Mobilidade social é o movimento de indivíduos e grupos entre os diferentes estratos da sociedade. O movimento na escala socioeconômica pode ser ascendente ou descendente. No que diz respeito ao assunto, é correto afirmar que:
O termo “identidade” ganhou destaque no debate sociológico a partir dos anos 1990. Serve para designar culturas de grupo (“identidades nacionais” ou “identidades religiosas”) ou papéis sociais (“identidade masculina”, “identidade profissional”). No âmbito dessa discussão, é correto afirmar que:
De acordo com teóricos sociais contemporâneos, a globalização é um dos principais fatores de mudança das identidades nacionais. Esses teóricos NÃO sustentam que a globalização:
Despertando a atenção dos primeiros sociólogos, o processo de industrialização na Europa do século XIX provocou mudanças radicais nas formas de organização do trabalho. É correto afirmar que:
O fenômeno da alienação descrito por Karl Marx está associado – não como um todo, mas na sua base à experiência do trabalho. À luz da análise de Marx, é INCORRETO afirmar que a alienação se deve ao fato de que:
Numerosas são as teorias da origem do Estado moderno. O entendimento de que o surgimento do Estado moderno esteve relacionado às aspirações de domínio de uma nova classe em ascensão, a burguesa, se encontra em:
As instituições sociais em geral estão da base dos processos de socialização dos indivíduos e se diferem umas das outras por desempenharem funções específicas. Acerca das instituições sociais, é correto afirmar que:
Estudiosos do mundo do trabalho chamam a atenção para o declínio do sindicalismo nas últimas décadas. Segundo eles, a crise NÃO está relacionada:
Parte significativa da cultura de juventude expressou-se nos movimentos estudantis que marcaram época nos anos 60. É correto afirmar que esses movimentos estudantis:
O termo meio ambiente compreende não só a natureza, como também as relações de interdependência entre esta e as sociedades. Nesse sentido, o meio ambiente faz parte do elenco de problemas estudados pela Sociologia. Sobre isso é correto afirmar que:
Uma das razões que fazem da cidade um lugar
especialmente propício ao estudo das instituições e da vida social
em geral é que, nas condições da vida urbana, as instituições se
desenvolvem diante dos nossos olhos: os processos de seu
desenvolvimento são acessíveis à observação e, definitivamente, à
experimentação.
R. E. Park. A cidade como laboratório social, 1929 apud
Charles-Henry Cuin; François Gresle. História da Sociologia. São
Paulo: Ensaio, 1994 . p.192 (com adaptações).
Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia
urbana, julgue os itens de 77 a 81 .
Diferenciação social e estratificação social são conceitos equivalentes que explicam a existência da diversidade de grupos em uma mesma sociedade.
De acordo com as correntes teóricas, os métodos e as técnicas da
sociologia da educação, julgue os itens subsequentes a respeito da
institucionalização da sociologia da educação como uma disciplina
acadêmica e um campo de pesquisa.
Conforme a teoria de Bourdieu, a função social da educação, em uma sociedade de classes, é reproduzir a ideologia dominante, o que contribui para a reprodução das estruturas econômicas e políticas de produção.
Weber define a sociologia, em Economia e Sociedade,
como uma ciência “compreensiva" que, por interpretação, mas sem
artifício de estilo, procura analisar o sentido visado por um ou mais
de um agentes em função do comportamento de outrem e,
consequentemente, pretende esclarecer o sentido de toda atividade
social.
Charles-Henry Cuin; François Gresle. História da
Sociologia. São Paulo: Ensaio, 1994, p. 87
Considerando a sociologia compreensiva, com relação aos
fenômenos do comportamento social e das formas sociais de
dominação, julgue os itens seguintes.
Segundo Weber, há quatro tipos ideais puros de dominação social: a tradicional, a carismática, a burocrática e a ideológica.
De acordo com o pragmatismo americano, os sociólogos devem
abandonar a tradição especulativa dos grandes sistemas teóricos,
em proveito da elaboração de conhecimentos realmente
positivos, fundamentados na pesquisa empírica indutiva, o que
permite aplicações sociais imediatas. Com relação ao
estrutural-funcionalismo norte-americano, julgue os itens
subsecutivos.
A função social de um fenômeno depreende-se das relações que este mantém com outros aspectos que o originam.
Em “O Mal-estar da Pós-modernidade”, Zygmunt Bauman aponta que a pureza é um ideal, uma visão da condição que ainda precisa ser criada, ou da que precisa ser diligentemente protegida contra as disparidades genuínas ou imaginadas. Segundo o autor, para pensar sobre a pureza é preciso considerar a importância e necessidade da: