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O Registro sucinto de fatos, ocorrências, resoluções e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião é denominado de

Em relação à Circular, é correto afirmar que se trata de

Com relação às correspondências é correto afirmar que:

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo:

I - Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

II - Excelentíssimo Presidente do Congresso Nacional,

III - Excelentíssimo Senhor Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Está correta a alternativa:

A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorrem do(a):

Ofício n.º 0064/2016 – TCE/SC

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016.

XXXXXX

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Palácio Barriga Verde — R. Dr. Jorge Luz Fontes, 310 — Centro

88020-900 — Florianópolis — SC

Assunto: Encaminhamento de documento — Ofício n.º 242/2016-GP

XXXXXXX,

Em resposta ao Ofício n.º 242/2016-GP, encaminho, anexa, cópia

do Parecer n.º 01/2016 da DCE — TCE/SC acerca das inspeções

realizadas em hospitais da rede pública estadual, no ano de 2015.

Respeitosamente,

[Assinatura]

[identificação do signatário]

Tendo como referência a comunicação hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir à luz das normas do MRPR.

O expediente em análise não está adequado quanto à finalidade

e à estrutura do padrão do ofício, visto que não contém

parágrafos de desenvolvimento devidamente numerados nem

comentários do signatário da comunicação a respeito do

documento encaminhado.

Mem. 23/2013–TC

Brasília, 15 de março de 2016.

Assunto: Aquisição de novos computadores.

Cumpre-me informar que, nos termos do plano de estratégia

estabelecido na reunião do colegiado de fevereiro deste ano,

solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para

a aquisição de novos equipamentos de informática para

o Departamento de Recursos Humanos.

As especificações dos computadores deverão ser obtidas junto

ao departamento de informática, e os orçamentos deverão ser

apresentados na próxima reunião.

Abraços,

Senhor João da Silva

A partir do memorando hipotético apresentado, julgue os itens que

se seguem com base nas normas do Manual de Redação da

Presidência da República (MRPR).

O texto ficaria mais conciso, atendendo-se às normas constantes no MRPR quanto às características da redação oficial, caso se substituísse o trecho Cumpre-me informar que por Informo que.

XXX n.º 524/2016/MA

Brasília, 15 de março de 2016.

A Sua Excelência o Senhor Deputado

[Nome]

Câmara dos Deputados

70.000-000 – Brasília – DF

Assunto: Reforma agrária

Senhor Deputado,

Em complemento aos documentos enviados ao seu

gabinete na semana passada, informo-lhe que todas as medidas

cabíveis foram tomadas. Vossa Senhoria poderá levar os projetos

de lei para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, de

acordo com os prazos regimentais.

Atenciosamente,

XXXXXXX

Senhor João da Silva

Chefe do Departamento Fundiário do Ministério da Agricultura

A respeito da correspondência oficial hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir com base no que dispõe o Manual de

Redação da Presidência da República (MRPR).

Infere-se das informações presentes no texto que a

comunicação oficial apresentada é um aviso.

XXX n.º 524/2016/MA

Brasília, 15 de março de 2016.

A Sua Excelência o Senhor Deputado

[Nome]

Câmara dos Deputados

70.000-000 – Brasília – DF

Assunto: Reforma agrária

Senhor Deputado,

Em complemento aos documentos enviados ao seu

gabinete na semana passada, informo-lhe que todas as medidas

cabíveis foram tomadas. Vossa Senhoria poderá levar os projetos

de lei para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, de

acordo com os prazos regimentais.

Atenciosamente,

XXXXXXX

Senhor João da Silva

Chefe do Departamento Fundiário do Ministério da Agricultura

A respeito da correspondência oficial hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir com base no que dispõe o Manual de

Redação da Presidência da República (MRPR).

A correção gramatical do texto seria prejudicada caso a forma verbal poderá fosse substituída por poderás.

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.

De acordo com MRPR, o órgão emissor do documento oficial deve adotar o padrão estrutural mais adequado em suas comunicações, conforme suas especificidades.

Mem. 123/2016-DCF

Em 22 de março de 2016.

Ao Sr. Diretor de Infraestrutura

Assunto: instalação de pontos de rede

1 Solicito a Vossa Senhoria verificar a viabilidade de instalar

quatro pontos de rede na sala desta Diretoria.

2 A instalação desses pontos é necessária para dar

prosseguimento às atividades desenvolvidas neste setor.

3 Certo de contar com as providências e com a atenção especial

de Vossa Senhoria, antecipo meus agradecimentos e renovo

protesto de elevada consideração.

Atenciosamente,

[nome do signatário]

[cargo do signatário]

Tendo como referência o documento hipotético apresentado, julgue

os próximos itens com base no disposto no Manual de Redação da

Presidência da República (MRPR).

Conclui-se, devido ao emprego de Atenciosamente, que o destinatário do documento ocupa cargo hierarquicamente superior ao do signatário.

Ata é um “documento de registro” no qual se resumem reuniões e assembleias de entidades públicas ou particulares dele constando, portanto, fatos, ocorrências, decisões, resoluções, debates, votações, disposições, normas etc. Tem o intuito de preservar a ordem dos acontecimentos e a manter vivo o passado da instituição. Composta de algumas partes fundamentais, aquela que contém o registro informativo no qual constam os nomes dos presentes e as ausências justificadas, além de avisos e outros assuntos, recebe o nome de:

As questões numeradas de 12 a 15 têm como base o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (2ª edição revista e atualizada 2002).

É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos devem ser dados neste próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada. Trata-se do seguinte expediente:

Entre outras, as ações que conferem clareza a um texto oficial incluem o(a)

Senhores Dirigentes de Recursos Humanos,

Encaminho, anexos, os procedimentos operacionais para

a inclusão de parcela remuneratória percebida em razão do local de

trabalho e do exercício de cargo ou função de confiança para

servidor participante do plano de benefícios da FUNPRESP.

Esclareço que, até o desenvolvimento da funcionalidade

específica no sistema, a inclusão das parcelas mencionadas

somente será realizada pela unidade pagadora do servidor, e

deverá ser utilizado o mesmo campo de desconto de PSS.

Atenciosamente,

Ana Maria

Coordenadora-Geral

No que se refere ao trecho de documento anteriormente

apresentado, julgue os itens subsequentes com base no que dispõe

o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

O documento está adequado no que se refere aos critérios de

concisão e de uso do padrão culto da língua portuguesa

previstos no MRPR.

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