As Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau (2012) abordam a estreita relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem. Apontam sobre a importância desses dois processos quando se planeja o ensino. A importância de estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características especificas de cada faixa etária. Assim, planejar o que e como ensinar pressupõe saber quem é esse aluno. Sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, conforme a teoria de Vygotsky, podemos afirmar que:
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão transformando a vida em sociedade, a escola não poderá ficar alheia em relação ao imenso repertório de possibilidades que essas tecnologias oferecem. Cada vez mais as inovações tecnológicas exigem professores em constante aperfeiçoamento em relação à inserção dos recursos tecnológicos aplicados ao ensino, buscando inserir em sua prática educativa recursos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Em relação às tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, leia e complete as lacunas abaixo: Com a inserção dos computadores na escola, toda a comunidade escolar deve estar atenta às mudanças que esta ferramenta pode oportunizar ao aluno, uma nova forma de buscar ____________, gerenciar as informações. Os professores passam a ter um papel fundamental neste processo de aprendizagem, pois devem propor formas de levar o educando a refletir, participar e desenvolver sua criatividade, levando-o a uma nova forma de desenvolver seu__________. Neste método novo de aprendizagem que utiliza o computador como objeto de _____________para uma melhor forma de o aluno aprender, o professor desenvolve um papel importante como__________ no processo de ensino aprendizagem, buscando instigar a curiosidade e criatividade, não sendo apenas um transmissor de conteúdos. O professor deve estar apto a planejar e desenvolver na informática atividades que façam a _____________ com os conteúdos desenvolvidos em sala, desafiando-os para que assim se atinjam os objetivos pedagógicos propostos no plano de ensino da disciplina. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Assinale a alternativa que indica uma atribuição do Coordenador Pedagógico:
Em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para os estudantes surdos, devido à diferença linguística, orienta-se que:
Em relação ao Decreto Federal n. 5626/05, são denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam ___________________ utilizadas no de-senvolvimento de todo o processo educativo. Preencha a lacuna:
Sobre o processo de aquisição da língua de sinais como segunda língua L2, o que diferencia fundamentalmente um adulto de uma criança é:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9394/96) é considerada um avanço no cenário educacional brasileiro, ao mesmo tempo em que foi alvo de críticas por parte de alguns órgãos representativos dos profissionais que trabalham com educação. A esse respeito, é correto afirmar:
No contexto da política e da legislação educacional brasileira atual, o ensino domiciliar
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena, o atendimento escolar será feito
"O planejamento, mais que predizer o futuro, se constitui em uma aposta, um cálculo que preside à ação, para criar o futuro desejado, a partir das possibilidades que vislumbramos, sem a garantia de que tenhamos o controle sobre esse futuro."
Considere:
I. definição das intencionalidades indicando o rumo a seguir.
II. definição dos pontos de chegada.
III. decisão sobre como e com o que caminhar, como superar ou contornar os obstáculos, as limitações.
IV. construção das orientações normativas.
V. são os passos a dar na caminhada.
No planejamento estratégico os termos: políticas, diretrizes, objetivos, metas e estratégias correspondem, correta e respectivamente, a
O direito à educação na infância e na adolescência é hoje defendida pela maioria da população. Nos dias atuais é inaceitável que uma criança esteja fora da escola na chamada idade escolar. Uma mãe analfabeta, com baixa escolaridade, vai brigar pelo direito do filho a ter uma vaga na escola. Mas, provavelmente, não brigará pelo dela. Ela não se vê como alguém que tem direito à educação.
Diante disso, é correto afirmar que
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece que o dever do Estado para com a educação será efetivado mediante, dentre outras, a garantia de:
I. Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
II. Progressiva universalização do ensino médio gratuito.
III. Adoção de sistema de recuperação paralela e continua aos alunos que não frequentarem 75% das aulas presenciais.
IV. Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
V. Educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 anos de idade.
Está correto o que se afirma em
Segundo Dermeval Saviani, no século XX, as tendências do pensamento pedagógico brasileiro podem ser esquematicamente apreendidas em duas temporalidades: uma marcada pela aspiração da Pedagogia a um estatuto pedagógico, e uma segunda, marcada pela suspeição da ciência (a partir de 1980).
São características da segunda temporalidade:
I. Adoção da avaliação da aprendizagem por meio de provas nacionais.
II. O diálogo da Pedagogia com a Sociologia e a Economia da Educação.
III. Em lugar das metanarrativas entram em cena os jogos de linguagem.
IV. Emergência da Didática Psicológica.
V. Configuração de uma verdadeira Pedagogia da exclusão.
Está correto o que se afirma APENAS em
De acordo com a Constituição Federal de 1988, sem prejuízo de outras garantias, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de
O Artigo 26A da Lei nº 11.645/2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, regulamenta que, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, “torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena".
O ensino da história e da cultura indígena deve garantir que crianças e jovens