Considerando o debate contemporâneo sobre família e serviço social, julgue o item a seguir.
O programa Bolsa Família, cuja finalidade é contribuir para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil, possui mecanismos de controle para centralizar as ações em famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, as quais devem cumprir condicionalidades vinculadas ao acesso à educação, à saúde e à assistência social.
Julgue o próximo item, relativo aos processos de trabalho do serviço social e ao mundo do trabalho na era da reestruturação produtiva e da mundialização do capital.
A reprodução do serviço social como uma área profissional inscrita na divisão técnica do trabalho está atrelada a sua utilidade social e a sua competência para resolver necessidades sociais que sejam objeto de sua demanda.
Acerca do debate ético contemporâneo e da busca da consolidação do projeto ético-político do serviço social, das condições de trabalho e das respostas profissionais aos desafios atuais, julgue o item subsequente.
Antes de 1990, debates sobre gênero não recebiam destaque especial na área de serviço social, de modo que produções sobre esse tema eram categorizadas, em congressos da área, no grupo de temas emergentes em serviço social, que não tratavam exclusivamente da questão de gênero.
Na ação cotidiana do Assistente Social os sistemas de avaliação e controle devem ser coerentes com
No que concerne ao neoliberalismo no Brasil, as emergências políticas e sociais são vinculadas a uma forma dependente de desenvolvimento que reestrutura o Estado, cujas ações intervencionistas se voltam para o aprofundamento da
Assinale a opção que apresenta o conceito de pesquisa.
Pensar a família no campo da proteção social implica reconhecê-la na sua dimensão simbólica, na sua multiplicidade, na sua organização, na medida em que subsidia a compreensão sobre o lugar que lhe é atribuído na configuração da proteção social de uma sociedade, em determinado momento histórico. Portanto, para pensar em trabalho com famílias é importante reconhecer quais as tendências predominantes na incorporação da família no campo da política social como seu sujeito destinatário.
Neste sentido, atualmente existem duas grandes tendências nesse campo. Assinale a opção que as indica.
As Seccionais de Serviço Social estão subordinadas, financeira e administrativamente,
Sobre as entidades de longa permanência, segundo o Estatuto do Idoso, assinale a afirmativa correta.
Leia o trecho a seguir.
O serviço oferece acolhimento provisório por meio de medida protetiva de abrigo para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, em razão de abandono ou porque as famílias ou os responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
Assinale a opção que indica a denominação desse serviço.
A implementação de uma sistemática de acompanhamento da situação familiar, iniciada imediatamente após o acolhimento, é fundamental, pois, com o passar do tempo, tanto as possibilidades de reintegração familiar, quanto de adoção podem tornar-se mais difíceis.
Sobre as técnicas que podem ser utilizadas no acompanhamento das famílias, analise os itens a seguir.
I. Estudo de caso.
II. Grupo multifamiliar.
III. Padronização dos processos interventivos.
Está correto o que se afirma em
As transformações contemporâneas no mundo do trabalho, no Estado, nas políticas públicas, nos espaços ocupacionais e nas próprias profissões, sofreram e sofrem significativas alterações. Os processos de reestruturação produtiva e gerencial das empresas, a intensificação e desregulamentação do trabalho, a investida contra a organização dos trabalhadores, vêm trazendo a perda de direitos sociais conquistados historicamente, impulsionada pela reorganização do Estado, segundo pressupostos liberais. Assim, ao mesmo tempo em que
O conhecimento da vida cotidiana é base necessária para a prática social e, consequentemente, fundamenta o trabalho profissional. Nesse sentido, segundo vários estudiosos, para apreender a vida cotidiana, três perspectivas convergentes devem ser consideradas, sendo elas:
Os temas intersetorialidade e interdisciplinaridade nas políticas públicas vem ganhando espaço na medida em que novos atores e agentes públicos se inserem. Assim, identifique e relacione os elementos, assinalando com
1. o que corresponde à intersetorialidade e
2. o que corresponde à interdisciplinaridade.
( ) forma pela qual o profissional atua na lógica das políticas sociais.
( ) vai do planejamento das ações até a sua implementação.
( ) deve ter um olhar voltado para a territorialidade e a matricialidade familiar.
( ) complementação de saberes que se articulam entre si.
( ) remete ao trabalho em rede, com a interconexão dos atores envolvidos.
A correta correlação, de cima para baixo, é:
A instrumentalidade profissional do assistente social é o modo de ser operativo da profissão que recebe contornos tanto de condições objetivas, quanto de condições subjetivas das relações sociais. É uma condição subjetiva a(s)/o(s)