O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem como objetivo:
Para Behring e Boschetti (2007, p.64), o surgimento das políticas sociais foi gradual e diferente entre os países. A variação tem relação direta com os movimentos de organização e pressão da classe trabalhadora, o grau de desenvolvimento das forças produtivas, e a correlação e composições de força no âmbito do Estado. A respeito da emergência das políticas sociais assinale a alternativa correta:
A respeito do segundo sistema de proteção social estatal implementado nos países de capitalismo central a partir da década de 1930, assinale a alternativa correta:
Maria tem 15 (quinze) anos de idade e foi contratada pela empresa X para trabalhar na condição de aprendiz. Durante a vigência de seu contrato de trabalho, diferente do que o contrato previa, Maria trabalhou em local insalubre e perigoso, em virtude isso, adquiriu uma alergia de pele. Ao tomar conhecimento da situação durante uma visita domiciliar, nos termos do que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente você orienta Maria e seus responsáveis que:
“Se objetiva como ação moral, através da prática profissional, como normatização de deveres e valores, através do Código de Ética Profissional, como teorização ética, através das filosofias e teorias que fundamentam sua intervenção e reflexão e como ação ético-política. Cabe destacar que essas não são formas puras e/ou absolutas e que sua realização depende de uma série de determinações, não se constituindo na mera reprodução da intenção dos seus sujeitos."
O texto acima trata da:
Analise as alternativas a seguir com base no artigo, de Maria Carmelita Yazbek, “Os Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social Brasileiro na Contemporaneidade”, a respeito dos diferentes posicionamentos, lógicas e estratégias que permearam o pensamento e a ação profissional do Serviço Social em sua trajetória e que persistem até os dias atuais com novas articulações, expressões e redefinições. I. A relação entre a profissão e o ideário católico, na gênese do Serviço Social brasileiro, irá imprimir à profissão caráter de apostolado fundado em uma abordagem da “questão social” como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais. II. É na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro fundamentará a formulação de seus primeiros objetivos político-sociais, orientando-se por posicionamentos de cunho humanista conservador alinhados aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face à “questão social”. III. O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 1940, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norte-americano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista. Estão corretas as alternativas
Sobre o controle social e a participação dos usuários na Política Nacional de Assistência Social, os conselhos e as conferências são espaços privilegiados para efetivação dessa participação, não sendo, no entanto, os únicos, já que outras instâncias somam força a esse processo. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
Os anos que se seguiram ao período de reconstrução do segundo pós‐guerra, estendendo-se até os anos 1970, nos países centrais, foram marcados por altas taxas de crescimento econômico, ampliação de empregos e salários e uma forte intervenção do Estado no social. No final dos anos de 1960 e, mais precisamente, a partir de 1973, esse ciclo econômico começa a se exaurir e os neoliberais atribuem à atuação agigantada do Estado a responsabilidade pela crise. A programática neoliberal para superação da crise incluía algumas proposições básicas. Sobre essa temática, considere as proposições abaixo.
As proposições neoliberais para saída da crise estão presentes nos itens
O Ministério da Saúde propõe a Política Nacional de Promoção da Saúde, com vistas ao enfrentamento dos desafios de produção da saúde em um contexto sócio-histórico complexo, que exige a qualificação contínua das práticas sanitárias e do sistema de saúde. Constitui-se diretriz da Política Nacional de Promoção da Saúde:
O Sistema Único de Saúde (SUS) organiza-se por meio de princípios que incluem a descentralização e a participação da comunidade, possibilitando à sociedade interferir na gestão pública. No SUS, as experiências realizadas a partir de organismos institucionalizados, de composição paritária entre governo e sociedade e que podem favorecer a democratização da gestão e reduzir mecanismos de cooptação e clientelismo são denominadas
Os projetos profissionais apresentam a auto-imagem de uma profissão e possuem uma conexão com os projetos societários conservadores ou emancipadores. No caso do projeto ético-político do serviço social brasileiro sua conexão com um projeto societário emancipador é inequívoca. Fundado numa ruptura com o conservadorismo da profissão, o projeto propõe um exercício profissional comprometido com a justiça social. No código de ética do assistente social, a defesa da justiça social supõe a defesa da
O encaminhamento é um dos procedimentos utilizados pelos assistentes sociais nos diferentes espaços ocupacionais. Esse procedimento técnico é de fundamental importância na medida em que possibilita democratizar informações e o acesso dos usuários a serviços e direitos sociais. Em relação às exigências postas ao assistente social ao realizar o encaminhamento, considere as afirmativas abaixo.
Em relação ao encaminhamento, estão corretas as afirmativas
A educação em saúde é um dos instrumentos centrais do trabalho do assistente social no âmbito da saúde. Está diretamente relacionada a projetos societários em cada momento histórico e é atravessada por concepções distintas, podendo se apresentar com abordagens disciplinadoras e estigmatizantes ou como uma contribuição a processos de formação de consciência crítica. Nas origens da Educação em Saúde no Brasil, tem-se que, a partir dos anos 1930, é introduzida a chamada educação sanitária, orientada por uma concepção segundo a qual as boas condições de saúde resultam da
A Política Nacional para a Inclusão Social da População em Situação de Rua orienta a elaboração e a execução de políticas públicas voltadas para esse segmento da sociedade historicamente excluída das prioridades dos poderes públicos. Nessa política, estão estabelecidos princípios, diretrizes e ações estratégicas para que ela seja implementada. Um princípio e uma diretriz dessa política são, respectivamente,
A análise dos conceitos “risco social" e “vulnerabilidade social" permite estabelecer algumas semelhanças e diferenças entre eles. Nesse sentido, considere as afirmações a seguir.
Das afirmações, estão corretas