No que se refere ao exame neuropsicológico, julgue o seguinte item.
A entrevista é a primeira etapa do exame neuropsicológico, seguido das hipóteses que deverão ser testadas no momento posterior.
No que se refere ao psicólogo hospitalar, à sua atuação e ao seu trabalho em equipe interprofissional, julgue o item a seguir.
Um dos objetivos fundamentais do trabalho do psicólogo hospitalar consiste na minimização do sofrimento do paciente que decorra da hospitalização.
Julgue o item seguinte, acerca das relações humanas e do trabalho do psicólogo no âmbito interdisciplinar.
O trabalho no coletivo encontra alguns obstáculos, como a presença do individualismo e do protecionismo, fortes elementos de desagregação da equipe.
A respeito da dependência química e da sua prevenção, julgue o próximo item.
Na configuração clínica da dependência do álcool, há que se avaliar a influência de fatores entre os quais se encontram a cultura e a personalidade do dependente.
Ainda com relação à dependência química e à sua prevenção, bem como ao seu tratamento, julgue o item que se segue.
O manejo de contingência é uma proposta de tratamento baseada na teoria do condicionamento respondente.
Joana, de três anos de idade, acompanhada da mãe, foi submetida a uma avaliação médica. Durante o procedimento, o pediatra responsável, ao conversar com a mãe, desconfiou de maus-tratos e histórico de violência contra a criança. Por essa razão, o médico tomou as medidas cabíveis junto aos órgãos responsáveis, o que acarretou a instauração de processo judicial no qual o juiz buscou avaliar, essencialmente, a condição psicológica da criança, o regime de guarda, a existência de maus-tratos e seus possíveis efeitos. Assim, ele requereu que fosse realizada avaliação psicológica do caso, enfocando, entre outros aspectos, a condição psicológica da mãe e do pai nos cuidados com a criança, tendo em vista que a mãe, em depoimento, havia alegado suspeitar de prática de maus-tratos na criança pelo pai, que tem a guarda unilateral de Joana em razão de necessidades da mãe de internação e submissão a tratamento de depressão pós-parto.
Com referência a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
O psicólogo responsável pela avaliação deverá responder aos quesitos de maneira convincente, esclarecendo qual decisão deverá ser tomada no caso de Joana.
Julgue o item subsecutivo, concernente à entrevista psicológica.
A partir da entrevista inicial, o caso deverá ser registrado em relato, no qual deve ser apresentada, em linguagem técnica e fundamentada em bibliografia recente, uma compreensão objetiva do quadro, que possa ser útil na intervenção interdisciplinar e na construção do plano de tratamento.
Julgue o item a seguir, acerca do trabalho do psicólogo na área de psicologia da saúde, no contexto hospitalar.
A teoria sistêmica do comportamento não é mais utilizada no trabalho de psicologia da saúde porque é fundamentada no modelo biomédico.
Considerando o trabalho do psicólogo em programa hospitalar que assiste pessoas portadoras de doenças crônicas, julgue o item seguinte.
Participantes de um programa de psicocardiologia que apresentam perda de memória e fala confusa devem ser tratados como portadores de outras condições, como a doença de Alzheimer, pois os sintomas referidos são incompatíveis com as consequências comportamentais de doenças cardiovasculares.
Com relação aos programas psicológicos de prevenção e tratamento em saúde mental, julgue o item que se segue.
Os programas de saúde conduzidos de acordo com as normas atuais utilizam técnicas e recursos voltados aos aspectos psicossociais do indivíduo, valorizando e incentivando mais a sua autonomia no contexto de vida pessoal do que a redução de sintomas e administração medicamentosa de crises.
Considerando a assistência em saúde mental, julgue o próximo item.
Nesse tipo de assistência, o vínculo entre o profissional e o paciente é considerado um processo relevante, mediado pela confiança mútua, que estreita a relação entre as pessoas envolvidas.
Julgue o item subsequente, com relação aos cuidados e procedimentos reconhecidos como necessários ao planejamento e programação de serviços grupais para assistência a portadores de transtornos mentais.
Cada grupo deve ser prioritariamente focado em uma condição clínica específica como, por exemplo, grupos formados exclusivamente por portadores de esquizofrenia ou de depressão.
Considerando a necessidade de monitoramento e avaliação do trabalho realizado nos serviços de saúde, julgue o item a seguir, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
A produção da informação estratégica no âmbito do monitoramento e avaliação é fator de estresse e desmotivação para o trabalhador.
“Pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo, com depressão, ideias delirantes e incapacitação social não apresentam boas respostas terapêuticas a um determinado tratamento psicoterapêutico. Estudos de preditores de resposta sugerem que esses fatores diminuem a motivação e impedem a habituação da ansiedade." (ITO, Lígia M. e colaboradores). O referencial terapêutico citado é a:
“Perversão seria o nome do que nos desperta indignação. Mas, porque o estado social 'normal' não representa o bem ético, torna-se difícil pensar a perversão de modo simples" (Cristian Dunker).
Essa sentença abrange, de forma exemplar, as dificuldades clínicas referentes à formulação de uma estrutura perversa. Sendo assim, examine os enunciados abaixo:
I. Freud, no texto “os três ensaios sobre a teoria da sexualidade", apresenta a estrutura perversa e a caracteriza como estando em oposição à neurose.
II. O recalque, mecanismo que responde pelas manifestações neuróticas, produz um afastamento de algumas representações psíquicas da consciência. Na perversão, ocorreria um processo similar.
III. A denegação perversa da castração, simbolicamente representada pela atribuição de um pênis feminino, é uma tentativa de se furtar aos imperativos da lei simbólica.
IV. “o outro deseja, mas segundo a lei que eu determino". Essa frase apresenta de forma sucinta a relação que o perverso mantém com o outro.
V. Freud apresenta o conceito de “cisão do eu", ao falar da perversão, justamente para demarcar que o conflito é inconsciente.
Marque a alternativa correta.