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Texto para responder às questões 1 e 2.


Brasília, 13 de março de 2015.


Ao Sr. Chefe do Departamento de Serviços Gerais

Assunto: Troca do mobiliário da diretoria


1. Solicito a Vossa Senhoria o agendamento de dias da semana que vem para a troca dos

móveis desta assessoria e tudo o que puder fazer para conseguirmos fazer essa mudança,

planejada desde o ano passado, embora o plano tenha sido aprovado há muito tempo.

2. Precisamos de muitos auxiliares de serviço para retirar os móveis velhos e

ultrapassados e organizar os móveis novos nas salas da assessoria, que já têm muitos

equipamentos de comunicação e armários, e até mesas encostadas e bagulhos, o que

torna o ambiente desalentador.

4. Informo, ainda, que o técnico-administrativo Carlos Henrique Santos, que,

evidentemente, considero responsável e competente, vai coordenar a mudança nesses

dias e pode conversar sobre o assunto quando o Sr. quiser.

Atenciosamente,

Rivaldo Mascarenhas

Diretor da Assessoria de Comunicação Social

Considerando o estabelecido no Manual de Redação da Presidência da República e supondo que o texto constitua uma

correspondência oficial, assinale a alternativa correta.

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das

correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da

Presidência da República, julgue os itens que se seguem.

A exposição de motivos é uma comunicação oficial dirigida ao presidente da República ou ao vice-presidente por um ministro de Estado e pode ser interministerial, ou seja, assinada por mais de um ministro.


No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais

e com fundamento no Manual de Redação da Presidência

da República, julgue os próximos itens, relativos ao

fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente

apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.

O vocábulo “anexa” foi empregado de acordo com o padrão culto formal da língua portuguesa.

No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais

e com fundamento no Manual de Redação da Presidência

da República, julgue os próximos itens, relativos ao

fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente

apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2

O vocábulo “anexa" foi empregado de acordo com o padrão

culto formal da língua portuguesa.


No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais

e com fundamento no Manual de Redação da Presidência

da República, julgue os próximos itens, relativos ao

fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente

apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.

O vocativo adequado, na elaboração de expediente oficial dirigido ao emitente da comunicação em apreço, seria “Digníssimo Senhor”, seguido do nome do cargo correspondente.


Considerando o fragmento da comunicação oficial hipotética

anteriormente apresentado, julgue os próximos itens com base no

Manual de Redação da Presidência da República.

A linguagem empregada no documento hipotético em questão atende aos princípios de clareza, concisão e uso de linguagem formal e, portanto, é adequada à comunicação oficial.


Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da

República, julgue os seguintes itens, a respeito do expediente

oficial acima apresentado.

A finalidade comunicativa do expediente em apreço é fornecer informações sobre datas e sobre procedimentos que todas as unidades do TCU deverão observar quando do envio de processos para arquivamento.

Em 12 de maio de 2011

À Excelentíssima Sra. Chefe da Gerência de Manutenção e Tecnologia do

MJ

Assunto: Administração. Pedido de agendamento de manutenção em

equipamentos.

1. Com o objetivo de dar cumprimento ao Plano Geral de Reparos e

Modernização dos equipamentos de tecnologia deste Órgão, gentilmente,

solicito a Você o agendamento de visita técnica a este Departamento.

2. Durante as últimas semanas, foram constatados diversos defeitos nos

computadores e nos monitores utilizados pelos funcionários. Será

necessário reparos e substituições de alguns equipamentos. Por esta

razão, solicitamos que a equipe de manutenção dirija-se ao local com peças

de substituição.

3. Os equipamentos a serem substituídos são três teclados e três

estabilizadores, conforme relatório produzido pela área técnica do

Departamento, que segue anexo.

4. Solicitamos que o agendamento seja realizado o mais rapidamente

possível pois a inoperância dos equipamentos ocasiona atraso no

andamento dos processos que estão sob nossa responsabilidade.

Respeitosamente,

Maria Helena Júlia

Diretora do Departamento de Comunicação Social do MJ

Com base no disposto no Manual de Redação Oficial da

Presidência da República, julgue os próximos itens, tendo como

referência o texto apresentado.

Para garantir a correção gramatical e a adequação da linguagem, o pronome “Você” deveria ser substituído por Sua Excelência, considerando-se o cargo ocupado pela autoridade a que o documento se destina.


Com base no disposto no Manual de Redação Oficial da Presidência da República, julgue os próximos itens, tendo como referência o texto apresentado.


O posicionamento adotado para a data e a numeração do

documento está em desacordo com o disposto no referido

manual para o padrão ofício de documentos oficiais

Em 12 de maio de 2011

À Excelentíssima Sra. Chefe da Gerência de Manutenção e Tecnologia do

MJ

Assunto: Administração. Pedido de agendamento de manutenção em

equipamentos.

1. Com o objetivo de dar cumprimento ao Plano Geral de Reparos e

Modernização dos equipamentos de tecnologia deste Órgão, gentilmente,

solicito a Você o agendamento de visita técnica a este Departamento.

2. Durante as últimas semanas, foram constatados diversos defeitos nos

computadores e nos monitores utilizados pelos funcionários. Será

necessário reparos e substituições de alguns equipamentos. Por esta

razão, solicitamos que a equipe de manutenção dirija-se ao local com peças

de substituição.

3. Os equipamentos a serem substituídos são três teclados e três

estabilizadores, conforme relatório produzido pela área técnica do

Departamento, que segue anexo.

