Assinale a opção que apresenta o conceito de pesquisa.
Pensar a família no campo da proteção social implica reconhecê-la na sua dimensão simbólica, na sua multiplicidade, na sua organização, na medida em que subsidia a compreensão sobre o lugar que lhe é atribuído na configuração da proteção social de uma sociedade, em determinado momento histórico. Portanto, para pensar em trabalho com famílias é importante reconhecer quais as tendências predominantes na incorporação da família no campo da política social como seu sujeito destinatário.
Neste sentido, atualmente existem duas grandes tendências nesse campo. Assinale a opção que as indica.
As Seccionais de Serviço Social estão subordinadas, financeira e administrativamente,
Sobre as entidades de longa permanência, segundo o Estatuto do Idoso, assinale a afirmativa correta.
Leia o trecho a seguir.
O serviço oferece acolhimento provisório por meio de medida protetiva de abrigo para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, em razão de abandono ou porque as famílias ou os responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
Assinale a opção que indica a denominação desse serviço.
A implementação de uma sistemática de acompanhamento da situação familiar, iniciada imediatamente após o acolhimento, é fundamental, pois, com o passar do tempo, tanto as possibilidades de reintegração familiar, quanto de adoção podem tornar-se mais difíceis.
Sobre as técnicas que podem ser utilizadas no acompanhamento das famílias, analise os itens a seguir.
I. Estudo de caso.
II. Grupo multifamiliar.
III. Padronização dos processos interventivos.
Está correto o que se afirma em
A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), Lei 8.742/1993, atualizada pela Lei 12.435/2011, tem como finalidade:
O controle social tem sua concepção originária da Constituição Federal de 1988, enquanto instrumento de efetivação da participação popular no processo de gestão política, administrativa, financeira e técnico - operativa, com caráter democrático e descentralizado.
Sobre o controle social da Política Nacional de Assistência Social, é correto afirmar:
De acordo com o MDS(2013), a proteção social básica da Assistência Social se materializa a partir de um conjunto de ações, cuidados, atenções, benefícios e auxílios ofertados pelo SUAS com o intuito de reduzir e prevenir o impacto das vicissitudes sociais e naturais ao ciclo de vida, à dignidade humana e da família. Diante do exposto, correlacione as colunas que apresentam informações coerentes sobre a maneira em que são organizadas:
Coluna 1
1.Serviços
2.Benefícios
3.Programas
4.Projetos
Coluna 2
( ) compõem a proteção social básica e asseguram aos indivíduos provisões no campo da segurança de renda.
( ) com objetivos e temporalidades definidos, visam fortalecer o SUAS, podendo contemplar aspectos diversos que vão desde o fortalecimento da estruturação da rede até a qualificação da oferta dos serviços e o aprimoramento de gestão.
( ) reúnem um conjunto de atividades prestadas com intencionalidades e de forma continuada.
( ) norteados pelo princípio da intersetorialidade, articulam ações do SUAS e com outras políticas voltadas para o enfrentamento ou promoção de questões específicas, potencializando, dentre outros aspectos, as ações desenvolvidas pelos serviços e pelo âmbito da gestão.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco. Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
É considerada com atividade básica de uma Equipe de Saúde da Família:
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” são fatores determinantes e condicionantes da saúde, “entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País”. Os fragmentos descritos se referem ao conceito de saúde e as expressões da questão social condicionantes da saúde e estão estabelecidas no ordenamento jurídico brasileiro. Assinale, a alternativa que correspondem, respectivamente, aos artigos onde consta essa previsão:
Em se tratando da pesquisa, nas ciências sociais e no Serviço Social (BATTINI, 2003), é INCORRETO afirmar que:
Em se tratando do Serviço Social e a interdisciplinaridade, NÃO é correto afirmar que:
Em seu livro O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional, Marilda Villela Iamamoto, faz uma análise do Serviço Social nos tempos atuais. Com base nas reflexões de Iamamoto (2003) é INCORRETO afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir considerando o texto do CFESS (2012) sobre as atribuições privativas do(a) assistente social, considerando-se a atualidade do debate sobre o tema e sua relevância em um contexto de redefinições das políticas sociais e do Serviço Social. I. O Serviço Social, historicamente, atua nas múltiplas refrações da questão social, conformadas na ordem social contemporânea, e seus procedimentos técnicos são instrumentais vinculados a uma intencionalidade, que extrapola a requisição institucional, cuja demanda é colocada sem lapidação teórica e ético-política. II. É preciso considerar as contradições advindas da dinâmica das relações sociais, enquanto expressão dos antagonismos entre as classes, reproduzidas nos espaços ocupacionais, nos quais o Serviço Social encontra os seus empregadores e cenários. III. Os desafios presentes no campo da atuação exigem do(a) profissional o domínio de informações, para identificação dos instrumentos a serem acionados, e requer em habilidades técnico-operacionais, que permitam um profícuo diálogo com os diferentes segmentos sociais. Estão corretas as afirmativas