O texto, por sua estrutura formal, e contexto sócio comunicativo, é
No uso correto dos pronomes em documentos oficiais, o termo “vossa excelência” é utilizado nas seguintes situações, EXCETO:
Em relação aos aspectos da textualização da redação técnica oficial (MENDES; FOSTER JÚNIOR, 2002), marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas. MENDES, G. F; FOSTER JÚNIOR, N. J. Manual de redação da Presidência da República. 2. ed. rev. e atual.- Brasflia: Presidência da República, 2002. ( ) A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora. ( ) A formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. ( ) Na comunicação dirigida a um reitor/uma reitera de uma universidade, deve-se empregar o pronome de tratamento "Vossa Excelência" e o vocativo "Magnífico Reitor" ou "Magnifica Reitora". ( ) São partes do documento no Padrão Ofício: a) tipo e número do expediente; b) local e data; c) assunto; d) destinatário; e) texto; f) fecho; g) assinatura do autor; h) identificação do signatário. ( ) A forma de diagramação do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação: a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 1 O nas notas de rodapé. ( ) O campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 2,0 em de largura e o campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 em. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Assim, caso o Diretor de Gestão de Pessoas precise encaminhar um e-mail para o Diretor de Assuntos Estudantis, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o fecho adequado conforme o Manual de Redação da Presidência da República, seria:
O documento que se caracteriza pela descrição de fatos passados, analisados com o objetivo de orientar o servidor interessado ou o superior imediato para uma determinada ação, sendo, ainda, um documento oficial, no qual uma autoridade expõe a atividade de uma repartição ou presta conta de seus atos a uma autoridade de nível superior, é chamado de
Prefeitura Municipal de Bituruna emite documentos oficias para tramitação de informações relevantes e para comunicação com terceiros. Os documentos emitidos pelos servidores públicos da Prefeitura devem obedecer as regras e padrões para elaboração de documentos oficiais, utilizando linguagem culta e formal. Sobre os documentos oficiais, assinale a única alternativa correta:
Em relação ao ofício, é CORRETO dizer que
Sobre memorandos, considere as seguintes afirmativas:
1.Por ser uma modalidade de comunicação eminentemente interna, a linguagem do memorando não precisa ser formal.
2.Havendo espaço, os despachos aos memorandos devem ser feitos no próprio documento.
3.Memorandos são uma modalidade restrita à comunicação entre unidades administrativas de mesma hierarquia.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta em relação aos pronomes de
tratamento utilizados em correspondências oficiais.
As questões 09 e 10 referem-se ao período a seguir.
No gênero discursivo designado pela palavra em destaque,
Analise as afirmativas a seguir, em relação à redação de correspondências oficiais.
Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República: Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a:
Com base BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República: Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma:
De acordo com BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. Assinale a alternativa que apresenta palavras escritas de forma CORRETA com a letra E:
Segundo BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. Assinale a alternativa CORRETA acerca do que deve ser a qualidade básica de todo texto oficial: