A imagem abaixo se refere a qual texto da
literatura surda?
Klein e Martins (2012, p.13), no artigo
“Estudos da contemporaneidade: sobre ouvintismo/
audismo”, questionam:
(...) muitos ouvintes que não convivem com a
comunidade surda julgam que os surdos são
incapazes, já que não ouvem. A comunidade surda é
vista como um gueto, como um espaço da exclusão.
Porém, os surdos a veem como uma proteção,
um local onde preferem viver cotidianamente. No
entanto, há sujeitos surdos que não aceitam outros
sujeitos surdos, e rejeitam o espaço da comunidade,
do compartilhamento da língua de sinais. Nesses
diferentes posicionamentos, os movimentos surdos
também vivenciam o que poderíamos chamar de
etnocentrismo surdo - “surdismo”.
Assinale a opção INCORRETA, em relação a
abordagem acima:
Em signWriting, as figuras abaixo
representam RESPECTIVAMENTE:
Ao tratar do biológico e do cultural, Vygotsky aponta que a imaturidade dos organismos no momento do nascimento e a imensa plasticidade do sistema nervoso central do homem estão fortemente relacionadas com a importância da história da espécie no desenvolvimento psicológico. O cérebro pode se adaptar a diferentes necessidades, servindo a diversas funções estabelecidas na história do homem. Para Vygotsky uma ideia fundamental para que se compreenda essa concepção sobre o funcionamento cerebral é denominada:
Como Assistente de Alunos, sabe-se que as pessoas também podem aprender observando e ouvindo o que acontece com os outros, assim como pela experiência. Aprender pela observação e pela experiência direta é chamado de Aprendizagem Social. Muitos alunos respondem à forma como percebem e definem as consequências, e não as consequências em si, sendo a influência dos modelos o centro da abordagem da aprendizagem social. Quatro processos determinam a influência que um modelo tem sobre o indivíduo. Podemos afirmar que é um Processo da Aprendizagem Social, EXCETO:
Lacerda (2010) aborda, em seu artigo, que um discurso é sempre constituído por diversas linguagens sociais. Nesta perspectiva, a palavra não tem um sentido único, mas possui uma multiplicidade de sentidos, que são produzidos na enunciação, no acontecimento e na interação social. É exatamente neste terreno pantanoso e plural que atua o tradutor/intérprete, elegendo os sentidos que lhe parecem os mais promissores para serem transpostos para uma outra língua em cada processo tradutório. De acordo com o texto, a posição de um intérprete é a de
De acordo com o Decreto 5626/2005 e com o PNE, a Libras-Tátil está entre as mobilidades de comunicação para pessoa surdacega. O conceito coerente sobre essa mobilidade é
A Fonética e a Fonologia das Línguas de Sinais são áreas da Linguística que estudam as unidades mínimas dos sinais que não apresentam significado isoladamente. Analise as afirmativas abaixo sobre a Fonética e a Fonologia nas Línguas de Sinais: I- A principal preocupação da Fonética é descrever as unidades mínimas dos sinais. II- A Fonética é um ramo da Linguística que objetiva identificar a estrutura e a organização dos constituintes fonológicos, propondo modelos descritivos e explanatórios. III- A Fonética é a área que investiga o aspecto material das unidades mínimas das Línguas de Sinais. IV- A Fonologia das Línguas de Sinais descreve as propriedades fí- sicas, articulatórias e perceptivas de configuração e orientação de mãos, movimento, locação, expressão corporal e facial. V- A Fonologia estuda as diferenças percebidas e produzidas relacionadas às diferenças de significado. Estão corretas as afirmativas
Para Vygotsky, o curso do desenvolvimento do conceito científico na criança, nas ciências sociais, transcorre sob as condições do processo educacional, forma de colaboração, dentro de um sistema, entre o professor e o aluno. A essa colaboração original entre a criança e o adulto deve-se:
Segundo Gandin, a educação libertadora e capaz de promover a transformação social é aquela que:
Nos Referenciais Curriculares para a Rede Municipal de Educação de Niterói (Referenciais Curriculares 2010: Uma Construção Coletiva – Ensino Fundamental), a organização curricular tem uma dimensão específica por ciclos e Eixos Temáticos. Tais eixos são:
Leia o texto abaixo. O conceito de ___________ abrange o conjunto das atividades educativas nucleares desenvolvidas pela escola. Significa todas as atividades educativas planejadas e executadas pela escola, visando ao desenvolvimento, completo e harmonioso, da personalidade integral do educando; é o caminho que a escola oferece a seus alunos a fim de que sejam alcançados os objetivos da educação. O MEC, visando a constituir um referencial para as escolas e professores no exercício de suas práticas educativas, elaborou _______________ e o CNE publicou ______________________ um conjunto articulado de princípios, critérios e procedimentos que devem ser observados, obrigatoriamente, pelos sistemas e pelas próprias escolas na organização e no planejamento, na execução e na avaliação de seus cursos e respectivos projetos pedagógicos. Os termos que completam corretamente o texto acima são, respectivamente:
Documento fundamental para registro do diagnóstico inicial da turma, frequência do aluno, planejamento, avaliações e relatório final do trabalho do professor, bem como da carga horária prevista na Matriz Curricular. É também documento de escrituração escolar coletivo, em que devem ser registradas, sistematicamente, as atividades desenvolvidas com a turma e o resultado do desempenho e frequência dos alunos. Trata-se do(da):
No livro “Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos” (QUADROS, KARNOPP, 2004), encontramos uma definição de gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Qual?
Segundo Quadros (2004), em texto publicado no livro O tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e língua portuguesa, o Intérprete de Libras, ao realizar a interpretação para a língua sinalizada e viceversa, deve observar qual preceito ético?