Existem algumas características diferenciais entre grupos e equipes de trabalho (Albuquerque e Puente Palácios, 2004).
Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1, de modo a identificar as características básicas conforme as formas de comportamento predominantes.
Coluna 1 Formas de comportamento humano, quando inserido em uma coletividade
1. Grupos
2. Equipes
Coluna 2 Características de grupos ou de equipes.
( ) realização do trabalho depende fundamentalmente do esforço individual; trabalho em prol do objetivo da organização.
( ) compartilhamento de responsabilidades que não recaem somente sobre o líder; responsabilidade pelo resultado final é compartilhada.
( ) realização do trabalho depende tanto do esforço individual como do esforço conjunto; trabalho em prol de um projeto específico.
( ) ênfase no esforço conjunto tanto para o desempenho como para recompensas e responsabilidades; objetivo de trabalho altamente compartilhado.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as associações apresentadas abaixo entre diferentes abordagens para o estudo dos grupos com base na psicologia e autores representativos das mesmas:
( ) Abordagem psicanalítica de Rodrigues, teoria de espaço de Kurt Lewin, teoria da articulação de Bales, Homans e Whyte Jr.
( ) Orientação sociométrica (psicodrama) de Moreno, abordagem cognitiva de Festinger; teoria de sistemas de Newcomb.
( ) Abordagem psicanalítica de Bion, teoria de campo de Kurt Lewin, teoria da interação de Bales, Homans e Whyte Jr.
( ) Teoria de sistemas de Cartwright e Zander, orientação empírico-estatística de Cattell, abordagem cognitiva de Festinger.
( ) Abordagem psicanalítica de Bion, abordagem psicanalítica de Rodrigues, teoria da interação de Bales, Homans e Whyte Jr.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O desenvolvimento de equipes de trabalho tem se intensificado nas últimas décadas com o objetivo de favorecer a eficácia dos trabalhadores e da organização.
Identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as afirmativas abaixo sobre equipes de trabalho em diferentes tipos de organizações.
( ) A realização do trabalho em equipes resulta exclusivamente do esforço individual.
( ) A responsabilidade pelos resultados obtidos pela equipe é compartilhado.
( ) Equipes de trabalho são, por natureza, caracterizadas como semiautônomas ou autônomas.
( ) A realização do trabalho em equipes depende tanto do esforço individual quanto do esforço conjunto.
( ) A efetividade do desempenho da equipe é evidenciada no processo da equipe.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Relativamente a definições e nomenclaturas associadas à avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
Sobre características e finalidades das técnicas de seleção, é correto afirmar:
Relacione a Coluna 1 com a Coluna 2 sobre reconhecimento do trabalho e recompensa:
Coluna 1
1. Remuneração variável
2. Modelo funcional de recompensas
3. Sistema de gestão salarial por competências
Coluna 2
( ) A complexidade da atuação profissional no conjunto de competências estabelecido pela organização define a faixa salarial na qual o profissional será administrado.
( ) Toma por base a avaliação da performance, feita por meio de acompanhamento da realização de metas predefinidas para determinado período de tempo.
( ) Toma por base a mensuração do valor dos cargos para a organização; quanto maior for esse valor, maior deve ser a compensação atribuída aos profissionais nele alocados.
( ) Tem por premissa a existência de situações de trabalho em que se espera dos profissionais essencialmente uma série de procedimentos previamente definidos.
( ) Sua construção parte, em geral, de uma análise da organização, seu conjunto de valores, visão de futuro e orientações estratégicas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens
subsecutivos.
A violência e o uso de drogas constituem problemas de responsabilidade exclusiva de coordenadores e diretores de escolas.
No que se refere à atuação esperada do psicólogo em face de
problemas como evasão, repetência e fracasso escolar, julgue os
itens que se seguem.
A valorização da autoestima do aluno é uma das ações esperadas do psicólogo nas instituições de ensino, visto que pode contribuir para a solução de problemas de aprendizagem, por exemplo.
Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.
Na obra de Vygostky, adquire maior destaque o aspecto social, uma vez que, para esse autor, toda função psicológica é um acontecimento social, ao passo que a cultura figura em segundo plano.
A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.
A inteligência corresponde ao conjunto de mecanismos que o indivíduo utiliza para mudar e se adaptar ao ambiente.
A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.
Segundo Piaget, o processo da equilibração é essencial para a atividade cognitiva, visto que, por meio dele, o indivíduo assimila os conteúdos das experiências vividas.
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
De acordo com os princípios do behaviorismo, o processo de aprendizagem é universal entre pessoas e espécies.
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.
A eficiência da aprendizagem implica o aproveitamento ótimo da capacidade da memória de trabalho.
Várias perspectivas são consideradas para o estudo e compreensão da liderança. A abordagem do comporta- mento pressume que
A Psicopatologia do Trabalho é levada a pesquisar em primeiro lugar o que, no Trabalho, está dialeticamente oposto