“Portanto, a sociedade não é, como se acreditou com frequência, um acontecimento estranho à moral ou que tem sobre ela apenas repercussões secundárias; é, ao contrário, sua condição necessária. Não é uma simples justaposição de indivíduos que trazem, ao entrar, uma moralidade intrínseca; mas o homem só é um ser moral porque vive em sociedade, pois a moralidade consiste em ser solidário de um grupo e varia de acordo com essa solidariedade".
Considerando as reflexões de Émile Durkheim sobre a solidariedade social, avalie as seguintes afirmações:
I. Nas sociedades em que os sentimentos coletivos retratam os sentimentos de todos os indivíduos, é possível verificar uma solidariedade por similitudes.
II. Nas sociedades complexas, compostas por múltiplos segmentos que realizam funções sociais úteis, predomina uma solidariedade orgânica.
III. A vida individual nasce da vida coletiva e só é possível a partir de determinados desenvolvimentos da solidariedade social.
É correto o que se afirma.
“As dimensões apontadas pelo conceito de desenvolvimento sustentável contemplam cálculo econômico, aspecto biofísico e componente sociopolítico, como referenciais para a interpretação do mundo e para possibilitar interferências na lógica predatória prevalecente. O desenvolvimento sustentável não se refere especificamente a um problema limitado de adequações ecológicas de um processo social, mas a uma estratégia ou um modelo múltiplo para a sociedade, que deve levar em conta tanto a viabilidade econômica como a ecológica. Num sentido abrangente, a noção de desenvolvimento sustentável reporta-se à necessária redefinição das relações entre sociedade humana e natureza, e, portanto, a uma mudança substancial do próprio processo civilizatório, introduzindo o desafio de pensar a passagem do conceito para a ação".
Considerando as reflexões de Pedro Jacobi sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, avalie as seguintes afirmações:
I. A educação ambiental deve considerar um conceito de desenvolvimento sustentável que seja interdisciplinar e articule ecologia, economia e política nas discussões sobre o meio ambiente.
II. O conceito de desenvolvimento sustentável não é apenas uma maneira de ver o mundo e lutar pelo meio ambiente, mas uma forma de construir a sociedade considerando vários aspectos de sua organização.
III. As estratégias de educação ambiental precisam se pautar por um conceito de desenvolvimento sustentável capaz de demonstrar como as dinâmicas ambientais são fatores preponderantes para as políticas econômicas e sociais.
É correto o que se afirma em
“Os argumentos para a inclusão da sociologia são os mais variados, mas dependem muito das concepções dominantes sobre educação, sociedade, estado e ensino. Pode-se observar que dessas concepções depreendem-se modelos de currículos muito distintos ao longo da história e o papel da sociologia vai se alterando no interior desses modelos em disputa".
Considerando o problema da inserção da Sociologia nos currículos de ensino médio brasileiro, relacione, corretamente, as maneiras de funcionamento dos conteúdos de Sociologia aos tipos de currículo implementados no Brasil, numerando a Coluna II de acordo som a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.
Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).
Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.
A antropologia brasileira incorporou o debate acerca das interseções de gênero, raça e classe surgido no âmbito do feminismo negro norte-americano da década de 70, época em que o movimento negro brasileiro começou a redescobrir as comunidades quilombolas.
No que diz respeito à noção de patrimônio cultural, julgue o item a seguir.
Os mais de vinte povos que habitam as terras ao longo do rio Negro possuem saberes específicos sobre o modo de plantar, pescar e aproveitar os recursos da floresta sem prejudicar demasiadamente o ecossistema em cada uma das regiões do Rio. As trocas desses conhecimentos entre esses povos fazem parte do seu sistema agrícola. A política de Estado adotada procurou preservar todo esse sistema de produção de alimentos, mas também de conhecimento a respeito dos alimentos e das práticas necessárias para cultivar, pescar ou extrair da floresta os recursos necessários para a manutenção dos povos do rio Negro. Por isso, o conjunto de saberes e modos de fazer típicos desse sistema foi classificado como patrimônio imaterial digno de registro pelo IPHAN.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.
Preocupado com a descaracterização das tradições culturais brasileiras, Aloísio Magalhães propôs novas políticas patrimoniais que subsidiassem a indústria nacional na confecção de produtos adequados à realidade do país, ação que ficou conhecida como guinada antropológica na política de patrimônio.
O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.
Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).
Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.
O anteprojeto elaborado por Mário de Andrade para o SPHAN foi totalmente incorporado ao projeto final, em razão de seu viés etnográfico, o que garantiu o desdobramento dos ideais da Geração Modernista de 1922 na política patrimonial nacional.
Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Caso a solicitação da secretaria de cultura do município seja atendida, esse órgão será instituído pelo IPHAN como o detentor do bem cultural, dada sua condição de solicitante do registro.
Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
A participação do governo municipal no processo de registro de patrimônio imaterial não é obrigatória, mas está em harmonia com o princípio de descentralização dos instrumentos de salvaguarda e gestão do patrimônio cultural imaterial brasileiro.
Grupos organizados da sociedade, como os movimentos sociais, buscam influenciar as políticas públicas e os agentes estatais. Nesse sentido, julgue os itens a seguir, acerca das relações entre Estado e sociedade.
Conforme Habermas, o conceito de sociedade civil autolimitada diz respeito à sociedade civil livre das influências do Estado e assistida e acompanhada por organizações do mercado.
Grupos organizados da sociedade, como os movimentos sociais, buscam influenciar as políticas públicas e os agentes estatais. Nesse sentido, julgue os itens a seguir, acerca das relações entre Estado e sociedade.
A formação de novos movimentos sociais a partir da interação entre ativistas que atuam como agentes do Estado e ativistas sociais e a ocupação de cargos públicos por representantes de movimentos sociais indicam que as fronteiras entre Estado e sociedade são flexíveis.
Com relação à formação dos Estados modernos e à ascensão do nacionalismo, julgue os itens subsequentes.
A criação de estruturas burocráticas fortes e complexas consiste em uma das marcas caracterizadoras dos Estados modernos, tanto nos antigos regimes como nas sociedades constitucionais.
De 1990 até 2013, foram registrados no Brasil os índices mais elevados de desigualdade de renda.
Julgue os próximos itens, acerca de lobby e grupos de pressão.
Lobbying é um instrumento utilizado pelos grupos de pressão e executado por representantes especializados para transmitir informações aos responsáveis pela tomada de decisões por meio, inclusive, de eventuais ameaças de sanções.
No que concerne às abordagens teóricas em ciências sociais, julgue os itens que se seguem.
Os estudos sobre performances e ritos de passagem e seus símbolos produzidos pela antropologia britânica contribuíram de maneira fundamental para o desenvolvimento das ciências sociais contemporâneas.