A terapia familiar sistêmica tem por pressuposto principal que o sistema se refere a um conjunto de elementos
Estudos e pesquisas de Piaget sobre o desenvolvimento humano demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. A passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, ocorre do
O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e
Em um processo de avaliação de desempenho, foi observado que os superiores do sexo masculino davam classificações indevidamente baixas às mulheres que detinham cargos que tradicionalmente eram dos homens. Esses superiores demonstraram uma propensão que indica
Considere as duas situações abaixo.
I. Um supervisor que busca afirmar-se violentamente como um chefe competente pode estar ocultando, de todos, uma dificuldade significativa em termos de liderança.
II. O indivíduo que passa seu tempo de trabalho procurando planejar e organizar, impondo cegamente seu planejamento, pode estar sentindo- se seriamente comprometido quanto à sua real capacidade de planejamento, pois provavelmente já tenha falhado em relação a esse aspecto.
Toda reação violenta, em geral, esconde um mecanismo de defesa do tipo
Sempre que Antônio se comporta mal, sua mãe bate nele com um cinto. O menino chega a ter medo só de ver o cinto. Nesta situação, o estímulo condicionado é
No Sistema Judiciário, nas Varas Especiais da Infância e Juventude, uma equipe técnica composta por psicólogos e assistentes sociais subsidiam o juiz em seu julgamento, por meio de um saber especializado, nos casos de adoles- centes infratores, sendo que cabe ao psicólogo
No que se refere à psicometria, julgue os itens a seguir.
Emprega-se a técnica estatística denominada análise fatorial na verificação de validade de conteúdo.
Julgue os itens a seguir, considerando a teoria psicanalítica de M. Klein.
Klein inspirou-se nas observações de Freud para criar a ferramenta denominada técnica do brincar, destinada à realização de análise com crianças.
Julgue os itens subsequentes, referentes às técnicas de entrevista em psicodiagnóstico.
A ambivalência é o princípio norteador da entrevista motivacional.
“Eles não têm coração... eles não têm coração...” 8/2/2007.
É esse o som que se repete em todos os noticiários. A voz de uma
mãe que perdeu o filho de seis anos, vítima de violência cometida
por adolescentes, no Rio de Janeiro. É um clamor que se repete em
nossas mentes. Talvez eles realmente não tenham coração, talvez já
tenham perdido. Ou será que esses corações sequer chegaram a ser
formados no peito de jovens que experimentaram todas as formas
de exclusão e discriminação?
Silvana Cella e Dulce Camargo. Trabalho pedagógico com
adolescentes em conflito com a lei: feições da exclusão/inclusão.
Educação e Sociedade. 30 (106), 2009, p. 281-99 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da violência na infância e na adolescência.
O indivíduo que viola normas sociais, como no caso do adolescente em conflito com a lei, é reflexo de uma história de vida exposta a graves fatores de risco familiares.
O encaminhamento para o psicólogo de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem é muito frequente no Brasil. Essas dificuldades representam a maior demanda por atendimento psicológico de crianças e(ou) de adolescentes. A respeito das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.
Uma questão fundamental na compreensão e na forma de tratamento dispensada aos alunos com dificuldades escolares refere-se ao próprio conceito de dificuldade de aprendizagem.
Em atendimento psicológico, Otávio relatou que seu filho,
João, apresentava humor deprimido na maior parte do dia, se
recusava a sair de casa, estava choroso e apresentava fadiga e
insônia. De acordo com Otávio, João, que nunca havia passado por
nenhum tipo de depressão, tinha passado a apresentar os sintomas
descritos a partir do momento em que o pai fora abandonado pela
esposa, mãe de João. Durante a consulta, foi detectado que João
apresentava, ainda, sentimento de menos valia.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O transtorno de João refere-se ao Eixo II.
Julgue os itens a seguir, com relação aos transtornos somatoformes.
O transtorno doloroso será considerado agudo se a dor experimentada pelo indivíduo deixá-lo incapacitado para as atividades cotidianas, impedindo-o, por exemplo, de tomar banho sozinho.
Um funcionário público, de cinquenta e quatro anos de
idade, procurou o serviço de saúde do órgão em que trabalhava por
apresentar um quadro álgico importante, que o incomodava havia
aproximadamente um ano. Realizados os exames, foi diagnosticada
uma condição crônica que explicava os sintomas álgicos e indicada
cirurgia que poderia minorar, mas não curar a dor, e atrasar a
evolução da doença. O paciente entrou em processo de ansiedade,
e a intensidade da dor aumentou. O médico responsável decidiu
afastar o servidor do trabalho por trinta dias, em licença médica, e
o encaminhou para o serviço de psicologia, solicitando intervenção
complementar no tratamento da dor e auxílio psicológico para
favorecer a decisão do paciente de se submeter ou não ao ato
cirúrgico.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os
itens subsequentes com relação aos aspectos éticos e técnicos para
assistência cognitivo-comportamental ao paciente em questão.
O questionário de dor McGill é indicado como instrumento para avaliar as dimensões qualitativas e quantitativas da dor desse paciente, pois inclui descritores afetivos, sensitivos e avaliativos, além dos índices de dor.