No que concerne a avaliação e gestão de desempenho, julgue os
próximos itens.
Qualidade do trabalho, aptidão para coordenar, comprometimento, melhoria do tempo de resposta ao pedido do cliente e diminuição de atividades pendentes são exemplos de medidas subjetivas de desempenho.
A respeito da análise e do desenvolvimento organizacional, julgue
os itens subsecutivos.
O feedback de levantamento é adequado para se abordar cada indivíduo na organização, o que favorece a mudança e a inovação.
Acerca de gestão do conhecimento e da gestão por competências,
julgue os itens que se seguem.
As competências intraorganizacionais e as competências técnicas idiossincráticas caracterizam-se pela elevada especificidade organizacional.
No que se refere a condições organizacionais e promoção de saúde
no trabalho, julgue os itens subsequentes.
A ambiguidade e o conflito de papel no trabalho acarretam perda da qualidade de vida para os profissionais envolvidos nessa situação, o que gera efeitos psicológicos e comportamentais em tais pessoas.
Acerca do planejamento estratégico na gestão de pessoas, julgue os
itens que se seguem.
A partir do estabelecimento das metas estratégicas, os gestores de pessoas devem elaborar os planos de ação que vão definir as providências necessárias para o alcance das metas declaradas.
Acerca do planejamento estratégico na gestão de pessoas, julgue os
itens que se seguem.
Um exemplo da estratégia de pausa é a busca, pelos gestores de pessoas, da diversificação de práticas, processos e procedimentos, de modo que se permita o crescimento do capital humano nas organizações.
No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.
Os esforços para medir o retorno do investimento nas pessoas e as relações causa-efeito entre os desempenhos individual e organizacional são exemplos de como a visão clássica na gestão de pessoas ainda vigora nas práticas atuais.
No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.
A crescente diversidade da força de trabalho e as aspirações da sociedade por cidadania e participação democrática contribuíram para as transformações da gestão de pessoas nas organizações.
Em relação às atividades do psicólogo no âmbito jurídico, julgue os
itens que se seguem, com base na legislação pertinente.
Em casos de crimes sexuais, é usual o auxílio de um perito que avalie as condições psiquiátricas e clínicas do indivíduo infrator, além de sua deliberação, voluntariedade e consciência no momento do crime.
No que se refere à atuação do psicólogo e às técnicas e teorias
utilizadas por esse profissional, julgue os itens subsecutivos.
A terapia familiar sistêmica considera os papéis desempenhados pelos integrantes do grupo e os meios de manutenção utilizados para que o mecanismo homeostático do sistema permaneça em funcionamento.
Acerca do uso abusivo de substâncias psicoativas e de sua relação
com a psicopatologia, julgue os itens seguintes.
O uso excessivo e prolongado de álcool pode alterar qualitativamente a capacidade de memorização.
De acordo com o Código Civil em vigor, julgue os itens
subsequentes, relativos a aspectos gerais relativos à psicopatologia.
São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de dezoito anos de idade, os ébrios habituais e os que, por deficiência mental ou enfermidade, não tiverem consciência da prática de seus atos, ou mesmo aqueles que não puderem exprimir sua vontade.
A respeito da adolescência, julgue os itens a seguir.
A classificação diagnóstica de transtornos mentais facilita e orienta os tratamentos psicológicos, quando necessários, e fornece informações suficientes para a elaboração de programa de intervenção adequado aos adolescentes.
Autores como Botega e Smaira (2006), Cueva Ramón (1996), Santacruz (1991), Lipp, Nery, Curcio e Pereira (1990) apontam que a tendência para atingir metas pouco definidas, acentuada impulsão para competir, desejo contínuo de ser reconhecido e progredir, desenvolvimento de múltiplas tarefas, normalmente sem tempo para terminá-las, manifestando angústia momentos antes de realizá-las, incapacidade de relaxamento, tensão facial, entonação explosiva na conversação e gesticulação intensa são características que indicam uma personalidade do tipo
Os estudos de adoção produziram dados apoiando a base genética para a herança dos transtornos de humor, em que a prevalência em filhos adotivos cujos pais apresentam esse transtorno é a mesma da população em geral. Com base nessas afirmações, verifica-se que