Em relação ao diagnóstico psicológico, analise as afirmações abaixo.
I. Pode ser realizado por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro).
II. O encaminhamento de casos, com vistas a um diagnóstico, para o psicólogo clínico ou para o psiquiatra, tende a obedecer critérios não completamente explícitos que provavelmente têm uma raiz histórica.
III. Um psicodiagnóstico pode ter um objetivo de prevenção, visando identificar problemas precocemente.
Quais estão corretas?
Ainda sobre a destituição do poder familiar, julgue as assertivas abaixo.
I. A destituição do poder familiar apresenta-se como uma medida aplicável aos pais ou responsáveis pelos menores nas hipóteses em que existir violação aos direitos fundamentais, destes menores não sendo justificada pela simples falta de recursos materiais dos pais.
II. A adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando. O consentimento será dispensado em relação à criança ou adolescente cujos pais sejam desconhecidos ou tenham sido destituídos do pátrio poder.
III. O fato de destituir os menores abrigados do poder familiar ao qual estão submetidos, apesar de ser vislumbrado como um momento decisivo, crucial, e muitas vezes de difícil aceitação, jamais poderá ocorrer a restituição deste poder por parte da família que o perdeu, mesmo que os fatos que o levaram à concretização tenham acabado.
Quais estão corretas?
Analise as afirmações abaixo referentes ao laudo pericial.
I. O laudo pericial consiste em um documento que será elaborado pelo perito ao final de um processo de avaliação. Este documento será bastante parecido com o formato de um laudo psicológico em uma avaliação clínica, diferenciando-se deste em algumas peculiaridades.
II. O laudo pericial será composto pelos dados de identificação do avaliando, pelos métodos e procedimentos utilizados pelo perito, seus achados e discussão sobre os mesmos e, por fim, por uma breve conclusão.
III. Apesar de ser considerado um meio de prova, o laudo pericial não se constitui em uma verdade absoluta e, consequentemente, é passível de critica e questionamento
Quais estão corretas?
Conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo - Resolução CFP Nº 010/05 - é dever fundamental do psicólogo:
Acerca das organizações, julgue os itens a seguir.
A especialização e a esfera de controle são mecanismos organizacionais de integração.
No que se refere a equipes de trabalho e grupos nas organizações,
a motivação e satisfação no trabalho bem como a poder, liderança
e conflitos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Configurações missionárias de poder são caracterizadas pela presença de líderes carismáticos que exercem grande influência sobre os demais membros. A doutrinação e a socialização garantem forte identificação dos membros com as metas e os objetivos ideológicos da organização.
Quanto a avaliação de desempenho, julgue os itens seguintes.
Uma escala-padrão mista oferece ao avaliador uma lista de comportamentos que variam em sua eficiência. O avaliador deve julgar cada comportamento indicando se o desempenho do indivíduo avaliado é melhor, igual ou pior que aquele descrito no item avaliado.
Julgue os itens subseqüentes, que se referem a seleção de pessoal
e análise de cargos.
A abordagem de análise do trabalho orientada à pessoa fornece descrições de atributos, características, conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à realização bem-sucedida de um trabalho.
Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.
A metodologia de análise de necessidades de treinamento, denominada análise do papel ocupacional, compreende a aplicação de um questionário de avaliação da importância e o domínio de habilidades de um determinado cargo ou ocupação. Nessa abordagem, uma necessidade de treinamento é considerada alta quando as pontuações de domínio e importância para determinada habilidade forem baixas, independentemente da importância dessa habilidade para o exercício da função.
Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.
O desenhista instrucional deve criar situações de aprendizagem bem distintas da realidade com a qual o aprendiz irá se confrontar após o treinamento. Essa estratégia aumenta as chances de generalização da aprendizagem.
Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.
Participação dos alunos nas atividades de sala de aula e qualidade da interação entre os alunos são itens representativos de avaliações de aprendizagem.
Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.
O impacto do treinamento no desempenho individual é usado para avaliar o efeito do treinamento sobre o desempenho subseqüente do funcionário treinado no trabalho e corresponde ao terceiro nível dos modelos tradicionais de avaliação, propostos por Hamblin e Kirkpatrick.
Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens
subseqüentes.
Diante da moral vigente, que não serve mais como referencial de orientação, é postura ética do psicólogo tornar absolutos os princípios, regras e normas de seu código profissional.
Márcia, que tem 16 anos de idade e é filha de pais
separados, mora com a mãe e a avó. Ultimamente, ela vem
apresentando um quadro de ansiedade, com intenso medo de
sair de casa, de ficar sozinha, inclusive; só o fato de pensar
nessa possibilidade desencadeia crise de falta de ar e
taquicardia, associada com intenso temor de morrer. Nos
momentos em que sente falta de ar e taquicardia, ela solicita
que a levem ao pronto-socorro de imediato, porém, em todas
essas ocasiões, nenhuma causa orgânica é identificada. Sua
mãe relata que há um ano Márcia decidiu parar de estudar,
mostrando desejo de mudar de país. Nos últimos meses,
Márcia tem passado grande parte do tempo fazendo
companhia a uma prima de sua idade em tratamento
oncológico e muito deprimida, a quem Márcia vem tentando
ajudar.
Com referência ao caso hipotético apresentado no texto, é correto
afirmar que o diagnóstico indicativo do quadro de Márcia inclui
depressão neurótica.
Julgue os itens seguintes quanto às diferentes técnicas psicoterápicas.
A psicoterapia corporal é uma abordagem humana que tem suas raízes em W. Reich, para quem pensamento e emoção são indissolúveis e influenciam-se mutuamente, e o ser humano é uma unidade de energia que denominou de orgônio. Distancia-se do papel do analista, intervindo de forma mais ativa e direta sobre os processos patológicos do paciente.