A Política Nacional de Assistência Social foi aprovada em 2004 através da resolução n.145, de 15 de outubro de 2004 pelo Conselho Nacional de Assistência Social. Reafirmando a necessidade de articulação com outras políticas e indicando que as ações públicas devem ser múltiplas e integradas no enfrentamento das expressões da questão social, a PNAS apresenta como um dos seus objetivos.
O fazer profissional do Assistente Social é balizado pelas legislações especificas da profissional, a destacar o Código de Ética Profissional e a Lei 8.662/93. Entre as atividades exercidas pelo assistente social incluem-se: “planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais", que constituem:
Considera-se o absenteísmo um elemento oneroso tanto na perspectiva social, quanto na perspectiva econômica, nas organizações públicas e privadas. Uma das causas que contribuem para o absenteísmo é a presença de
O Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA é uma referência para a população em geral e segmentos considerados mais vulneráveis, para o acesso ao teste e orientação de prevenção do HIV e outras DST. Entre os objetivos do CTA está
As formas de objetivação da ética ocorrem contraditoriamente, variando em cada formação social. Nesse sentido, considere:
I. O núcleo básico constituído pela existência da divisão social do trabalho, da propriedade privada e da exploração do
trabalho é indispensável para compreender as formas de objetivação da ética.
II. As objetivações éticas se reproduzem pela afirmação e negação da própria ética, em seus modos de ser.
III. É fundamental para a apreensão das objetivações éticas: a moral, a virtude e as motivações singulares.
Está correto o que consta em
Várias formas de proteção social se apresentaram e se sucederam na história, em grande parte de inspiração piedosa, de
benemerência, filantropia e assistência privada, como virtudes ou deveres morais de ajuda voluntária e solidária aos desvalidos.
No sistema capitalista as formas de proteção social vão se modificando, assumindo características próprias. Nesse sentido,
classifique/relacione os modelos de proteção social de acordo com o enunciado, sendo 1 para modelo bismarckiano e 2 para
modelo beveridgiano:
( ) Originalmente pensado como medida defensiva e reparadora de proteção social aos trabalhadores formalmente empregados
e cuja a integração ao sistema social dominante se fazia por questão de ordem pública.
( ) Visava a garantia de um rendimento que substituía os salários quando se interrompessem pelo desemprego, por doença
ou acidente.
( ) O seguro social foi incorporado a um sistema mais amplo, que, somado ao seguro, atendia inclusive a não trabalhadores.
( ) Não visava à solidariedade vertical (entre classes), e nem à redistribuição de renda, mas inovou ao transformar inseguranças
individuais em assunto público, por meio da socialização dos custos da proteção com toda a sociedade.
( ) Pressupunha a formação de um sistema complexo e completo de proteção social na ausência do salário que deveria ser
fruto do pleno emprego.
A ordem correta dos modelos, de cima para baixo, é:
Os programas neoliberais que, desde os anos 1990, ocupam lugar prioritário nos discursos e agendas políticas dos governos constituem uma nova logística de proteção social. Esses programas
Frente à compreensão da categoria de mediação no Serviço Social, considere:
I. O recurso à categoria de mediação no Serviço Social favoreceu uma apreensão mais próxima do movimento da totalidade social do objeto de intervenção profissional.
II. A categoria de mediação tem a função de conduto de “passagem” e “conversão” entre as várias instâncias da totalidade, sendo então, estruturante da universalidade.
III. O Assistente Social não é um mero mediador, mas um agente que trabalha com e nas mediações. Está correto o que consta em
A equipe de referência para oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 6 a 15 anos deve ser composta por:
I. Técnico de referência;
II. Orientador social;
III. Técnico especializado;
IV. Facilitador de oficinas.
Em relação à composição da equipe marque a opção CORRETA.
Trabalhar com jovens e adolescentes numa perspectiva socioeducativa deve ter como horizonte a liberdade e não a punição, significa oferecer serviços que respondam a necessidades e interesses reais manifestados por eles em discussões coletivas e individuais. Nesse sentido, o trabalho socioeducativo deve buscar:
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, com a criação do SUAS passou a fazer parte dos serviços socioassistenciais e, suas atividades passaram a ser denominadas de atividades socioeducativas e de convivência. Em relação ao público-alvo atendido pelo PETI têm-se:
O serviço social se reproduz como uma especialização do trabalho por ser socialmente necessário. Sendo assim, o assistente social produz serviços que:
Com a Constituição de 1988 o sistema de seguridade social brasileiro é composto pela saúde, assistência social e previdência. Apesar do caráter inovador a seguridade social acabou se caracterizando por ser um sistema híbrido, uma vez que conjuga direitos de caráter:
De acordo com Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social! (SUAS), a gestão integrada consiste na articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda no âmbito do SUAS e tem como diretrizes além da centralidade da família no atendimento socioassistencial de forma integral, visando à interrupção de ciclos intergeracionais de pobreza e de violação de direitos; e as seguranças afiançadas pela Política Nacional de Assistência Social; a(o):
O princípio que gere no campo da proteção social básica, como um conjunto de ações capazes de reduzir a ocorrência de riscos e de danos sociais, é o de: