Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 6849 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O assédio moral organizacional contempla interações entre o indivíduo e a organização ou a administração da empresa, as quais utilizam de violência e da hostilização, na formulação de procedimentos e políticas organizacionais, de modo

O ciclo típico de intervenção ergonômica engloba quatro macros etapas distintas e complementares. Na etapa de “Avaliação e Replanejamento”, o trabalho, comumente, consiste em realizar uma avaliação das soluções implantadas em termos de impactos para o bem-estar no trabalho/satisfação dos usuários, a eficiência e a eficácia de produtos e serviços;

Idalberto Chiavenato considera que a entrevista de seleção é a técnica de seleção mais utilizada e que a entrevista pessoal tem outras aplicações, como na triagem inicial do recrutamento, seleção de pessoal, aconselhamento e orientação profissional, avaliação de desempenho e desligamento, por exemplo. Esse autor aponta que uma diferença entre a entrevista de triagem e a entrevista de seleção é que a entrevista de triagem é

Sobre o trabalho de mediação de conflitos é correto afirmar que

Nos casos envolvendo violência contra mulheres podemos considerar a ocorrência de uma vitimização primária que é atribuída ao próprio agente que, com sua conduta, causa sofrimento físico ou mental à vítima. É preciso, porém, também considerar a existência de uma vitimização secundária, que pode ser reconhecida de modo direto

De acordo com a teoria psicanalítica (Fadiman e Frager, 1986), a ansiedade é considerada um obstáculo ao crescimento psicológico. Ou podemos enfrentá-la ou negar a situação que gera ansiedade e utilizarmos de mecanismos de defesa. Assim, o mecanismo de defesa em que ocorre o ato de dividir a situação de modo a restar pouca ou nenhuma reação emocional ligada ao acontecimento é denominado de

De acordo com RIBEIRO (2013) a psicoterapia é o tratamento, por meios psicológicos, de problemas de natureza emocional. Nesse processo uma pessoa treinada estabelece deliberadamente um relacionamento profissional com um paciente com o objetivo de promover um crescimento e desenvolvimento positivo da personalidade. Assim, assinale V para verdadeiro e F para falso nas assertivas abaixo.

( ) Tratar supõe e exige um nível de relação diferenciado entre cliente e psicoterapeuta. Uma coisa depende intimamente da outra: se eu trato bem, é provável que vá poder tratar as coisas internas do paciente com mais desenvoltura e permissão de sua parte.

( ) As desordens da emotividade constituem a matéria-prima da psicoterapia. É através desse trabalho do processo emocional que mais facilmente se chega à raiz dos conflitos humanos.

( ) É no relacionamento da psicoterapia e através dele que o cliente revive menos traumaticamente seus conflitos. É através desse relacionamento que se estabelece um clima permissivo, libertador, conscientizador.

( ) O psicoterapeuta deve ser sensível ao lócus onde o cliente está e só este sabe e conhece o seu lugar. O esquecimento desse fato por parte do psicoterapeuta é uma prepotência e violência sobre o cliente.

A sequência CORRETA é

Os profissionais integrantes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), de acordo com o Ministério da Saúde, devem realizar um conjunto de atividades definidas em procedimentos relativos a este núcleo. Pensando nessas atividades analise as assertivas abaixo.

I- É competência desses profissionais realizar atividades clínicas pertinentes a sua responsabilidade profissional.

II- É competência desses profissionais realizar ações que priorizem abordagens coletivas.

III- É competência desses profissionais ampliar o vínculo com as famílias, assumindo-as como parceiras no cuidado.

IV- É competência desses profissionais incentivar práticas de “medicalização" de situações comuns à vida cotidiana.

Está(ão) CORRETA(S)

No inconsciente estão_________________________________ que nunca foram conscientes e que não são acessíveis à _____________________. Além disso, há material que foi excluído da consciência, ________________ e _________________. Esse material não é esquecido ou perdido, mas não lhe é permitido ser________________. Processos mentais inconscientes são em si mesmos____________________. Isso significa em primeiro lugar que não são ordenados temporariamente, que o tempo de modo algum os altera e que a ideia de tempo não lhes pode ser aplicada.

As palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas acima são, na sequência:

Associe as duas colunas relacionando PATOLOGIA com SINTOMATOLOGIA.

1.Depressão.

2.Histeria dissociativa.

3.Neurose obsessiva compulsiva.

4.Fobia.

5.Psicose.

( ) Desmaios, desligamentos, ataques do tipo epiléptico, estado de “belle indiference", sensações de despersonalização e estranheza, estados crepusculares, “personalidade múltipla", entre outros.

( ) Medo excessivo, persistente e irracional na presença de um objeto, ou situação que causa ansiedade, taquicardia, sudorese, tremores, vertigens ou desmaios, mal estar gástrico, calafrios, dificuldade psicomotora.

( ) Impossibilidade angustiante de cumprir tarefas diárias, “vazio" interior, tristeza persistente e perda continua de motivação e de interesse, fadiga, insônia, baixa autoestima, hipotonia generalizada, astenia, inibição psicomotora.

( ) Ideias obsedantes, compulsão a realizar atos indesejáveis, luta contra estes pensamentos e estas tendências, ritos esconjuratórios.

( ) Incapacidade de adaptação social, gravidade maior ou menor dos sintomas, perturbação da faculdade de comunicação, ausência de consciência do estado mórbido, perda de contato com a realidade, alterações mais ou menos profundas e irreversíveis do ego.

A sequência CORRETA é

As primeiras discussões que modelaram as ciências cognitivas como campo de conhecimento, pautaram-se no objetivo de descobrir mecanismos neurais subjacentes aos fenômenos mentais e expressá-los em linguagem matemática. Nessa perspectiva, o processo de conhecer algo é visto como o( a):

O Manual de Diagnóstico e Estatístico da Associação Psiquiátrica Americana, o DSM, busca fornecer, através da observação direta dos fenômenos mentais, um sistema de classificação que objetiva:

No quadro da primeira tópica freudiana, o autor distingue neuroses atuais e neuropsicoses de defesa. A neurose de angústia integra junto à neurastenia o campo das neuroses atuais e sua etiologia está relacionada:

Provas: IBADE - 2017 - IABAS-RJ - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Freud

Em "Psicologia de grupo e análise do ego", Freud afirma que o contraste entre a psicologia individual e a psicologia social ou de grupo, que à primeira vista pode parecer pleno de significação, perde grande parte de sua nitidez quando examinado mais de perto. A esse respeito pode-se afirmar:

As trajetórias históricas da Psicologia Social no Brasil podem ser traçadas a partir de uma análise da emergência dos seus objetos de estudo. Assim, pode-se dizer que durante os anos 1960 e 1970 afirmou-se, no campo, a perspectiva:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282