4. Solicitamos que o agendamento seja realizado o mais rapidamente

possível pois a inoperância dos equipamentos ocasiona atraso no

andamento dos processos que estão sob nossa responsabilidade.

Respeitosamente,

Maria Helena Júlia

Diretora do Departamento de Comunicação Social do MJ

Com base no disposto no Manual de Redação Oficial da

Presidência da República, julgue os próximos itens, tendo como

referência o texto apresentado

O posicionamento adotado para a data e a numeração do documento está em desacordo com o disposto no referido manual para o padrão ofício de documentos oficiais.

XXX n.º 524/1991/SG-PR

Brasília, 5 de março de 2005.

Vossa Excelência o Deputado Pedro Antonio

Secretário-Geral de Recursos Humanos da Câmara Federal

1. Em atendimento ao Projeto Interinstitucional de Capacitação Técnica dos

Servidores Públicos do Governo Federal, tenho a honra de solicitar a Sua

Senhoria o agendamento de visita técnica e reunião para intercâmbio de

procedimentos e rotinas entre os funcionários das unidades de Edições

Técnicas da Câmara Federal e do Tribunal de Justiça.

2. Solicitamos, conforme entendimentos prévios entre os órgãos, que seja

marcado a data de 1º/4/2005 para a referida visita, que deverá ocorrer no

período vespertino, entre as 14h e as 18h.

3. Ao todo serão deslocados nesta data para as dependências da Unidade

de Edições Técnicas da Câmara Federal cinco funcionários que trabalham

diretamente com revisão de textos, preparação de originais e editoração

eletrônica.

4. Preciso que a confirmação do agendamento seja enviada o mais

rapidamente possível a fim de que possamos chamar os funcionários e

dizer que eles têm esse compromisso e que não podem faltar.

Cordialmente,

Nilma Ariela

Diretora de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça

Com base na normatização das correspondências oficiais prevista

no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os

itens a seguir, tendo como referência o texto precedente.

Infere-se do emissor e do destinatário que o texto é um memorando.

XXX n.º 524/1991/SG-PR

Brasília, 5 de março de 2005.

Vossa Excelência o Deputado Pedro Antonio

Secretário-Geral de Recursos Humanos da Câmara Federal

1. Em atendimento ao Projeto Interinstitucional de Capacitação Técnica dos

Servidores Públicos do Governo Federal, tenho a honra de solicitar a Sua

Senhoria o agendamento de visita técnica e reunião para intercâmbio de

procedimentos e rotinas entre os funcionários das unidades de Edições

Técnicas da Câmara Federal e do Tribunal de Justiça.

2. Solicitamos, conforme entendimentos prévios entre os órgãos, que seja

marcado a data de 1º/4/2005 para a referida visita, que deverá ocorrer no

período vespertino, entre as 14h e as 18h.

3. Ao todo serão deslocados nesta data para as dependências da Unidade

de Edições Técnicas da Câmara Federal cinco funcionários que trabalham

diretamente com revisão de textos, preparação de originais e editoração

eletrônica.

4. Preciso que a confirmação do agendamento seja enviada o mais

rapidamente possível a fim de que possamos chamar os funcionários e

dizer que eles têm esse compromisso e que não podem faltar.

Cordialmente,

Nilma Ariela

Diretora de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça

Com base na normatização das correspondências oficiais prevista

no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os

itens a seguir, tendo como referência o texto precedente.

O fecho “Cordialmente" é uma das formas estabelecidas pelo

referido manual.


Com base no Manual de Redação da Presidência da República,

julgue os itens seguintes, relativos à correspondência oficial

hipotética apresentada.

Se, na situação em apreço, o SePes não tivesse determinado o email como via para a remessa da planilha de frequência de estagiários pelo SEst, este poderia fazer uso do memorando.


Com base no Manual de Redação da Presidência da República,

julgue os itens seguintes, relativos à correspondência oficial

hipotética apresentada.

A situação comunicativa mediada pelo texto em questão envolve três interlocutores: o chefe do SePes (comunicador), o chefe do SEst (destinatário direto) e os estagiários (destinatários indiretos).

Xxx. 1032/SeTec

Goiânia, 15 de janeiro de 2015.

Ao Senhor Chefe do Setor de Documentação

Assunto: Oficinas de apresentação do novo sistema operacional

1. Como é sabido, recentemente adquirimos um novo sistema

operacional. Como se trata de um sistema muito diferente do

anterior, informo a Vossa Senhoria que o Setor de Tecnologia

(SeTec) oferecerá, entre os dias 26 e 30 de janeiro deste ano, uma

série de oficinas práticas para apresentação desse novo sistema aos

funcionários.

2. Por essa razão, solicito que, no período acima indicado,

Vossa Senhoria libere todos os funcionários do seu setor duas horas

antes do fim do expediente para que eles possam frequentar as

oficinas.

3. Devo mencionar, por fim, que a participação dos

funcionários nas oficinas é obrigatória, pois o novo sistema já

entrará em funcionamento no dia 20 de julho do corrente ano. Nessa

data, todos já deverão conhecê-lo e saber como operá-lo.

Atenciosamente,

(espaço para assinatura)

[nome do signatário]

Chefe do Setor de Tecnologia

!FimDoTexto!

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da

República, julgue os itens que se seguem, a respeito da

correspondência oficial hipotética Xxx. 1032/SeTec, anteriormente

apresentada, na qual o remetente e o destinatário são funcionários

de igual nível hierárquico de um mesmo órgão da administração

pública.

A numeração dos três parágrafos que compõem o texto é opcional.

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