Texto II
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO ARAGUAIA
REITORIA
GABINETE DO REITOR
Ofício n.º 280/2016 – GAB/REITORIA/IFA
Palmas, 4 de julho de 2016.
A Sua Excelência o Senhor
Ministro Carlos Henrique Sousa e Silva
Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios, Bl. L – 8º andar
70.047-900 – Brasília – DF
Assunto: Distribuição de códigos de vaga e
liberação de recursos
Senhor Ministro,
1.Solicitamos a Vossa Excelência a distribuição
de códigos de vaga para o Instituto Federal do
Araguaia – IFA –, os quais serão destinados ao
preenchimento dos cargos de Técnico
Administrativo em Educação.
2.Solicitamos também que viabilizeis a
liberação de recursos, por meio de Termo de
Execução Descentralizada, com vistas à
estruturação e à expansão das unidades do IFA.
3.Na oportunidade, informamos que, para
atender a sua demanda registrada no Ofício n.º
235/2016-MEC, iniciamos estudos e análise quanto
à viabilidade de implantação de novos campi do
IFA.
Respeitosamente,
Neusa Maldonado
Reitora do Instituto Federal do Araguaia
Com base no texto II, assinale a alternativa correta
quanto aos preceitos que regem a produção da
redação oficial.
Ao concluir um documento, o Auxiliar Administrativo digitou o termo Pede deferimento, que é um tipo de encerramento adequado para
Julgue os seguintes itens de acordo com as prescrições constantes
no Manual de Redação da Presidência da República acerca das
características formais e linguísticas das correspondências oficiais.
Em um ofício, informações relativas ao remetente, tais como
nome do órgão e(ou) do setor a que ele pertence, endereço
postal, telefone e endereço de correio eletrônico são
obrigatórias e podem ser apresentadas no cabeçalho ou no
rodapé do expediente.
Julgue os seguintes itens de acordo com as prescrições constantes
no Manual de Redação da Presidência da República acerca das
características formais e linguísticas das correspondências oficiais.
O telegrama é uma forma de comunicação oficial que, por ser
dispendiosa e tecnologicamente ultrapassada, foi substituída
integralmente por formas de comunicação mais modernas,
econômicas e rápidas, como o fax e o correio eletrônico.
NÃO consta do padrão ofício de redação oficial, segundo o Manual de Redação da Presidência da República:
Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das
correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo
com o Manual de Redação da Presidência da República.
A forma e a linguagem empregadas no trecho a seguir são adequadas para figurar em uma comunicação oficial cuja finalidade é enviar documentos solicitados por expediente anterior: “Em atenção ao Memorando n.º 9, de 8 de abril de 2015, encaminha-se, para conhecimento e avaliação, as planilhas com a previsão de gastos referentes à atualização do novo sistema operacional”.
Texto para responder às questões 1 e 2.
Brasília, 13 de março de 2015.
Ao Sr. Chefe do Departamento de Serviços Gerais
Assunto: Troca do mobiliário da diretoria
1. Solicito a Vossa Senhoria o agendamento de dias da semana que vem para a troca dos
móveis desta assessoria e tudo o que puder fazer para conseguirmos fazer essa mudança,
planejada desde o ano passado, embora o plano tenha sido aprovado há muito tempo.
2. Precisamos de muitos auxiliares de serviço para retirar os móveis velhos e
ultrapassados e organizar os móveis novos nas salas da assessoria, que já têm muitos
equipamentos de comunicação e armários, e até mesas encostadas e bagulhos, o que
torna o ambiente desalentador.
4. Informo, ainda, que o técnico-administrativo Carlos Henrique Santos, que,
evidentemente, considero responsável e competente, vai coordenar a mudança nesses
dias e pode conversar sobre o assunto quando o Sr. quiser.
Atenciosamente,
Rivaldo Mascarenhas
Diretor da Assessoria de Comunicação Social
Assinale a alternativa correta acerca de telegrama e de e-mail como comunicações oficiais, de acordo com o Manual de Redação
da Presidência da República.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir, relativos ao formato e à linguagem das
correspondências oficiais.
Na redação de um documento oficial subscrito por funcionário público de um ministério e endereçado ao ministro desse órgão, deve-se empregar o fecho “Cordialmente,”, por se tratar de destinatário detentor de cargo hierarquicamente superior ao do remetente.
Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das
correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da
Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
Caso um ministro da Primeira Turma do STJ tenha de encaminhar um documento a um ministro da Quarta Turma desse mesmo tribunal, a comunicação a ser expedida para esse fim será o aviso, e o fecho a ser utilizado será “Cordialmente”.
Considerando o fragmento da comunicação oficial hipotética
anteriormente apresentado, julgue os próximos itens com base no
Manual de Redação da Presidência da República.
A linguagem empregada no documento hipotético em questão atende aos princípios de clareza, concisão e uso de linguagem formal e, portanto, é adequada à comunicação oficial.
No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais
e com fundamento no Manual de Redação da Presidência
da República, julgue os próximos itens, relativos ao
fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente
apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.
O vocativo adequado, na elaboração de expediente oficial dirigido ao emitente da comunicação em apreço, seria “Digníssimo Senhor”, seguido do nome do cargo correspondente.
Acerca de aspectos gerais das correspondências oficiais e com
fundamento no Manual de Redação da Presidência da
República, julgue os próximos itens, relativos ao documento oficial
hipotético anteriormente apresentado — PORTARIA STJ/GDG
N.º 205
Caso o artigo primeiro do documento em apreço constituísse
um caput seguido de um único parágrafo, este deveria ser
identificado por extenso e seu texto deveria iniciar-se com letra
maiúscula e encerrar-se com ponto final.
Acerca de aspectos gerais das correspondências oficiais e com
fundamento no Manual de Redação da Presidência da
República, julgue os próximos itens, relativos ao documento oficial
hipotético anteriormente apresentado — PORTARIA STJ/GDG
N.º 205
Em uma portaria, denomina-se epígrafe o trecho do texto que sintetiza seu conteúdo, de modo a permitir o conhecimento imediato da matéria, como na hipótese em questão: “Prorroga o prazo (...) dezembro de 2014”.
Considerando o fragmento da comunicação oficial hipotética
anteriormente apresentado, julgue os próximos itens com base no
Manual de Redação da Presidência da República.
A estrutura do documento apresentado é adequada à composição de um ofício.
Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da
República, assinale a opção correta.