anos. Era a conquista do movimento Fora Collor, que representou a grande pressão exercida pela população.

Internet: (com adaptações).

Os movimentos sociais são o norte para os mais diversos debates. A partir das discussões acerca desse tema, julgue os seguintes

itens.

Em grande parte, os movimentos sociais estão lutando para a diminuição das desigualdades sociais de ordem econômica diretamente ligadas à propriedade privada.

As normas e os valores possuem grandes variações nas

diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,

como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em

exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para

a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar

e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais

importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social

que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande

número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,

no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha

escolar parece ser loucura.

Internet: .

Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.

A diversidade cultural é um fato real na sociedade globalizada.

As normas e os valores possuem grandes variações nas

diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,

como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em

exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para

a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar

e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais

importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social

que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande

número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,

no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha

escolar parece ser loucura.

Internet: .

Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.

O contato com diferentes culturas mantém o status de isolamento dos grupos envolvidos no processo em questão.

A educação é um tipo de processo social mais elementar no que tange à preparação para o convívio social. BOTTOMORE, T: 1978; 248, diz que "A função da educação no preparo da criança para um determinado meio na sociedade significa o seu preparo para a participação:

No entender de Marx & Engels (2005; 51), a condição essencial para a existência e supremacia da classe burguesa é o(a):

"Quais são as ideias-chave da sociologia - aquelas que, mais do que quaisquer outras distinguem a sociologia em face das demais ciências sociais?" {NISBET, R: 2003; 18-9). A essa questão o grande sociólogo Robert Nisbet responde com cinco conceitos: "comunidade, autoridade, status, o sagrado, e a alienação" (idem, ibidem). Há de se notar que, para cada um desses conceitos, há um oposto correspondente, mas de igual importância. Nesse sentido, em oposição ao conceito de status, está o de:

A ideia de "indivíduos que perseguem seus interesses ou se mostram capazes de associar-se para defender a própria liberdade" (DOMINGUES, J. M: 1999; 32), recebem a definição devidamente apropriada na definição de:

No geral, a desigualdade social ocorre, nos países

chamados subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, mediante

falta de uma educação de qualidade, de melhores

oportunidades no mercado de trabalho e também da

dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos, pela

maior parte da população. Em outras palavras, a maioria fica

à mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera

as desigualdades.

Internet: (com adaptações).

Tendo o texto como motivação inicial, julgue os itens

subsequentes.

As desigualdades sociais são características da esfera

econômica de cada sociedade.

A expressão “divisão social do trabalho" tem sido usada no sentido cunhado por Karl Marx e também referendada por

autores como Braverman e Marglin para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas,

independentemente de os produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão do trabalho social em

atividades produtivas, isto é, ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. Marx, em O Capital, afirma que a divisão

social do trabalho diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas de acordo com o padrão e a

necessidade da espécie a que pertence. Enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana

pode ser, simultaneamente, tecelão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas. Essa capacidade de produzir diferentes

coisas e até de inventar padrões diferentes dos dos animais não pode ser exercida individualmente, mas a espécie como um todo

acha possível fazer isso, em parte pela divisão do trabalho.

Internet: (com adaptações).

Com base no texto e nas diferentes dimensões do trabalho, julgue os itens a seguir.

A atividade humana conhecida como trabalho tem como característica essencial a produção de bens de consumo.

Dois mil e quinhentos anos de civilização, a partir do

apogeu grego, trazem em seu bojo todo um legado cultural.

O imaginário humano foi sendo povoado por uma gama

imensa de mitos, cosmogonias, seres folclóricos etc. A

posição e o papel da mulher em meio a este circuito acabam

sendo expressos por meio desses mitos inscritos no

imaginário.

Internet: (com adaptações).

Considerando o texto como motivação inicial, julgue os

próximos itens.

O apogeu civilizatório ocidental, de origem grega, trouxe consigo um olhar permeado de direitos de cidadania para a mulher.

Mais-valia é o termo usado para designar a

disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho

produzido. Muitos cientistas e pensadores sociais

desenvolveram diferentes vertentes para conceber uma

explicação para o surgimento e o funcionamento do sistema

capitalista. Para Adam Smith, o valor do trabalho agregado ao

produto é menor que o valor pelo qual a mercadoria poderia

ser vendida. David Ricardo afirmava que a questão salarial

está ligada às necessidades fisiológicas, isso quer dizer que o

valor pago gira em torno das condições mínimas de

sobrevivência, ou seja, o ordenado cobre somente o essencial

(alimentos, roupas).

Internet: (com adaptações).

A partir do conceito de mais-valia apresentado no texto e de

conhecimentos correlatos, julgue os itens que se seguem.

Na perspectiva marxista, a mais-valia é a representação da exploração do proletário pelo burguês.

Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento

de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha Fora

Collor mobilizou muitos estudantes, que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto. No dia

29 de setembro de 1992, cerca de cem mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso,

o qual foi aprovado, tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus

direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos

anos. Era a conquista do movimento Fora Collor, que representou a grande pressão exercida pela população.

Internet: (com adaptações).

Os movimentos sociais são o norte para os mais diversos debates. A partir das discussões acerca desse tema, julgue os seguintes

itens.

A existência de um movimento social descarta a possibilidade de organização, recursos e pessoas.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza,

porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos

homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos

feito marchar a passo de ganso para a miséria e os

morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos

sentimos enclausurados dentro dela.

A máquina, que produz em grande escala, tem

provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos

céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.

Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de

humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de

afeição e doçura!

Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo

estará perdido.

Charles Chaplin. Internet: (com adaptações).

Considerando o texto como motivação inicial, julgue os itens

subsequentes.

A produção de alimentos em larga escala, por causa do uso do maquinário, garante aos seres humanos a produção e distribuição dos alimentos de forma igualitária

As mudanças ocorridas no regime de acumulação capitalista a partir da década de 1970 apontam que “Ao invés da 'rigidez' da relação salarial fordista, parece instaurar-se uma nova relação salarial do tipo _________, adequada às necessidades do novo regime de acumulação". (ALVES, G. 1996, p. 12)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

“As modernas comunicações de massa, modeladas à base da produção industrial , difundem todo um sistema de estereótipos, embora fundamentalmente incompreensíveis para o indivíduo, dão-lhe a ilusão de estar atualizado e de estar perfeitamente bem informado". (ADORNO, T., apud ROANET, S.P., 1989, p. 193)

Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.

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