A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação, no art. 44 dispõe sobre o acesso aos cursos de graduação por meio de processo seletivo. Sobre o processo seletivo para ingresso na educação superior, é correto afirmar:
Os estudos sobre Currículo apresentam uma discussão estabelecida entre o currículo escolar oficial e o currículo oculto. Segundo SILVA (1999), o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes. Neste sentido, o currículo oculto constitui-se (Assinale a opção correta.)
Do ponto de vista etimológico, a palavra Currículo deriva da palavra latina curros (carros, carruagem) e de suas variações. Começou a ser empregada na literatura geral norte-americana em meados do século XIX, para designar processo de vida e desenvolvimento. Segundo Vilar (1998), o currículo pode assumir os significados seguintes:
Faça a associação correta.
1. Currículo prescrito.
2. Currículo apresentado.
3. Currículo trabalhado.
4. Currículo traduzido.
5. Currículo concretizado.
( ) Conjunto dos meios elaborados por diferentes instâncias com o objetivo de apresentar uma interpretação do currículo prescrito.
( ) Conjunto das tarefas escolares que corporizam as decisões curriculares, anteriormente assumidas.
( ) Consiste na planificação curricular no âmbito da escola, configuram os significados e conteúdos das decisões e propostas.
( ) Consiste no conjunto de efeitos cognitivos, afetivos, morais, sociais etc.
( ) Trata-se do resultado das decisões assumidas pela administração do sistema educativo.
Assinale a sequência correta, de cima para baixo
A Lei n.º 1.369/03 institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Na Educação Infantil este trabalho pode tornar-se prazeroso quando tratado a partir da Literatura Infantil Afro- Brasileira, propiciando
O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores. No âmbito do Ministério da Educação, qual o setor responsável?
A partir da figura abaixo, de autoria de Francesco Tonucci (Com olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 100-1), indique apenas qual da(s) seguinte(s) reflexão(ões) não é possível. 
Leia o fragmento:
Baseando-se no contexto acima, marque a alternativa INCORRETA:
Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo? (Luckesi Filosofia da Educação pág. 97)
Nesse texto, o autor chama a atenção para o rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais, referindo-se ao: .
Na Educação a Distância, é papel do designer instrucional cuidar dos
A consciência ingênua é fértil em atitudes referentes ao analfabetismo. Algumas delas se referem às causas, outras ao significado do analfabetismo (...). No que diz respeito às causas, refere sempre o analfabetismo a um vício de formação individual, pelo qual é responsável o próprio analfabeto ou sua família, jamais a sociedade como um todo. E quando menciona a sociedade, a entende como um simples meio ambiente, como uma realidade puramente física, sem conseqüências existenciais.
Com isso, o adulto analfabeto ou com pouca escolarização
A organização do currículo por projetos é uma das propostas para o desenvolvimento integral de homens e mulheres numa realidade plural, portanto, na sua realização deve-se considerar a elaboração de projetos
Papagaio velho não aprende a falar...
Burro velho não toma andadura; e se a toma, pouco dura...
É comum encontrarmos pessoas adultas que desistem de voltar à escola ou retomar seus estudos porque, tal como o dito popular, não vão aprender porque já são velhas. Para que o adulto supere esse preconceito, é necessário que
Nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender. Aprender para construir-se em um triplo processo de hominização (tornar-se homem), de singularização (tor- nar-se exemplo único de homem), de socialização (tornar- se membro de uma comunidade, partilhando seus valores e ocupando um lugar nela). Aprender para viver com outros homens com quem o mundo é partilhado. Aprender para apropriar-se do mundo, de uma parte desse mundo, e para participar da construção de um mundo pré- existente.
Portanto, aprender é
A escola pública brasileira, mediante a forma como organiza seu trabalho pedagógico e estabelece seus regulamentos, ritmos e rituais, ainda está longe de
Considere as afirmações abaixo.
I. Ênfase no domínio do professor.
II. Os alunos devem ser capazes de aprender e aceitar as explicações e as orientações.
III. Os métodos são baseados em exposição verbal da matéria.
IV. A preocupação básica da instituição educacional é a de adaptar os educandos à tarefa da aprendizagem.
As características apresentadas estão relacionadas à concepção de educação