O uso do conceito "saúde psíquica no trabalho" é equivalente ao termo "saúde mental no trabalho", mais consagrado na área.
O diagnóstico de um transtorno psicopatógico fundamenta-se nos possíveis mecanismos etiológicos supostos pelo entrevistador a partir dos relatos e das queixas dos pacientes.
Considerando o Art. 3o do Código de Ética, o psicólogo não deve inserir-se em organização antiética.
O foco nas carreiras, na reinserção de trabalhadores excluídos e na ampliação do tipo de organização para além das organizações privadas são exemplos das novas configurações que marcam a transição histórica da atuação do profissional da área da psicologia organizacional e do trabalho.
Segundo Mintzberg (1983), os influenciadores são membros da organização ou de fora dela que usam as bases de poder para influenciar. Assim, o que torna o influenciador poderoso é a utilização politicamente hábil dessas bases de poder. Nesse sentido, pode-se concluir que uma das bases de poder para influenciar pessoas na organização definida por Mintzberg, é a competência ou a habilidade técnica, e quem detém tal habilidade e competência é denominado de analista.
Quando começam a trabalhar em atividades interdependentes, com frequência os indivíduos passam por diversos estágios até aprender a trabalhar em equipe. Uma das fases de desenvolvimento da equipe é a da normatização. Nessa fase, a equipe já se encontra madura e aprende a lidar com problemas complexos, e as tarefas são executadas de forma mais eficiente.
Antes da Terceira Revolução Industrial, havia uma perspectiva de que o empregado iria permanecer na mesma empresa por um longo período, e, assim, a organização poderia dispender mais tempo no processo de socialização desse empregado. Atualmente, com a intensificação da instabilidade no emprego, reduz-se o tempo hábil para aprender sobre a organização, levando à necessidade de acelerar o processo de socialização de novos empregados. O processo de aceleração do processo de socialização dos novos empregados é uma exigência demandada também por organizações públicas, cujo contexto oportuniza que os funcionários permaneçam mais tempo nos seus empregos. Isso ocorre porque, entre outros aspectos, em um estado democrático, a prestação de contas sobre o que ocorre no ambiente público tende a ser uma prática consolidada, pressionando as organizações a primarem pelo desempenho de seus servidores.
Existem várias maneiras de Motivar os funcionários através de reforçadores de comportamentos. Sobre esse assunto, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

A plasticidade do repertório defensivo é uma característica importante de Saúde Mental. Alguns Mecanismos de Defesa são:
A fórmula apresentada a seguir serve para calcular qual índice dentro de uma organização?
Nº de pessoas/dias de trabalho perdidos por ausência no mês ______________________________________ = Índice de ......................
Nº médio de colaboradores x Nº de dias de trabalho no mês
O Comportamento Organizacional de Cidadania é geralmente definido como o comportamento que vai além das exigências formais do trabalho e que é benéfico para a organização. Qual dos comportamentos citados a seguir NÃO é um Comportamento Organizacional Cidadão?
A Entrevista onde o candidato reúne-se com três a cinco entrevistadores que fazem perguntas alternadamente se refere a qual modalidade de Entrevista?
Os itens a seguir fazem parte de qual processo dentro de uma organização?
1- Modelagem;
2- Instrução;
3- Seminários e conferências.
Georges Canguilhem, no clássico texto “O que é a psicologia?”, considera que:
Clayton Alderfer propôs uma modificação na teoria de Maslow em um esforço para simplificá–la e para responder às críticas à ausência de verificação empírica. Essa teoria identificou três categorias de necessidades: de existência, de relacionamento e de