De acordo com Libâneo, na base dos sistemas de ensino e das escolas está a relação direta professores-alunos, para a qual devem convergir todas as ações. Ações estas nas quais devem existir conhecimentos especializados e nas quais é imprescindível a atuação do pedagogo escolar, a fim de:
I) ajudar aos professores no aprimoramento do desempenho em sala de aula.
II) avaliar políticas educacionais nacionais e definir se a escola vai aderir ou não a elas.
III) supervisionar e avaliar as metodologias aplicadas nas salas de aula pelos docentes.
IV) analisar e compreender as situações de ensino com base em conhecimentos teóricos.
V) organizar horários e rotinas rígidas de estudos para os alunos da instituição.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Um aluno com matrícula regular é identificado com uma necessidade educacional e requer um apoio especializado. Em relação à tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Em tese, deve contar com:
Conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), o ensino médio constitui a etapa final da educação básica e tem duração mínima de três anos. Essa mesma lei define as finalidades do ensino médio, dentre as quais encontra-se
Nos estudos da tradução, existem, pelo menos, três tipos de tradução: intralingual, interlingual e intersemiótica. Na tradução interlingual,
Em seu nível fonético/fonológico, as Línguas de Sinais contêm parâmetros geralmente divididos em 5 categorias: Configuração de Mãos, Movimento, Ponto de Articulação, Orientação da Palma e Expressões Não-Manuais. A categoria Movimento, por sua vez, pode ser classificada quanto
A negação é considerada um universal linguístico, isto é, todas as línguas, orais e sinalizadas, apresentam, pelo menos, uma forma de negação. Na Libras, há algumas formas para negar, tais como: o uso do sinal manual NÃO e o uso do sinal não manual NÃO realizado apenas com movimento da cabeça para a direita e para a esquerda concomitantemente à informação negada. Além destas, outra forma para negar é
Considere o excerto abaixo:

Nesse excerto, há descrição de fatos decorrentes da
Reconhecem-se, na educação de surdos, três filosofias educacionais: o Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo. Elas dizem respeito ao conjunto de concepções sobre o surdo, a surdez, a Língua de Sinais e a Língua Oral que subjazem às práticas educativas destinadas a estudantes surdos. Com base nessas informações, considere as assertivas que seguem:

Sobre as Filosofias da Educação de Surdos, estão corretas as assertivas
Assinale a alternativa que NÃO faz parte das medidas para uso e difusão da Libras e da Língua Portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação, de acordo com o Decreto 5626/2005.
Ao realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, os Tradutores e Intérpretes da Libras deverão obedecer a preceitos éticos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a preceitos da ética desses profissionais.
As Expressões Não Manuais na Libras
Considerando os aspectos linguísticos da Libras, assinale a alternativa CORRETA.
Uma Escola Municipal, no início do ano letivo, ao montar a grade de horários de suas disciplinas, tendo em vista uma forte rejeição dos alunos e a facultatividade da matrícula, aloca o oferecimento do componente curricular Ensino Religioso após as 17 horas, quando se encerram as atividades regulares da escola. Os alunos matriculados no ensino fundamental nos turnos da manhã e da tarde poderiam frequentar as aulas sem prejudicar a frequência em outras atividades. Na educação infantil, o componente curricular não seria oferecido em virtude do horário em que seria disponibilizado.
A equipe diretiva, em dúvida sobre a legalidade desses atos, procura a Secretaria de Educação, que lhe esclarece que, de acordo com o Art. 210, § 1º, da Constituição Federal de 1988, que trata sobre o Ensino Religioso na escola pública:
“Etimologicamente, supervisão significa 'visão sobre', e da sua origem traz o viés da administração, que a faz ser entendida como gerência para controlar o executado. Dessa forma, quando transposta para a educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional." (FERREIRA, 2008, pág. 238).
Porém, outra perspectiva de supervisão vem tomando vulto. Celso Vasconcellos afirma que “Ser supervisor não é fiscal de professor, não é dedo-duro [...] não é pombo-correio [...] não é coringa/tarefeiro/quebra-galho/salva-vidas[...] não é tapa buraco, não é burocrata[...] não é de gabinete, não é dicário [...] não é generalista que entende quase nada de quase tudo." (VASCONCELLOS, 2006, p.86.).
Nessa perspectiva, o trabalho do supervisor sofre uma ressignificação, cujo princípio norteador deve ser:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi vista historicamente como uma ação compensatória que visava alfabetizar jovens e adultos que tiveram suas trajetórias escolares interrompidas ou acidentadas. Com o alargamento dos dispositivos legais garantidores da educação, a EJA passa a ser de oferecimento obrigatório pelo poder público e direito dos cidadãos.
De acordo com o Parecer nº 11, de 2000, do Conselho Nacional de Educação, a EJA possui três funções necessárias. Uma delas se constitui, segundo o parecer, no próprio sentido da Educação de Jovens e Adultos. A função: