Para Piaget, o conhecimento humano ocorre em quatro fases ou estágios, que são:
De acordo com as observações de Jean Piaget acerca dos fundamentos e concepções da educação é inadequado afirmar que:
Segundo Jean Piaget, no estágio sensório-motor a criança:
Considerando uma abordagem piagetiana, é correto afirmar que o estágio das operações concretas é adequadamente definido pelo:
Nessa etapa a criança desenvolveu sua capacidade de raciocínio sobre hipóteses ao passo em que ela é apta de desenvolver esquemas conceituais abstrativos que servirão de base para operações cognitivas dentro de princípios da lógica. Esta descrição é adequada à etapa da teoria de Jean Piaget que leva o nome de:
Piaget dedicou-se exclusivamente ao estudo do desenvolvimento cognitivo. O estágio em que a criança desenvolve sua capacidade simbólica (símbolos mentais: imagens e palavras que representam objetos ausentes) e apresenta as características do pensamento (egocentrismo, intuição, variância) e pensamento dependente das ações externas, é o:
Sobre a teoria psicológica de Piaget, é correto afirmar:
Quando uma criança entra na creche ou pré-escola, ela se depara com um novo ambiente, composto de adultos e crianças com as quais ela nunca interagiu. O distanciamento da família por longas horas do dia e a inserção em um novo ambiente, com rotinas específicas e um ambiente pensado para ela, na escola infantil, chamamos esse processo de:
Em 1930, Piaget escreveu um livro importante, “O Julgamento Moral da Criança”, e mostrou que mesmo as bem pequenas já têm valores como o gosto pelas regras, pela disciplina, pelo fazer bem-feito e por se entregar a uma tarefa coletiva. Só que o adulto não percebe. Piaget provou que é possível ver isso usando o exemplo das brincadeiras. A própria garotada se autorregula e se submete a regras coletivas. Piaget analisou como o respeito entre iguais promove o desenvolvimento da criança. Com base no texto acima, é correto afirmar que a disciplina pode ser tratada como:
A teoria piagetiana considera que o desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Diante das dificuldades de assimilação (resistência do meio), o organismo modifica-se (acomodação), para continuar a assimilar.
Entre a assimilação e a acomodação ocorre a
Jean Piaget (1896-1980) afirmou que todas as crianças são egocêntricas, uma vez que as suas habilidades mentais não lhes permitem compreender que as restantes pessoas podem ter critérios e crenças diferentes dos delas. O egocentrismo aparece em torno, da idade de:
Complete, segundo as contribuições do pesquisador. Piaget depositou nos processos de assimilação e acomodação a função básica da vida, sobre a qual todas as outras manifestações que a vida possa criar estariam a ela ligadas. Ao aplicar o conceito de assimilação biológica ao terreno do comportamento e do conhecimento, Piaget deu-lhe um novo significado. No plano da fisiologia, a assimilação é uma função ....................; no plano do comportamento é a função de ................ .
Na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, há três estruturas que correspondem a três estádios do desenvolvimento intelectual, a saber: I. Inteligência sensório-motora: conhecimento prático dos objetos. II. Inteligência sensório-motora: reflexão, abstração, pensamento formal, operações sobre (os resultados das) operações. III. Inteligência operatória formal: conhecimento prático dos objetos. Está correto apenas o que se afirma em:
Piaget descreveu estádios de desenvolvimento cognitivo da seguinte forma:
1- a inteligência permanece inalterada ao longo do desenvolvimento.
2- o sujeito passa por períodos de reorganização profunda seguidos de períodos de integração, durante os quais um novo estádio é alcançado e as mudanças são assimiladas.
3- a cada estádio de desenvolvimento corresponde um sistema cognitivo específico, que determina todo o funcionamento do sujeito.
4- os estágios são independentes e têm base no desenvolvimento biológico e na racionalização dos dados.
Estão corretos apenas os itens:
“[...] é dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a Educação Física na escola." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).
A qual abordagem se refere o texto acima?