Diante de um cenário de transformações globais em que as exigências do mercado apontam para um nível de consciência participativa, o serviço social contribui para uma inserção crítica do trabalhador nas relações de trabalho. No processo de atendimento aos dependentes químicos, que é uma doença de caráter biopsicosocial, progressiva, incurável e potencialmente fatal, é importante entender que seus reflexos comprometem a autonomia dos indivíduos, sendo assim é importante considerar três segmentos:
Marque com C (certo) ou E (errado) para o que se expõe abaixo e assinale a alternativa correta.
A organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes:
( ) Descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando
único das ações em cada esfera de governo.
( ) Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no
controle das ações em todos os níveis.
( ) Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera
de governo.
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) integra as ações e serviços socioassistenciais realizado pelo trabalho social com famílias em vulnerabilidade. A respeito disso, é correto afirmar que:
A Assistência Social rege-se por alguns princípios. Acerca disso, relacione a primeira coluna com a
segunda, e assinale a alternativa que contemple a sequência correta, de acordo com o art. 4 ª da Lei
Orgânica da Assistência Social.
Dos princípios a seguir, quais deverão nortear os serviços de acolhimento para crianças e
adolescentes?
1 - Excepcionalidade do Afastamento do Convívio Familiar;
2 - Provisoriedade do Afastamento do Convívio Familiar;
3 - Preservação e Fortalecimento dos Vínculos Familiares e Comunitários;
4 - Garantia de Acesso e Respeito à Diversidade e Não-discriminação;
5 - Oferta de Atendimento Personalizado e Individualizado;
6 - Garantia de Liberdade de Crença e Religião;
7 - Respeito à Autonomia da Criança, do Adolescente e do Jovem.
Segundo a Lei no 8.080, de 19/09/90, são critérios para o estabelecimento de valores a serem transferidos a estados, Distrito Federal e municípios:
Conforme as disposições da Lei no 8.080/90, identifique com V as afirmativas que indicam a participação da iniciativa privada na assistência à saúde e com F, as demais.
( ) As entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos podem participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.
( ) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
( ) A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.
( ) Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vetado exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde. A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Considerando o Pacto pela Saúde, instituído em 2006, é correto afirmar:
O Código de Ética do Assistente Social — Resolução CFESS n° 273/1993, trata dos direitos, deveres dos profissionais, bem como das infrações disciplinares e penalidades.
A alternativa que apresenta uma das infrações disciplinares constituídas no Código de Ética do Assistente Social é a
Na proposta do SUAS, é condição fundamental a reciprocidade das ações da rede de proteção social básica e especial, com centralidade na família, sendo consensado o estabelecimento de fluxo, referência e retaguarda entre as modalidades e as complexidades de atendimento, bem como a definição de portas de entrada para o sistema.
Assim, a nova relação público e privado deve ser regulada, tendo em vista a definição dos serviços de proteção básica e especial, a qualidade e o custo dos serviços, além de padrões e critérios de edificação.
Nesse contexto, as entidades prestadoras de assistência social integram o Sistema Único de Assistência Social não só como prestadoras complementares de serviços socioassistenciais, mas como
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família — PAIF — consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
São usuários do PAIF, em especial,
Os mecanismos que viabilizavam a assistência médica, no período compreendido entre o século XVIII e o início do século XX, eram caracterizados por:
As ações desenvolvidas pelo Serviço Social na área da saúde, denominado, no período da emergência da profissão, como Serviço Social Médico, foram:
A construção do SUS significou o reordenamento do modelo assistencial de atendimento às necessidades de saúde da população brasileira. Nessa proposta, o trabalho profissional dos assistentes sociais adquire maior centralidade, atribuindo à
profissão um novo estatuto no campo da saúde. Essa compreensão justifica-se pelo seguinte fato:
Com base em dados do IBGE sobre a realidade das famílias brasileiras, Nogueira e Monteiro (2013) apontam que famílias chefiadas por mulheres, famílias estendidas e famílias homoafetivas caracterizam o que, em 1997, Mioto denominou de: