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Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens

a seguir à luz do Manual de Redação da Presidência da República.

Caso ocupe mais de uma página, o memorando poderá ser impresso no anverso e no verso do papel, utilizando-se a denominada margem espelho.

Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens

seguintes.

O memorando, uma forma de comunicação interna, caracteriza-se pela agilidade, razão por que devem ser simples os procedimentos burocráticos de sua tramitação.

Mem. 123/DJ

Em 10 de novembro de 2013.

Ao Sr. Chefe do Departamento de Materiais

Assunto: Solicitação de impressora

1. Consulto Vossa Senhoria a respeito da possibilidade de

instalação de uma nova impressora neste departamento.

2. A solicitação deve-se ao fato de que, desde a oportuna

nomeação de três novos servidores para este Departamento, no

mês passado, a quantidade de impressoras em uso tornou-se

insuficiente para atender a demanda, que, aliás, tem crescido nos

últimos meses.

3. A título de acréscimo, devo mencionar que a instalação

de mais uma impressora no departamento será positiva e

bem-vinda, pois conferirá maior agilidade ao trabalho dos

servidores.

Atenciosamente,

Fulano de Tal

Chefe do Departamento de Atendimento ao Público

Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os

itens a seguir à luz do Manual de Redação da Presidência da

República.

Caso ocupe mais de uma página, o memorando poderá ser impresso no anverso e no verso do papel, utilizando-se a denominada margem espelho.

Sobre os princípios da Redação Oficial, é INCORRETO o que se afirma em

Julgue os itens subsequentes, com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República.

Por estar de acordo com as regras de concordância do padrão culto da linguagem, a frase Vossa Excelência indicareis a vossa nova secretária seria adequada para compor a redação de documento oficial.

A respeito do que há de comum quanto à forma entre os três tipos de expedientes ? ofício, memorando e aviso ?, assinale a alternativa correta.

Ofício é o meio usual de comunicação por escrito dos órgãos

do serviço público. A redação oficial deve caracterizar-se

pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem,

clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

Considerando a característica impessoalidade da redação

oficial, analise as afirmativas com relação às decorrências do

tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que

constam das comunicações oficiais.

I. Da ausência de impressões individuais de quem

comunica: embora se trate, por exemplo, de um

expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é

sempre em nome do Serviço Público que é feita a

comunicação.padronização, Obtém-se, assim, uma desejável

que permite que comunicações

elaboradas em diferentes setores da Administração

guardem entre si certa uniformidade.

II. Da impessoalidade de quem recebe a comunicação,

com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um

cidadão, sempre concebido como público, ou a outro

órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário

concebido de forma homogênea e impessoal.

III. Do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o

universo temático das comunicações oficiais se

restringe a questões que dizem respeito ao interesse

público, é natural que não cabe qualquer tom particular

ou pessoal.

Está correto o que se afirma em:

As informações emitidas pelos órgãos públicos devem primar pelo zelo e, assim sendo, a correspondência oficial deve merecer especial atenção. Analise as afirmativas a seguir e marque C (CERTA) ou E (ERRADA). ( ) "Eminência" pode ser abreviada como "Em.5" ou "Ema.".
( ) "Vossa Alteza" é utilizado para referir-se a Reis e Rainhas.
( ) "Desembargador" pode ser abreviado como "Des.".
( ) "Senhor" ou "Senhora" são utilizados para um tratamento informal, especialmente com pessoas mais próximas.
Pode-se afirmar que:

_____________________é a modalidade de comunicação

entre unidades administrativas de

um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente

em mesmo nível ou em níveis

diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma

de comunicação eminentemente interna.

Identifique, dentre as alternativas abaixo,

aquela que completa CORRETAMENTE a

lacuna acima, levando em consideração os

preceitos do manual de Redação Oficial da

Presidência da República:

Mem. 123/DJ

Em 10 de novembro de 2013.

Ao Sr. Chefe do Departamento de Materiais

Assunto: Solicitação de impressora

1. Consulto Vossa Senhoria a respeito da possibilidade de

instalação de uma nova impressora neste departamento.

2. A solicitação deve-se ao fato de que, desde a oportuna

nomeação de três novos servidores para este Departamento, no

mês passado, a quantidade de impressoras em uso tornou-se

insuficiente para atender a demanda, que, aliás, tem crescido nos

últimos meses.

3. A título de acréscimo, devo mencionar que a instalação

de mais uma impressora no departamento será positiva e

bem-vinda, pois conferirá maior agilidade ao trabalho dos

servidores.

Atenciosamente,

Fulano de Tal

Chefe do Departamento de Atendimento ao Público

Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os

itens a seguir à luz do Manual de Redação da Presidência da

República.

O texto do documento em questão está em discordância com os princípios de impessoalidade e concisão necessários à redação de correspondências oficiais.

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, a respeito da adequação do formato e da linguagem às correspondências oficiais.

A estrutura da exposição de motivos apresenta duas formas básicas, estabelecidas conforme a sua finalidade. Caso se deseje levar algum assunto ao conhecimento do presidente da República, deve–se adotar o padrão ofício; e caso se pretenda propor alguma medida ou submeter projeto de ato normativo, deve–se utilizar, também, o padrão ofício, seguindo–se alguns preceitos redacionais específicos, e o documento deve ser acompanhado de formulário de anexo, padronizado e devidamente preenchido.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República,

julgue os próximos itens.

O endereçamento de um comunicado dirigido a um juiz de direito deve ser redigido, no envelope, da seguinte forma:
Ao Senhor
Fulano de Tal
Juiz de Direito da X.ª Vara Cível
Rua ABC, n.º 123
12345-000 – Brasília-DF

Das opções a seguir, qual documento melhor representa uma solicitação encaminhada a uma autoridade no qual o interessado, seja pessoa física ou jurídica, solicita o reconhecimento de um direito ou benefício?

A respeito da redação de comunicações oficiais, julgue os itens a seguir. I - Os avisos são expedidos exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. II - Em virtude da economia linguística, ideias secundárias que não tenham relação com as fundamentais devem ser abolidas do texto. III - A impessoalidade e o uso do padrão culto de linguagem são premissas que reduzem a duplicidade e a dificuldade de interpretações de um texto oficial. IV - A comunicação interna de um órgão pode ser feita por meio de memorandos, entre unidades administrativas de um mesmo ou de diferentes níveis hierárquicos. A quantidade de itens certos é igual a

A finalidade da mensagem é um fator importante que o redator de atos oficiais deve levar em consideração, pois quem recebe uma mensagem deve saber o seu propósito. O redator de atos oficiais deve preocupar-se com determinadas peculiaridades semânticas da terminologia administrativa.
Com base nos cuidados que o redator de atos oficiais deve ter, considere as medidas abaixo.
I - Estar informado de certas praxes do estilo oficial.
II - Valer-se de algumas das modernas conquistas da ciência da comunicação.
III - Considerar o destinatário antes de emitir a mensagem.
Quais estão corretas?

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