As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo:
É fundamental que o professor construa vínculos a partir da interação com a criança, através do diálogo, respeitando sua individualidade, e percebendo-a como um ser competente. Para que isso ocorra é necessário que haja uma abertura por parte do professor para as múltiplas linguagens que envolvem o universo infantil. Considera-se que interação entre professor e aluno é determinante na construção de todo e qualquer conhecimento, principalmente a qualidade da interação pedagógica no sentido de afeto e respeito às experiências vivenciadas em sala de aula. O processo de ensino vai além da exposição dos conteúdos, vão de encontro às potencialidades de cada indivíduo, seus sentimentos e suas necessidades. Acerca da relação/interação entre professor/adulto e aluno/criança na educação infantil, assinale a opção CORRETA.
A Referência Curricular Nacional para Educação Infantil afirma que a pluralidade cultural:
De acordo com a Referência Curricular Nacional para Educação Infantil, a prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
I. desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
II. descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
III. estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
IV. brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
São corretas:
Segundo o texto mais atual das Diretrizes e Bases da educação nacional, o ensino de arte constituirá:
Leia as afirmações acerca da Educação Infantil presente no texto da LDB:
I- As avaliações são feitas mediante registro do desenvolvimento das crianças com objetivo de promoção e melhoria para o acesso ao ensino fundamental;
II- A educação infantil terá atendimento às crianças de 4 horas mínimas para os turnos parciais e de 7 horas para a jornada integral;
III- Há o controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 75% do total de horas;
IV- A pré-escola é direcionada para crianças de 04 a 05 anos de idade.
Assinale a alternativa que apresente as afirmações corretas:
Observe a situação abaixo, ocorrida em uma escola de Educação Infantil.
A alternativa que completa adequadamente a explicação da coordenadora é:
Na organização da educação infantil centrada no processo de desenvolvimento da criança, as unidades devem garantir a todas as crianças experiências que promovam:
O ensino da arte constitui pela atual Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional componente curricular obrigatório. As linguagens que constituem o currículo de artes são:
Art. 21 - A educação escolar compõe-se de:
I. Educação básica.
II. Educação tecnicista.
III. Educação superior.
Com base na Lei nº 9.394/96, está correto o que se afirma em:
As práticas pedagógicas, de acordo com o documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasília: MEC/SEB 2010), devem ter como eixos norteadores:
Leia e complete as lacunas: Na educação infantil, o planejamento, o registro e avaliação são práticas indispensáveis. A _________________exige do professor registros variados e sistemáticos resultantes da ________________ do dia a dia educativo, cujo conteúdo dos registros não só relata, mas também avalia, revê e replaneja todo o desenho curricular da rotina diária. A documentação pedagógica é uma prática que possibilita uma ______________mais rica, visível e significativa das experiências e aprendizagens que marcam o desenvolvi-mento profissional dos professores e o processo de formação de conceitos das crianças. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Sobre a concepção de infância, ao longo da história da educação, é correto afirmar que
Para responder à questão, considere o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Segundo RCNEI, entende-se a importância do brincar, tendo em vista, o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, ou seja, como o: I. Cognitivo. II. Afetivo. III. Motor. IV. Social. Quais estão corretos?
Tratar crianças e adolescentes como sujeitos de direitos significa, exceto: