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As proposições seguintes constituem as premissas de um argumento.

• Bianca não é professora.

• Se Paulo é técnico de contabilidade, então Bianca é professora.

• Se Ana não trabalha na área de informática, então Paulo é técnico de contabilidade.

• Carlos é especialista em recursos humanos, ou Ana não trabalha na área de informática, ou Bianca é professora.

Assinale a opção correspondente à conclusão que torna esse argumento um argumento válido.

Se Maria é economista, então Jorge é contador. Se Luiza é administradora, então Jorge não é contador. Se Luiza não é administradora, então Norberto é engenheiro. Sabe-se que Norberto não é engenheiro. A partir dessas informações é possível concluir corretamente que

Julgue os itens a seguir, a respeito das maneiras de pensar com

argumentos racionais.

Situação hipotética: Uma indústria farmacêutica produziu um

novo medicamento para tratamento de enxaqueca. Como o

princípio ativo desse medicamento é uma nova substância

— Z —, foram feitos três testes, cada um envolvendo

1.000 pessoas diferentes, a fim de determinar se a substância Z

causa efeitos colaterais significativos. Os resultados dos testes

são apresentados na tabela a seguir.


Com base nos resultados dos testes, a empresa concluiu que a

substância Z não causa efeitos colaterais significativos.

Assertiva: Nessa situação, a conclusão da empresa se baseou

em um raciocínio por indução.

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura

da argumentação, julgue os itens que se seguem.

A afirmação “Mário se doou à empresa; logo, merece uma

recompensa" fundamenta-se em um argumento no qual há duas

premissas não declaradas

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura

da argumentação, julgue os itens que se seguem.

A frase “Aquele país está em crise: os salários estão atrasados,

não há emprego para todas as pessoas, a moeda está

desvalorizada e o custo de vida está muito alto" apresenta uma

argumentação construída mediante a combinação de

informações conflitantes, mas que, na cadeia argumentativa,

apontam para a mesma conclusão.

Julgue os itens a seguir, a respeito das maneiras de pensar com

argumentos racionais.

Situação hipotética: Uma indústria farmacêutica produziu um novo medicamento para tratamento de enxaqueca. Como o princípio ativo desse medicamento é uma nova substância — Z —, foram feitos três testes, cada um envolvendo 1.000 pessoas diferentes, a fim de determinar se a substância Z causa efeitos colaterais significativos. Os resultados dos testes são apresentados na tabela a seguir.

Com base nos resultados dos testes, a empresa concluiu que a substância Z não causa efeitos colaterais significativos. Assertiva: Nessa situação, a conclusão da empresa se baseou em um raciocínio por indução.

Considerando os argumentos lógicos: I. Alguns uruguaios são pobres. Alguns pobres são mendigos. Logo, todos os uruguaios são mendigos. II. Todos os alemães são europeus. Nietzche foi um filósofo alemão. Logo, Nietzche era europeu. III. Todo mineiro é brasileiro e todo curvelano é mineiro. Então todo curvelano é brasileiro. É CORRETO afirmar que:

Acerca dos argumentos racionais, julgue os itens a seguir.

No diálogo seguinte, a resposta de Q é embasada em um

raciocínio por abdução.

P: Vamos jantar no restaurante X?

Q: Melhor não. A comida desse restaurante não é muito boa.

Li em um site de reclamações muitas pessoas dizendo que,

após comerem nesse restaurante, passaram muito mal e

tiveram de ir ao hospital. Além disso, conheço cinco amigos

que comeram lá e foram parar no hospital.

Em período de concursos, uma mãe desconfiou que seus três filhos, Amanda, Bernardo e Carla, não fizeram inscrição para nenhum concurso. Amanda disse que se ela fez a inscrição, então Bernardo também fez; Bernardo disse que ele ou Carla fez a inscrição do concurso; e Carla disse que Bernardo não fez a inscrição do concurso. Sabendo que todos falaram a verdade, é possível afirmar que

Considere, abaixo, as afirmações e o valor lógico atribuído a cada uma delas entre parênteses. - Ou Júlio é pintor, ou Bruno não é cozinheiro (afirmação FALSA).
- Se Carlos é marceneiro, então Júlio não é pintor (afirmação FALSA).
- Bruno é cozinheiro ou Antônio não é pedreiro (afirmação VERDADEIRA).
A partir dessas afirmações,

Julgue os itens a seguir, a respeito das maneiras de pensar com

argumentos racionais.

Situação hipotética: Ao arrumar a sala de um professor, o

faxineiro encontrou, no chão, dois livros escritos em língua

estrangeira. Como havia várias estantes na sala, o faxineiro as

observou e desenvolveu o seguinte raciocínio: “De todos os

livros que estou vendo aqui, os que são escritos em língua

estrangeira ficam na estante de madeira. Esses dois livros são

escritos em língua estrangeira. Logo, eles devem ficar na

estante de madeira. Vou colocá-los lá.". Assertiva: Nessa

situação, o empregado desenvolveu um raciocínio dedutivo

válido.

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura

da argumentação, julgue os itens que se seguem.

O pleno entendimento da frase “Bento não conseguiu chegar

ao local de prova a tempo" envolve a identificação de duas

informações pressupostas: Bento tentou chegar ao local de

prova a tempo; essa tentativa teve como consequência o fato de

Bento não ter chegado ao local de prova.

Ou João é culpado ou Antônio é culpado. Se Antônio é inocente então Carlos é inocente. João é culpado se e somente se Pedro é inocente. Ora, Pedro é inocente. Logo,

Márcia e Lúcio trabalham como digitadores em uma empresa de telemarketing. Márcia, mais experiente, consegue digitar o cadastro de um cliente em 3 minutos, enquanto Lúcio leva 5 minutos para realizar a mesma tarefa. Trabalhando juntos, o tempo mínimo que os dois gastarão para digitar o cadastro de um grupo de 120 clientes é igual a

Considere as afirmações a seguir. I. Se Célia é assistente, então Dalva é escrivã. II. Aline é juíza ou Dalva é escrivã. Sabe–se que a afirmação (I ) é verdadeira e a afirmação ( II) é falsa. Sendo assim, é possível concluir, corretamente, que

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