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As primeiras discussões que modelaram as ciências cognitivas como campo de conhecimento, pautaram-se no objetivo de descobrir mecanismos neurais subjacentes aos fenômenos mentais e expressá-los em linguagem matemática. Nessa perspectiva, o processo de conhecer algo é visto como o( a):

O Manual de Diagnóstico e Estatístico da Associação Psiquiátrica Americana, o DSM, busca fornecer, através da observação direta dos fenômenos mentais, um sistema de classificação que objetiva:

No quadro da primeira tópica freudiana, o autor distingue neuroses atuais e neuropsicoses de defesa. A neurose de angústia integra junto à neurastenia o campo das neuroses atuais e sua etiologia está relacionada:

Provas: IBADE - 2017 - IABAS-RJ - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Freud

Em "Psicologia de grupo e análise do ego", Freud afirma que o contraste entre a psicologia individual e a psicologia social ou de grupo, que à primeira vista pode parecer pleno de significação, perde grande parte de sua nitidez quando examinado mais de perto. A esse respeito pode-se afirmar:

As trajetórias históricas da Psicologia Social no Brasil podem ser traçadas a partir de uma análise da emergência dos seus objetos de estudo. Assim, pode-se dizer que durante os anos 1960 e 1970 afirmou-se, no campo, a perspectiva:

Uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é:

As assertivas abaixo tratam de conceitos relativos às políticas educacionais e sociais. Analise-as:

I. A assistência estudantil pode ser definida como o processo pelo qual se ajuda financeiramente um estudante a permanecer e ter êxito na instituição educacional, através de bolsas de extensão, pesquisa, ensino, ou mesmo com auxílios do tipo moradia, alimentação e transporte.

II. Vulnerabilidade social é a condição que coloca um indivíduo em privação material, limitando-lhe o acesso adequado aos bens de consumo e ao bem-estar.

III. O conceito "aluno-equivalente" é um indicador educacional diferente de "matrícula".

IV. Mesmo as taxas de evasão (abandono) escolar sendo altas na educação brasileira, na rede federal, são consideradas significativamente pequenas, dada a qualidade do ensino e a estrutura educacional oferecida, principalmente nos cursos técnicos integrados, cujo público-alvo está no âmbito da educação básica obrigatória. Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) assertiva(s) CORRETA(S):

Em 2013 (primeira edição) o Conselho Federal de Psicologia publicou e disponibilizou para download gratuito o documento: "Referências técnicas para a atuação de Psicólogos na educação básica". Esse documento foi produzido por uma instância nacional, sediada no Conselho Federal de Psicologia, com unidades locais, sediadas nos Conselhos Regionais de Psicologia. Tal instância tem como objetivo consolidar a produção de referências para a atuação de psicólogas e psicólogos em políticas públicas por meio de pesquisas coordenadas nacionalmente. Em outras palavras, objetiva promover a qualificação da atuação profissional de psicólogos que atuam em políticas públicas por meio de pesquisas e da sistematização e divulgação de informações acerca da prática profissional da categoria em tais políticas. Sobre como se chama essa instância do Sistema Conselhos de Psicologia assinale a alternativa CORRETA:

A respeito das escolas pedagógicas e suas diferentes tendências, associe a segunda coluna com a primeira.

I. Pedagogia Liberal

II. Pedagogia Libertadora

III. Pedagogia Tecnicista

IV. Pedagogia Progressista

V. Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos

( )Termo utilizado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

( ) Tem como pressuposto que a aprendizagem só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica com a realidade vivida pelo educando. Seu principal inspirador e divulgadorfoi Paulo Freire (1921-1997).

( ) O papel da escola, segundo essa tendência, é funcionar como modeladora do comportamento humano, través de técnicas específicas. Compete à educação escolar organizar o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para que os indivíduos se integrem de forma adequada ao sistema social e mercado de trabalho.

( ) Sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais. Por isso, os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e normas vigentes na sociedade de dasses através do desenvolvimento da cultura individual.

( ) Tem como princípio a valorização da escola como instrumento de apropriação do saber. Defende que a atuação da escola consiste na preparação do aluno, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização. Dessa forma é possível fornecerlhe instrumental para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Para Carbone, Brandão, Leite e Vilhena (201 0), o mapeamento de competências tem como propósito identificar o gap ou a lacuna de competências, ou seja, a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização. O passo inicial desse processo consiste em identificar e descrever as competências necessárias para a consecução dos objetivos da organização. O segundo passo é estabelecer o grau de importância e realizar a avaliação do grau de domínio dos colaboradores em relação as competências. Multiplicando o grau de importância da competência pelo grau de domínio dos colaboradores (em escala invertida), obtêm-se o gap de competências. Com o gap de competências em mãos, a área de desenvolvimento de pessoas pode planejar treinamentos que desenvolvam as competências com maior grau de lacuna. Os autores Carbone, Brandão, Leite e Vilhena (2010), sugerem que, ao se descrever uma competência, deve-se seguir alguns cuidados metodológicos. As competências devem ser descritas em termos de comportamentos observáveis no ambiente de trabalho e devem conter estes elementos: Comportamento (verbo + objeto de ção) + Critério + Condição.

Assinale abaixo a afirmativa CORRETA, ou seja, que contêm a descrição de uma competência com todos os critérios metodológicos de descrição apontados no texto acima.

A neuropsicologia investiga as relações entre as funções psicológicas e a atividade cerebral. É de seu particular interesse o estudo das seguintes funções:

Um dos conceitos fundamentais de psicanálise apresentados por Garcia-Roza, em seu livro Freud e o inconsciente, a pulsão tem dois representantes psíquicos: o representante ideativo e o afeto, cada um deles obedecendo a mecanismos diferentes de transformação. Os destinos do representante ideativo são:

De acordo com o livro A psicanálise de crianças e o lugar dos pais, de Alba Flesler, para estabelecer uma distinção entre uma psicanálise de adultos e outra de crianças que inclua, é claro, especificidades clínicas, parece preferível definir com seriedade qual o objeto da psicanálise. Este objeto da psicanálise mencionado é:

Com relação aos componentes da Rede de Atenção Psicossocial, são estratégias de Desinstitucionalização:

O Projeto Terapêutico Singular - PTS deverá ser desenvolvido pelo serviço de atenção em regime residencial, com acompanhamento do CAPS de referência, da Atenção Básica e de serviços das redes de outros setores, considerando o caso a caso. O Serviço de Residência Terapêutica é o responsável pela gestão do cuidado e do PTS durante a permanência do usuário no serviço de atenção em regime residencial.

Sobre o trecho acima:

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