A abordagem que reconhece cada usuário que faz uso abusivo de álcool e outras drogas em suas singularidades, traça com ele estratégias voltadas para a defesa de sua vida, na perspectiva do aumento da sua autonomia e no estabelecimento de vínculo com os profissionais de saúde que o assistem se expressa na política de:
Para Maria Victoria Benevides, os direitos de cidadania são específicos dos membros de um determinado Estado e não estão, necessariamente, ligados a valores universais. Essa autora compreende que a noção de cidadania tem como característica eminente a sua dimensão:
Complete a afirmativa:
“A política de assistência social, que tem por funções, a ______________, a _________________ e a _________________organiza-se sob a forma de sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social – SUAS" (BRASIL, 2012).
De acordo com Netto (2001) no processo de renovação do Serviço Social no Brasil, se fizeram presentes três vertentes: a tendência modernizadora, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura. Sobre a vertente modernizadora é correto afirmar:
No art. 24C da Lei nº 12.435, que dispõe sobre a organização da Assistência Social, fica instituído o Peti, de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social. O Peti tem abrangência nacional e será desenvolvido de forma articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade civil. Tem como objetivo contribuir para:
É assegurada aos maiores de 65 anos a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos. O acesso a essa gratuidade é garantido à pessoa idosa a partir da seguinte condição:
Segundo Behring (2009), a política social no neoliberalismo configura-se como paternalista e geradora de desequilíbrio; deixa de ser direito social, caracterizando tendências de desresponsabilização e desfinanciamento do Estado. Associado a isso, observa-se a degradação dos serviços públicos e o corte dos gastos sociais que induzem, nesse terreno, um processo denominado de:
Verifica-se na produção teórica brasileira sobre os fundamentos e as particularidades do trabalho profissional a presença de diferentes teses. A autora que sustenta a tese da proteção social é:
Um dos fundadores da Psicologia Social afirma que um grupo opera melhor quando há em seu conjunto de pessoas pertinência, afiliação, centramento na tarefa, empatia, comunicação, cooperação e aprendizagem.
Interligue as colunas de acordo com as etapas vivenciadas em grupo e suas conceituações, ordenando-as na coluna ao lado.
I. Pertinência
II. Afiliação
III. Centramento na tarefa
IV. Empatia
V. Comunicação
VI. Cooperação
VII. Aprendizagem
( ) É essencial para que haja entrosamento.
( ) É o resultado do trabalho e deve ser essencialmente colaborativa.
( ) É o eixo principal da cooperação, refere-se ao grau de interação com que um participante mantém o vínculo com o trabalho a ser efetuado, e avalia a dispersão e a realização de esforço útil do indivíduo.
( ) É o modo pelo qual o trabalho ganha qualidade e operatividade.
( ) pode ser vista como a qualidade da intervenção de cada um no grupo.
( ) É o modo como o grupo pode ganhar força para operar cada vez mais significativamente.
( ) É a intensidade do envolvimento do indivíduo no grupo.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
A partir da Política Nacional de Assistência Social defende-se a “centralidade na família" na política, sempre com vistas à superação da focalização, tanto relacionada a situações de riscos.
Nesse sentido, compreende-se que a centralidade na família é
O movimento de reconceituação é caracterizado como um processo
de desconstrução de um paradigma dominante na formulação
teórica e prática do serviço social, em favor da construção de um
paradigma alternativo. Com relação a esse assunto e às influências
teórico-metodológicas do serviço social, julgue os itens que se
seguem.
A matriz teórico-metodológica que apreende o ser social a
partir de mediações tem como suporte a teoria social de Karl
Marx.
A respeito do redimensionamento da profissão de assistente social
ante as transformações societárias, julgue os itens subsequentes.
Os principais desafios profissionais no século XXI incluem o de garantir que os avanços teórico-políticos e acadêmicos do serviço social mantenham relação de unidade com a prática e a formação profissional.
Acerca da dimensão investigativa, do processo de planejamento e
da intervenção profissional, julgue os itens subsecutivos.
A análise de políticas sociais sob o ponto de vista do método dialético deve priorizar a relação da política social com as questões estruturais da economia em detrimento das posições assumidas pelas forças políticas.
Acerca da formulação de projeto de intervenção profissional no
serviço social e dos aspectos teóricos e metodológicos,
fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue os
itens a seguir.
Na elaboração do projeto profissional, é desnecessário que o assistente social aponte os recursos financeiros: esse item não integra o arcabouço teórico-metodológico e técnico-operativo da profissão.
Acerca da formulação de projeto de intervenção profissional no
serviço social e dos aspectos teóricos e metodológicos,
fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue os
itens a seguir.
As necessidades sociais que se apresentam ao assistente social
configuram a demanda sobre a qual esse profissional deve
intervir com a apresentação de propostas e a busca de soluções
para as requisições do usuário do serviço social e da instituição
empregadora.