A política pública de assistência social no campo dos direitos não garantiu às usuárias e usuários do SUAS uma experiência menos estigmatizada nem mesmo livre de preconceitos da sociedade e até mesmo dos trabalhadores do SUAS. Considerando as implicações dessa condição, analise as assertivas abaixo:
I. As usuárias e os usuários do SUAS, marcados pelo preconceito, estigma e/ou discriminação, trazem em si subjetividades produzidas pelo encontro com os outros.
II. O preconceito gerado pelas concepções retrógradas e moralistas da sociedade causam sofrimento, pois “as emoções provocadas pelo reconhecimento negativo/desvalorizado que se faz de uma pessoa" são caracterizados por servidão, injustiça, violência e geralmente são acompanhados por humilhação ou medo.
III. No contexto social, nos deparamos com ditados populares que expressam uma série de preconceitos moralistas que acabam por naturalizar, reproduzir e perpetuar situações de desigualdade social.
Quais estão corretas?
O serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) destina-se ao apoio, orientação e acompanhamento de famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. É uma ocorrência de violação que apresenta condições que NÃO são consideradas elegíveis para esse programa:
Sobre a Questão Social, assinale a alternativa correta.
No que se refere ao conhecimento científico em torno da produção intelectual da profissão, analise as assertivas a seguir: I. Atualmente a categoria profissional enfrenta impedimentos em função da direção tomada pelo Projeto Ético-Político Profissional para a pesquisa e a produção do conhecimento na área do Serviço Social. II. Deve-se reconhecer a importância da pesquisa no Serviço Social no cenário da construção do conhecimento científico no país. III. O campo da formação da Pós-Graduação em Serviço Social fortalece a aproximação com formas de resistência que emergem no bojo das desigualdades sociais. Quais estão corretas?
Considerando a Lei nº 8.742/1993, em seu capítulo II, Art. 4º, assinale a alternativa que se refere a um princípio da política de assistência social.
Na trajetória histórica do processo de constituição e desenvolvimento de políticas sociais no Brasil, identifica-se que o Estado sempre foi funcional aos interesses da classe burguesa, assumindo um papel decisivo na produção e expansão do capital. O Estado unifica os interesses das frações dessa classe e irradia sua ideologia, seus valores e interesses para toda a sociedade. As políticas sociais entram, nesse contexto, caracterizadas como
O serviço social, como profissão na sociedade capitalista, deve ser entendido no contexto sócio-histórico de acirramento das contradições entre o capital e o trabalho na consolidação do capitalismo monopolista. É nesse contexto que a questão social torna-se a base de justificação para a atuação desse profissional especializado. A premissa de que a profissionalização do serviço social, enquanto especialização do trabalho coletivo, está intimamente ligada à emersão da questão social requer, do assistente social, o reconhecimento dessa questão em uma perspectiva de totalidade. Acerca da questão social, considere as afirmativas abaixo.
Sobre a questão social, estão corretas as afirmativas
A ética é constituída por valores que norteiam as concepções de homem e de mundo e se materializa a partir das escolhas que realizamos. Um projeto ético-político remete a uma intencionalidade e implica num posicionamento político. De acordo com a literatura da área de serviço social e considerando o debate da categoria profissional, o elemento “político” do projeto ético-político do serviço social reforça a ideia de que
O estudo social, como toda ação profissional, possui tanto uma dimensão operativa quanto uma dimensão ética e se expressa no momento em que se realiza a apropriação, pelos assistentes sociais, dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos da profissão, em determinado momento histórico. No âmbito das políticas sociais públicas, destaca-se a seguridade social, área em que este é largamente utilizado. Sobre o estudo social considere as afirmativas abaixo.
Os elementos a serem considerados no estudo social estão presentes nos itens
A educação em saúde é um dos instrumentos do trabalho do assistente social. Como profissional que atua nas relações sociais e cuja intervenção tem uma dimensão socioeducativa no âmbito da política de saúde, as práticas desenvolvidas pelo assistente social se colocam no campo da educação popular em saúde que rompe com o modelo tradicional e favorece a participação e promoção da saúde. Para o assistente social, a educação popular em saúde deve ser pensada como instrumento que
As ações estratégicas são formas para se concretizarem os princípios e as diretrizes estabelecidos na Política Nacional para a Inclusão Social da População em Situação de Rua. No relatório das ações realizadas em um município, no contexto dessa política, estão explicitadas as seguintes ações:
Duas ações estratégicas que dizem respeito à Educação no documento da Política Nacional para a Inclusão Social da População em Situação de Rua estão em
A educação como direito social é um dos meios para a materialização dos objetivos da República bem como para a redução das desigualdades sociais e a erradicação da pobreza e da marginalização. Em relação à importância da educação, considere as afirmativas a seguir.
Em relação a essas afirmativas,
A comunicação de natureza pedagógica é fundamental na atividade profissional do Educador Social. Considere as afirmações a seguir relativas a esse tipo de comunicação.
Das afirmações, estão corretas
Dois educadores sociais recém-formados discutem sobre a temática da família e dos programas de acolhimento de crianças e adolescentes de acordo com o ECA. Durante a discussão, apresentaram as ideias reproduzidas a seguir.
Das ideias apresentadas, estão corretas
A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos exige um trabalho diferente por parte do Educador Social. No planejamento de atividades a serem realizadas com adolescentes, um grupo de professores e educadores sociais debatem sobre questões que devem ser levadas em conta nesse tipo de aprendizagem. Dentre essas questões, destacaram as reproduzidas a seguir.
Das questões levantadas pelo grupo, as coerentes com a Aprendizagem Baseada em Projetos são