O assédio moral organizacional contempla interações entre o indivíduo e a organização ou a administração da empresa, as quais utilizam de violência e da hostilização, na formulação de procedimentos e políticas organizacionais, de modo
O ciclo típico de intervenção ergonômica engloba quatro macros etapas distintas e complementares. Na etapa de “Avaliação e Replanejamento”, o trabalho, comumente, consiste em realizar uma avaliação das soluções implantadas em termos de impactos para o bem-estar no trabalho/satisfação dos usuários, a eficiência e a eficácia de produtos e serviços;
Idalberto Chiavenato considera que a entrevista de seleção é a técnica de seleção mais utilizada e que a entrevista pessoal tem outras aplicações, como na triagem inicial do recrutamento, seleção de pessoal, aconselhamento e orientação profissional, avaliação de desempenho e desligamento, por exemplo. Esse autor aponta que uma diferença entre a entrevista de triagem e a entrevista de seleção é que a entrevista de triagem é
Sobre o trabalho de mediação de conflitos é correto afirmar que
Nos casos envolvendo violência contra mulheres podemos considerar a ocorrência de uma vitimização primária que é atribuída ao próprio agente que, com sua conduta, causa sofrimento físico ou mental à vítima. É preciso, porém, também considerar a existência de uma vitimização secundária, que pode ser reconhecida de modo direto
De acordo com a teoria psicanalítica (Fadiman e Frager, 1986), a ansiedade é considerada um obstáculo ao crescimento psicológico. Ou podemos enfrentá-la ou negar a situação que gera ansiedade e utilizarmos de mecanismos de defesa. Assim, o mecanismo de defesa em que ocorre o ato de dividir a situação de modo a restar pouca ou nenhuma reação emocional ligada ao acontecimento é denominado de
De acordo com RIBEIRO (2013) a psicoterapia é o tratamento, por meios psicológicos, de problemas de natureza emocional. Nesse processo uma pessoa treinada estabelece deliberadamente um relacionamento profissional com um paciente com o objetivo de promover um crescimento e desenvolvimento positivo da personalidade. Assim, assinale V para verdadeiro e F para falso nas assertivas abaixo.
( ) Tratar supõe e exige um nível de relação diferenciado entre cliente e psicoterapeuta. Uma coisa depende intimamente da outra: se eu trato bem, é provável que vá poder tratar as coisas internas do paciente com mais desenvoltura e permissão de sua parte.
( ) As desordens da emotividade constituem a matéria-prima da psicoterapia. É através desse trabalho do processo emocional que mais facilmente se chega à raiz dos conflitos humanos.
( ) É no relacionamento da psicoterapia e através dele que o cliente revive menos traumaticamente seus conflitos. É através desse relacionamento que se estabelece um clima permissivo, libertador, conscientizador.
( ) O psicoterapeuta deve ser sensível ao lócus onde o cliente está e só este sabe e conhece o seu lugar. O esquecimento desse fato por parte do psicoterapeuta é uma prepotência e violência sobre o cliente.
A sequência CORRETA é
Os profissionais integrantes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), de acordo com o Ministério da Saúde, devem realizar um conjunto de atividades definidas em procedimentos relativos a este núcleo. Pensando nessas atividades analise as assertivas abaixo.
I- É competência desses profissionais realizar atividades clínicas pertinentes a sua responsabilidade profissional.
II- É competência desses profissionais realizar ações que priorizem abordagens coletivas.
III- É competência desses profissionais ampliar o vínculo com as famílias, assumindo-as como parceiras no cuidado.
IV- É competência desses profissionais incentivar práticas de “medicalização" de situações comuns à vida cotidiana.
Está(ão) CORRETA(S)
No inconsciente estão_________________________________ que nunca foram conscientes e que não são acessíveis à _____________________. Além disso, há material que foi excluído da consciência, ________________ e _________________. Esse material não é esquecido ou perdido, mas não lhe é permitido ser________________. Processos mentais inconscientes são em si mesmos____________________. Isso significa em primeiro lugar que não são ordenados temporariamente, que o tempo de modo algum os altera e que a ideia de tempo não lhes pode ser aplicada.
As palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas acima são, na sequência:
Associe as duas colunas relacionando PATOLOGIA com SINTOMATOLOGIA.
1.Depressão.
2.Histeria dissociativa.
3.Neurose obsessiva compulsiva.
4.Fobia.
5.Psicose.
( ) Desmaios, desligamentos, ataques do tipo epiléptico, estado de “belle indiference", sensações de despersonalização e estranheza, estados crepusculares, “personalidade múltipla", entre outros.
( ) Medo excessivo, persistente e irracional na presença de um objeto, ou situação que causa ansiedade, taquicardia, sudorese, tremores, vertigens ou desmaios, mal estar gástrico, calafrios, dificuldade psicomotora.
( ) Impossibilidade angustiante de cumprir tarefas diárias, “vazio" interior, tristeza persistente e perda continua de motivação e de interesse, fadiga, insônia, baixa autoestima, hipotonia generalizada, astenia, inibição psicomotora.
( ) Ideias obsedantes, compulsão a realizar atos indesejáveis, luta contra estes pensamentos e estas tendências, ritos esconjuratórios.
( ) Incapacidade de adaptação social, gravidade maior ou menor dos sintomas, perturbação da faculdade de comunicação, ausência de consciência do estado mórbido, perda de contato com a realidade, alterações mais ou menos profundas e irreversíveis do ego.
A sequência CORRETA é
As primeiras discussões que modelaram as ciências cognitivas como campo de conhecimento, pautaram-se no objetivo de descobrir mecanismos neurais subjacentes aos fenômenos mentais e expressá-los em linguagem matemática. Nessa perspectiva, o processo de conhecer algo é visto como o( a):
O Manual de Diagnóstico e Estatístico da Associação Psiquiátrica Americana, o DSM, busca fornecer, através da observação direta dos fenômenos mentais, um sistema de classificação que objetiva:
No quadro da primeira tópica freudiana, o autor distingue neuroses atuais e neuropsicoses de defesa. A neurose de angústia integra junto à neurastenia o campo das neuroses atuais e sua etiologia está relacionada:
Em "Psicologia de grupo e análise do ego", Freud afirma que o contraste entre a psicologia individual e a psicologia social ou de grupo, que à primeira vista pode parecer pleno de significação, perde grande parte de sua nitidez quando examinado mais de perto. A esse respeito pode-se afirmar:
As trajetórias históricas da Psicologia Social no Brasil podem ser traçadas a partir de uma análise da emergência dos seus objetos de estudo. Assim, pode-se dizer que durante os anos 1960 e 1970 afirmou-se, no campo, a perspectiva: