Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1641 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O texto, por sua estrutura formal, e contexto sócio comunicativo, é

No uso correto dos pronomes em documentos oficiais, o termo “vossa excelência” é utilizado nas seguintes situações, EXCETO:

Em relação aos aspectos da textualização da redação técnica oficial (MENDES; FOSTER JÚNIOR, 2002), marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas. MENDES, G. F; FOSTER JÚNIOR, N. J. Manual de redação da Presidência da República. 2. ed. rev. e atual.- Brasflia: Presidência da República, 2002. ( ) A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora. ( ) A formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. ( ) Na comunicação dirigida a um reitor/uma reitera de uma universidade, deve-se empregar o pronome de tratamento "Vossa Excelência" e o vocativo "Magnífico Reitor" ou "Magnifica Reitora". ( ) São partes do documento no Padrão Ofício: a) tipo e número do expediente; b) local e data; c) assunto; d) destinatário; e) texto; f) fecho; g) assinatura do autor; h) identificação do signatário. ( ) A forma de diagramação do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação: a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 1 O nas notas de rodapé. ( ) O campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 2,0 em de largura e o campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 em. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Assim, caso o Diretor de Gestão de Pessoas precise encaminhar um e-mail para o Diretor de Assuntos Estudantis, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o fecho adequado conforme o Manual de Redação da Presidência da República, seria:

O documento que se caracteriza pela descrição de fatos passados, analisados com o objetivo de orientar o servidor interessado ou o superior imediato para uma determinada ação, sendo, ainda, um documento oficial, no qual uma autoridade expõe a atividade de uma repartição ou presta conta de seus atos a uma autoridade de nível superior, é chamado de

Prefeitura Municipal de Bituruna emite documentos oficias para tramitação de informações relevantes e para comunicação com terceiros. Os documentos emitidos pelos servidores públicos da Prefeitura devem obedecer as regras e padrões para elaboração de documentos oficiais, utilizando linguagem culta e formal. Sobre os documentos oficiais, assinale a única alternativa correta:

Em relação ao ofício, é CORRETO dizer que

Sobre memorandos, considere as seguintes afirmativas:

1.Por ser uma modalidade de comunicação eminentemente interna, a linguagem do memorando não precisa ser formal.

2.Havendo espaço, os despachos aos memorandos devem ser feitos no próprio documento.

3.Memorandos são uma modalidade restrita à comunicação entre unidades administrativas de mesma hierarquia.

Assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa correta em relação aos pronomes de

tratamento utilizados em correspondências oficiais.

As questões 09 e 10 referem-se ao período a seguir.

No gênero discursivo designado pela palavra em destaque,

De acordo com BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República: Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a:

Com base BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República: Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma:

De acordo com BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. Assinale a alternativa que apresenta palavras escritas de forma CORRETA com a letra E:

Segundo BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. Assinale a alternativa CORRETA acerca do que deve ser a qualidade básica de todo texto oficial:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282