“Ensinar uma língua estrangeira é permitir uma abertura para um mundo desconhecido, contato este que não deve ter somente caráter utilitário, mas fazer parte da formação geral do aluno”. Em relação à importância do ensino de língua estrangeira na estrutura curricular do ensino básico defendida pelos documentos oficiais que orientam a educação do país, assinale a alternativa CORRETA:
“Para produzir um texto, buscamos, na memória, os conhecimentos relativos ao tema, à organização e configuração dos textos, adotando gêneros textuais que, usualmente, estão presentes em situações comunicativas similares à determinada situação com a qual nos deparamos no momento. Precisamos, pois, gerar conteúdos; organizar tais conteúdos em sequências linguísticas, textualizando o que se quer dizer; e notar (registrar) o texto no papel”. A respeito do desenvolvimento dos educandos para a produção de texto na escola, assinale a alternativa CORRETA:
A percepção dos componentes da paisagem local e de outras paisagens pode se ampliar na medida em que as crianças aprendem a:
A professora Ivonete costuma planejar e organizar saraus literários nos quais as crianças escolhem textos (histórias, poesias, parlendas) para contar ou recitar no dia do encontro. De acordo com os documentos do Ministério de Educação (MEC), a professora está:
As atividades de leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas devem tomar como ponto de partida os números que a criança conhece ao ingressar no Ensino Fundamental. Esse trabalho pode ser feito por meio de atividades em que o professor:
A categoria território deve mobilizar os alunos a compreenderem que deve ser trabalhada, conforme os PCN, enquanto:
A Matemática Moderna, no que concerne aos Parâmetros Curriculares Nacionais, nasceu como um movimento educacional inscrito numa política de modernização econômica e foi posta na linha de frente do ensino por se considerar que, juntamente com a área de Ciências, ela:
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, entre os obstáculos que o Brasil tem enfrentado em relação ao ensino de matemática, aponta-se, exceto:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, para La Blache a Geografia:
A fim de expressar ideias de local, movimento e ação de referentes em um dado evento, os sinalizantes podem fazer uso de diferentes tipos de predicados de evento, são eles: predicado classificador ou predicado lexical. [...] Em particular, o predicado classificador é semanticamente mais específico que os predicados lexicais.
No uso de predicado classificador, a Configuração de Mão (CM) expressa informações sobre o tamanho e a forma do referente. A posição e o movimento da mão expressam informações sobre deslocamento e locação do referente no espaço (Schick 1990; Engberg-Pedersen 1993; Emmorey 2002; Schembri 2003). [Dentre os diferentes tipos de predicados classificadores, há um] chamado de classificador manual, em que as mãos assumem a manipulação manual de um determinado referente realizada por outro referente animado. Por exemplo: uma CM em F (indicador e polegar em contato) pode ser usada para representar a ação de segurar uma flor.
Já no predicado lexical, ao invés de representar a manipulação manual de uma entidade ou de assumir, ele mesmo, a entidade, a CM corresponde à forma do sinal propriamente dito (i.e. a forma que seria listado em um dicionário). Considerando os sinais das atividades abaixo, assinale a alternativa que condiz com as características do classificador manual.
“É uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos e sons permite o desenvolvimento de algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais e dessa forma, torna-se uma atividade interna das crianças, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira."
A qual recurso de aprendizagem refere-se o excerto acima?
O rádio, um abrangente veículo de comunicação presente no cotidiano, abre diversas possibilidades para o trabalho com os sons e a palavra falada em Língua Portuguesa: I - Estudando a programação das emissoras (AM/FM) e as marcas que caracterizam a fala dos diversos apresentadores e disc-joqueis, por meio de gravações e transcrições II - Analisando o radiojornalismo e confrontando-o com outras mídias. III - Produzindo programas radiofônicos com os alunos - a Rádio Recreio. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para Terceiro e quarto Ciclos do Ensino Fundamental, estão corretas:
No campo de interesse do aluno, em Geografia, podem surgir muitos temas, quase sempre colocados pela mídia. Entre eles, os dos grandes conflitos políticos e sociais. As guerras separatistas na I uta pela redefinição de fronteiras territoriais ou soberanias ou autonomias nacionais. Dificilmente o aluno poderia ter uma compreensão exata sobre o assunto sem a explicação sobre o processo de construção desses territórios ao longo da História, como seus diferentes povos se apropriaram deles para definir a configuração das fronteiras em conflito. Mais uma vez a Geografia e a História interagem como condição necessária para que o aluno tenha uma visão crítica dos conflitos e:
O estudo dos fenômenos relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática pressupõe a análise de variáveis envolvidas nesse processo - aluno, professor e saber matemático - assim como das relações entre elas.
Numa reflexão sobre o ensino de Matemática é de fundamental importância ao professor:
1 - Identificar as principais características dessa ciência, de seus métodos, de suas ramificações e aplicações.
2 - Conhecer a história de vida dos alunos, seus conhecimentos informais sobre um dado assunto, suas condições sociológicas, psicológicas e culturais.
3 - Te r clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a prática em sala de aula e as escolhas pedagógicas estão intimamente ligadas a essas concepções.
4 - Te r clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a definição de objetivos e conteúdos de ensino e as formas de avaliação estão intimamente ligadas a essas concepções.
Estão relacionadas nos Parâmetros Curriculares de Matemática, as afirmativas:
No Plano de Curso do Ensino Fundamental de 9 anos da Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão, o conteúdo programático de Língua Portuguesa par o 7º ano, referente a Língua Escrita: uso e formas, contempla: