De acordo com a nova perspectiva para atenção em saúde mental, os pacientes internados em hospitais psiquiátricos
“A consciência alterada por drogas não é algo novo. Em quase todas as culturas conhecidas ao longo da história, as pessoas buscaram maneiras de alterar a consciência desperta. O uso de drogas psicoativas – substancias que alteram o humor, a percepção e o funcionamento mental ou o comportamento – é quase universal. Muitas das drogas disponíveis hoje, legal ou ilegalmente, vêm sendo usadas há milhares de anos” (Morris, 2004). Sobre as drogas psicoativas, são consideradas depressivas, estimulantes e alucinógenas, respectivamente:
Uma instituição pública sofre com a denúncia de casos de violência e assédio no trabalho e está sendo notificada pelo Ministério Público Federal para tomar providências com relação ao caso. Sabe-se que muitos casos de violência e assédio no trabalho comportam quadros de transtorno mental ou de insatisfação com o trabalho. Além dos casos que chegam ao sindicato da categoria profissional relacionados com a instituição, outros casos são identificados pela equipe de saúde e segurança do trabalho da própria instituição. Segundo o Protocolo de Atenção à Saúde Mental e Trabalho (Bahia, 2014), no que diz respeito à investigação diagnóstica dos transtornos mentais e ao estabelecimento do seu nexo com o trabalho, considere as seguintes afirmativas:
1 - Se a empresa suspeita de nexo do transtorno mental com o trabalho, pode encaminhar o trabalhador para um serviço público especializado para a investigação sobre o nexo.
2 - Além de uma avaliação do caso suspeito com uma equipe multiprofissional, pode-se realizar uma inspeção do ambiente de trabalho.
3 - A empresa não tem obrigação de realizar emissão de Comunicado de Acidente de Trabalho ou registro no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN).
Assinale a alternativa correta.
De acordo com a Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, existem três tipos de internação: voluntária, involuntária e compulsória.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A pessoa que solicita voluntariamente sua internação, ou que a consente, deve assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento.
II. A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.
III. A internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e dos funcionários.
Está correto o que se afirma em:
De acordo com a legislação em saúde mental, um hospital psiquiátrico que ofereça serviços médicos e psicológicos, mas não conte com serviços em assistência social, ocupacionais e de lazer
De acordo com as diretrizes da Política em Saúde Mental, no que se refere à Rede de Atenção em Saúde (RAS), os ambulatórios de saúde mental devem
matriciamento, em relação à política de saúde mental, constitui uma ferramenta para transformação da realidade de trabalho de equipes multiprofissionais e de suas relações com as pessoas e a comunidade atendidas. O matriciamento pressupõe que
Pensar na inserção dos psicólogos no serviços de saúde mental exige que saibamos localizar a dimensão da clínica e sua relação com a política de saúde mental que orienta o funcionamento destes serviços. Neste contexto, assinale a alternativa INCORRETA acerca dos serviços de saúde mental.
Um outro tema comum no atendimento psicoterápico ao idoso é a tentativa de manter a autoestima, a integridade do ego e um senso de propósito na vida em uma fase caracterizada por um aumento das incertezas e pela investida violenta de traumas narcísicos. Esses acontecimentos, algumas vezes, corroem a autoestima, a confiança e a autoimagem positiva do idoso. Em relação a isso, assinale a alternativa cujo enunciado não pode ser apontado como causa da perda da autoestima nessa idade.
A Lei nº 10.216/01, fruto de incessante luta do movimento anti-manicomial, trouxe diversas modificações no que tange ao tratamento de pessoas portadoras de sofrimento mental. Sobre essa lei, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I. São direitos da pessoa portadora de transtorno mental: ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades; ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade; ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração; ter garantia de que as informações prestadas serão in formadas a quem de direito; ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária; ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis; receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento; ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios necessários, sendo menos invasivos ou não; e ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.
II. É responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação do usuário e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.
III. A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio e o tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, e outros.
IV. A pessoa que solicita voluntariamente sua internação, ou que a consente, deve assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento. Porém o término da internação voluntária dar-se-á apenas por solicitação escrita do médico assistente.
V. A internação voluntária ou involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento. A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta. O término da internação involuntária dar-se-á por solicitação escrita do familiar, ou responsável legal, ou quando estabelecido pelo especialista responsável pelo tratamento.
Com relação aos programas psicológicos de prevenção e tratamento em saúde mental, julgue o item que se segue.
Um aspecto negativo da assistência ambulatorial em saúde mental, nos modelos atuais, é que ela evita internações, as quais, de acordo com o modelo biopsicossocial, seriam mais abrangentes, eficazes e humanizadas para o paciente do que o serviço ambulatorial.
Sobre o uso de drogas, assinale a alternativa correta:
Com relação aos programas psicológicos de prevenção e tratamento em saúde mental, julgue o item que se segue.
Por questões éticas, o psicólogo que atua em programas ambulatoriais deve trabalhar de modo individual ou, se trabalhar em equipe, ela deve ser composta apenas por outros profissionais da psicologia.
O efetivo manejo dos transtornos mentais nos serviços de saúde em geral é, sem dúvida, uma das exigências para viabilizar a desinstitucionalização do paciente psiquiátrico. São características da Política Pública de Saúde Mental vigente no Brasil:
Considerando a assistência em saúde mental, julgue o próximo item.
O acolhimento, que deve acontecer sempre, consiste na aceitação do indivíduo, em seu sofrimento e com seus problemas, por parte do profissional ou da equipe do serviço, sendo possível a exceção quando existe discordância entre a demanda do sujeito e a proposta terapêutica oferecida pela equipe.