As catéxias do ego, conforme postulou Freud, podem ser livres ou
A interação clínica psicólogo-paciente verifica-se ao longo de todo o processo psicodiagnóstico. No plano incons ciente, nesta relação, têm-se os fenômenos de
Considerando as abordagens teóricas da psicologia, julgue os itens que se seguem.
Segundo Sigmund Freud, a transferência, assim como a associação livre, é um elemento primordial do fenômeno analítico. De acordo com o autor, a resistência ocorre em face da revivência de determinados elementos passados, atualizados e reeditados na situação de transferência.
Julgue os itens a seguir, relacionados à psicologia hospitalar e à atuação do psicólogo nesse contexto.
Segundo a teoria desenvolvida por Carl Rogers, o ser humano desempenha um papel ativo no processo de saúde-doença, que está sujeito às interferências ambientais, biológicas e psicossociais.
Marcos, de doze anos de idade, é visto pelos professores
da escola onde estuda como um aluno preguiçoso e agitado, com
dificuldade em manter a atenção. Apresenta distúrbio de
aprendizagem, obtendo pouco êxito nas provas e trabalhos. A mãe
de Marcos, em conversa com a psicóloga da escola, relatou que ele
reclama dos professores e da forma como é visto pela turma. Além
disso, segundo ela, Marcos alega que sofre bullying e não pode
contar com o apoio dos profissionais que atuam na escola. Ao final
da entrevista, a mãe de Marcos solicitou que ele fosse atendido pela
psicóloga.
Considerando esse caso hipotético, julgue o item abaixo, acerca da
atuação e da intervenção do psicólogo em contextos específicos.
Se, durante o atendimento com a psicóloga da escola, Marcos revelar que sofre maus-tratos do pai, deverá o profissional, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, manter sigilo sobre o caso, buscando soluções no contexto escolar que possam minimizar o sofrimento e a angústia do aluno.
No que se refere à motivação da equipe, julgue os itens subsecutivos.
O reconhecimento pelo gestor de cada pessoa como diferenciada contribui para a conquista do vínculo com as pessoas.
Considerando os pressupostos da educação corporativa (EC) e das universidades corporativas (UCs), julgue os itens a seguir.
As estratégias de negócios e a identificação das competências críticas empresariais fundamentam o desenho de ações e os programas educacionais.
No que diz respeito à avaliação de desempenho individual, julgue os itens subsequentes.
A identificação de lacunas de capacitação e a adequação das pessoas ao cargo são variáveis identificáveis por meio da avaliação de desempenho.
O assédio moral faz parte de uma rede de armadilhas
perversas consentida pelos modos de produção instituídos em
diversos contextos de trabalho. Envolve atitudes e comportamentos
visíveis e invisíveis praticados por gestores, colegas e empresa que
levam à destruição do trabalhador ao provocar, gradativamente,
intenso sofrimento, adoecimento e perda do emprego.
Mendes 2004. In: Conselho Federal de Psicologia. Internet:
Com relação ao conceito apresentado no texto acima, julgue os
itens de 109 a 112.
O assédio moral é caracterizado por uma patologia social que contamina o psíquico daqueles que são vítimas, sendo dependente da capacidade de resiliência do indivíduo de transformar a situação.
A centralidade do trabalho traz consequências paradoxais para a saúde do trabalhador. De um lado, o trabalho como atividade produtiva ontológica , constituinte da identidade do trabalhador assume papel essencial para assegurar à saúde, de outro, os contextos nos quais ele se insere, leva a uma precarização de condições e oportunidades, contribuindo para um possível adoecimento dos trabalhadores. Ambos os contextos podem promover o estresse e a depressão. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
A clínica da atividade permite o restabelecimento da saúde mental por meio da transformação da organização do trabalho, embora a angustia vivenciada não seja facilmente removível, pois se encontra relacionada a outras esferas da vida.
A centralidade do trabalho traz consequências paradoxais para a saúde do trabalhador. De um lado, o trabalho como atividade produtiva ontológica , constituinte da identidade do trabalhador assume papel essencial para assegurar à saúde, de outro, os contextos nos quais ele se insere, leva a uma precarização de condições e oportunidades, contribuindo para um possível adoecimento dos trabalhadores. Ambos os contextos podem promover o estresse e a depressão. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
A centralidade instrumental e substantiva do trabalho provoca a compulsão ao trabalho.
Na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, encontra-se que na Síndrome de despersonalização- desrealização (F. 48.1), o paciente queixa- se de que sua atividade mental, seu corpo e/ou seu ambiente estão alterados em sua qualidade, para tornarem- se irreais, remotos ou
Estão dentre os fatores psicossociais estressores no trabalho que oferecem risco à saúde do trabalhador: problemas de comunicação, baixos níveis de apoio para resolução de problemas e desenvolvimento pessoal, e falta de definição ou concordância com objetivos organizacionais. Tais fatores estão relacionados
Buscando novas formas de trabalho há algum tempo têm surgido estudos que incluem uma forma interventiva de atuação em psicodiagnóstico, na qual o objetivo de diagnosticar e compreender a problemática do indivíduo
Estudos mostram que as causas e consequências das ausências no trabalho são afetadas pela capacidade profissional das pessoas e pela sua motivação ao trabalho, sendo a motivação para a assiduidade afetada também pelas práticas organizacionais, por exemplo, como as recompensas oferecidas à assiduidade e as punições