A respeito da análise dos processos sociais feita por Karl Marx, é correto afirmar que a(as)
Quanto à integração do indivíduo à sociedade, de acordo com Durkheim, é correto afirmar que
Assinale a afirmativa correta.
Sobre as noções ligadas ao conceito de racionalização em Max Weber, é correto afirmar que
O redimensionamento do papel do Estado a partir dos anos 1980 fez surgir um novo contexto social marcado pelo(a)
Sobre o alcance organizativo dos movimentos sociais, é correto afirmar que
Quanto à antropologia da religião, julgue o item subsecutivo.
De acordo com Émile Durkheim, as religiões existem para satisfazer a uma necessidade humana, e, apesar de serem passíveis de hierarquização (entre mais complexas ou simples), não é correto afirmar que existem religiões falsas.
No que diz respeito à noção de patrimônio cultural, julgue o item a seguir.
A despeito da sua importância socioeconômica e cultural e da sua tradição, o conjunto de saberes e modos de fazer associados à produção de queijo da Serra da Canastra ainda não foi acolhido e classificado pelo IPHAN como patrimônio imaterial digno de registro.
Julgue o item seguinte, referente à relação entre cultura, ambiente e sociedade nos estudos antropológicos.
Alguns antropólogos contemporâneos questionam a suposta universalidade da oposição entre natureza e cultura, que é um dos fundamentos do pensamento antropológico clássico.
O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.
Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).
Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.
O principal motivo que levou os criadores do SPHAN a declararem o tombamento de templos religiosos nas cidades de Mariana, Ouro Preto, São João Del-Rei e Tiradentes foi a importância das festas religiosas de cunho popular tradicionalmente realizadas nessas cidades, além do fato de o Brasil ser um país majoritariamente católico.
Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
No processo de registro e em eventuais medidas de salvaguarda, deve-se estabelecer um diálogo profundo com a perspectiva dos sujeitos mais diretamente envolvidos com a prática do bem cultural em tela, resguardando-se a eles o protagonismo nesses processos.
O conceito de sociedade de massa surge, no início do século XX, como fruto do crescente processo de industrialização que aconteceu nas sociedades modernas, a partir do final do século XVIII, com o início da Revolução Industrial. Nesse contexto, o termo "massa" se referia
"Nesse ínterim, a selvageria real do sistema continua ininterruptamente não só a expulsar cada vez mais pessoas do processo de trabalho como, numa contradição característica, também a estender o tempo de trabalho, sempre que o capital possa conseguir isso. Para mencionar um exemplo importante, no Japão, o governo introduziu recentemente um projeto de lei 'para elevar os limites superiores do dia de trabalho de 9 para 10 horas, e a semana de trabalho de 48 para 52 horas'.
(MÉSZÁROS, Itzvan. Desemprego e precarização: um grande desafio para a esquerda. In: Antunes, R. (Org.). Riqueza e miséria do trabalh no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 32-33).
O advento da terceira fase do capitalismo trouxe como marca a flexibilização do trabalho, cujo objetivo é, sobretudo, o aumento da produtividade e do lucro sobre o trabalho assalariado. Além da flexibilização, caracterizam-se como marcas do capitalismo industrial financeiro sobre o trabalho
Os teóricos da Escola de Frankfurt buscaram compreender as transformações pelas quais a arte passou com o advento da industrialização, da produção em massa e do surgimento dos meios de comunicação. Para Horkheimer, a arte, incorporada ao capital tornou-se mercadoria, perdendo suas características essenciais, como, por exemplo, ser criativa. Hoje, ela transformou-se em mera repetição. Além disso, ela perde sua principal função: seu potencial revolucionário. A partir dessa constatação, Horkheimer, juntamente com Adorno, identificou a existência de uma pseudoarte, o kitsch. A respeito desse produto artístico da indústria cultural, pode-se afirmar que
“Situa-se em um segundo plano, mais amplo, a proposta de transformar o trabalhador em consumidor no sentido pleno: consumidor de suas necessidades básicas, de novas mercadorias e de ideias-mercadorias. De forma avassaladora, os meios de comunicação insistem nesse aspecto, procurando tirar do trabalhador o caráter político desenvolvido durante décadas na luta pela sobrevivência, despojá-lo da qualidade humana herdada da polis [cidade-estado independente] grega. Metamorfosear o homem mais para o animal social, minando o ente político cultural cuja qualidade seria pensar e repensar, discutir em público, criticar como cidadão as leis injustas"
(CERQUIER-MANZINI, Maria Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2010. Coleção Primeiros Passos. p. 63).
De acordo com a citação, a função de reverter a situação alienante e alienada cabe