Segundo o Manual Oficial de Redação da Presidência da República, qual a definição e finalidade do correio eletrônico?
Assinale a alternativa que traz o uso correto dos pronomes de tratamento.
Prezado senhor, Vimos informar, na oportunidade, que o quadro normativo se caracteriza pelo reconhecimento da demanda não satisfeita, numa visão orgânica e não totalizante, potencializando e incrementando, na medida em que isso seja factível, uma congruente flexibilidade das estruturas. Contando com o inestimável apoio e a completa adesão de Vossa Senhoria, despedimo-nos, Atenciosamente, Em relação à proposta de correspondência oficial objeto do texto acima, assinale a opção correta.
Nas opções a seguir, são apresentados fragmentos de correspondências oficiais. Assinale a opção cujo excerto apresenta as características necessárias de um texto oficial: clareza, concisão, impessoalidade, uniformidade e linguagem culta e apropriada a esse tipo de expediente.
A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela, concorrem alguns elementos. Sobre estes, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto.
( ) A formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos.
( ) A concisão, que faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.
( ) A formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos.
A linguagem usada em correspondências oficiais, deve nortear-se por:
“A redação oficial, pelo fato de preocupar-se, acima de tudo, com a ________________, a ___________________ e a ______________________ das comunicações, pode ser considerada, em sentido amplo, como redação técnica.” Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima.
Assinale a alternativa que NÃO está em conformidade com o que rege o Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
Uma carta de protesto contra a declaração infeliz de um secretário de Estado pode iniciar-se corretamente com a seguinte frase:
Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir.
Em comunicação oficial a ser enviada ao chefe do Poder Judiciário, deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
No que tange à redação de documentos oficiais, julgue os itens a
seguir.
As características da redação oficial referentes a uniformidade, formalidade, impessoalidade, clareza, concisão e uso do padrão culto de linguagem decorrem do mandamento constitucional segundo o qual a administração pública obedecerá aos princípios de impessoalidade, publicidade e eficiência, entre outros.
Acerca da adequação da linguagem e do formato do texto ao tipo de
comunicação oficial, julgue o item a seguir.
Atesto que [Nome], matrícula n.º XXX, [Cargo], do Quadro Permanente de Pessoal do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, requisitado pelo Governo do Estado do Acre, conforme Processo n.º YYY, para exercer funções de [função], nessa Secretaria de Estado, deve ser considerado, por antecipação, efetivo em suas funções durante o mês de novembro de 2012.
O documento hipotético acima constitui um atestado que deve ser firmado por servidor em razão do cargo ocupado, ou da função exercida. Nesse tipo de documento, declara-se, a favor de outrem, a verdade de um fato, uma situação ou a existência de obrigação não necessariamente constante em livros ou documentos, geralmente de natureza transitória, passível de modificações frequentes.
As correspondências oficiais devem apresentar características de acordo com as normas de redação de atos e comunicações oficiais vigentes no país, observadas no Manual de Redação da Presidência da República.
De acordo com essas normas, ao redigir um requerimento a uma autoridade para fazer uma solicitação, deve-se evitar a(o)
Considerando as disposições constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, relativos ao exemplo de memorando acima e a aspectos referentes a esse padrão de documento..
Mantêm-se a deferência ao cargo e a observância aos preceitos do manual em apreço ao se substituir, no vocativo, o trecho Sr. Chefe por Dr. Diretor
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os
próximos itens, conforme o Manual de Redação da
Presidência da República.
O vocativo Senhor deve ser usado nas comunicações oficiais dirigidas aos cargos de senador, juiz, ministro e governador, da seguinte forma: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador.