Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3074 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Imagem 051.jpg
Imagem 052.jpg

Em face dos espectros acima apresentados, é correto concluir que o módulo do valor da energia de estabilização do campo cristalino (EECC) para o complexo Imagem 053.jpg é superior a 4,0×10-19 J.

Imagem 040.jpg

Com base no conjunto de informações acima, julgue os itens que se seguem, referentes aos equilíbrios e às espécies.

Nos complexos de coordenação, os ligantes atuam como ácidos de Lewis.

Imagem 029.jpg

Com relação à reação em apreço e considerando-se condições em que a lei de velocidade acima apresentada é, de fato, obedecida, julgue os itens seguintes.

Para a reação apresentada,Imagem 030.jpg.

Imagem 017.jpg

Considerando as informações acima e que todos os gases envolvidos sejam ideais, julgue os itens a seguir.

Na equação abaixo, se expressa, corretamente, a quantidade de calor (q) necessária para elevar, a pressão constante, a temperatura de um mol deImagem 018.jpg de 298 K até uma temperatura
Imagem 019.jpg

Em relação ao comportamento reológico de fluidos, analise as proposições a seguir.

I - A viscosidade de um fluido sempre diminui com o aumento da temperatura.

II - Fluidos nos quais a tensão de cisalhamento não é proporcional ao quadrado da taxa de deformação são ditos fluidos não newtonianos.

III - Um fluido plástico de Bingham não escoa quando submetido a uma tensão de cisalhamento inferior a um determinado valor limite.

IV - Há fluidos não newtonianos nos quais a viscosidade aparente varia com o tempo.

São corretas APENAS as proposições

Pratos e recheios são internos de torres, sendo empregados para promover o íntimo contato entre as fases líquido e vapor numa torre de destilação. Para que os mesmos operem com uma eficiência adequada de transferência de massa, é preciso que as condições hidrodinâmicas da operação destes internos sejam adequadas. Comparando-se os diferentes tipos de pratos e recheios, sabe-se que

Imagem 057.jpg

A figura acima representa um flash adiabático de uma mistura líquida que passa por uma válvula de controle de pressão do vaso para garantir vaporização parcial da mistura. Considerando-se que a válvula está muito próxima ao vaso e desprezando-se a perda de carga na tubulação, é INCORRETO afirmar que a(o)

A entalpia específica h(p,T) e a energia livre de Gibbs específica g definida por: g = h – Ts são funções de estado e, portanto, as suas expressões na forma diferencial, dh e dg, respectivamente, são diferenciais exatas. A partir da definição de entalpia e da forma diferencial da equação de conservação de energia para um sistema fechado, contendo um fluido compressível, obtém-se a expressão:
dh = Tds + vdp.
Usando uma das relações de Maxwell, a variação da entalpia com relação à pressão, mantendo-se a temperatura constante, Imagem 040.jpg é determinada pela expressão

Imagem 023.jpg

O balanço de massa global na coluna e os valores das
entalpias específicas das correntes da envoltória global
são dados na tabela a seguir.

Imagem 024.jpg

A carga térmica removida pela água de resfriamento no
condensador é de 4,2 GJ/h.

Considere que a entalpia de vaporização do destilado é 200 kJ/kg. Para as condições definidas na tabela e de acordo com as informações dadas, a razão de refluxo de operação é

A polpa de papel úmida contendo 40,0% em massa de água passa através de um secador a ar até que a polpa contenha 10,0% em massa de água. O percentual de água removido da polpa úmida é de

No que se refere à evolução dos conceitos associados à ideia do átomo, assinale a opção correta

Texto para as questões de 41 a 44

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Ainda em relação às informações contidas no texto, assinale a opção correta.

Se um corpo com massa igual a 400 g percorre uma dis­tância de 1.200 m em 2 minutos, a energia cinética média do corpo no referido trajeto, expressa em Joule (J), é

Um aterro sanitário aproveita o gás metano gerado pela decomposição anaeróbia do resíduo sólido, suprindo cer­ca de 30% da energia total consumida pelo aterro.
Na reação de combustão do metano, qual é a quantidade de O(g), em mols, necessária para que 6 mols de CH4(g) sejam completamente consumidos na reação, produzindo CO2(g) e H2O?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282