Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 178 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo:

É fundamental que o professor construa vínculos a partir da interação com a criança, através do diálogo, respeitando sua individualidade, e percebendo-a como um ser competente. Para que isso ocorra é necessário que haja uma abertura por parte do professor para as múltiplas linguagens que envolvem o universo infantil. Considera-se que interação entre professor e aluno é determinante na construção de todo e qualquer conhecimento, principalmente a qualidade da interação pedagógica no sentido de afeto e respeito às experiências vivenciadas em sala de aula. O processo de ensino vai além da exposição dos conteúdos, vão de encontro às potencialidades de cada indivíduo, seus sentimentos e suas necessidades. Acerca da relação/interação entre professor/adulto e aluno/criança na educação infantil, assinale a opção CORRETA.

A Referência Curricular Nacional para Educação Infantil afirma que a pluralidade cultural:

De acordo com a Referência Curricular Nacional para Educação Infantil, a prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

I. desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

II. descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.

III. estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

IV. brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

São corretas:

Segundo o texto mais atual das Diretrizes e Bases da educação nacional, o ensino de arte constituirá:

Leia as afirmações acerca da Educação Infantil presente no texto da LDB:

I- As avaliações são feitas mediante registro do desenvolvimento das crianças com objetivo de promoção e melhoria para o acesso ao ensino fundamental;

II- A educação infantil terá atendimento às crianças de 4 horas mínimas para os turnos parciais e de 7 horas para a jornada integral;

III- Há o controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 75% do total de horas;

IV- A pré-escola é direcionada para crianças de 04 a 05 anos de idade.

Assinale a alternativa que apresente as afirmações corretas:

Observe a situação abaixo, ocorrida em uma escola de Educação Infantil.

A alternativa que completa adequadamente a explicação da coordenadora é:

Na organização da educação infantil centrada no processo de desenvolvimento da criança, as unidades devem garantir a todas as crianças experiências que promovam:

O ensino da arte constitui pela atual Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional componente curricular obrigatório. As linguagens que constituem o currículo de artes são:

As práticas pedagógicas, de acordo com o documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasília: MEC/SEB 2010), devem ter como eixos norteadores:

Leia e complete as lacunas: Na educação infantil, o planejamento, o registro e avaliação são práticas indispensáveis. A _________________exige do professor registros variados e sistemáticos resultantes da ________________ do dia a dia educativo, cujo conteúdo dos registros não só relata, mas também avalia, revê e replaneja todo o desenho curricular da rotina diária. A documentação pedagógica é uma prática que possibilita uma ______________mais rica, visível e significativa das experiências e aprendizagens que marcam o desenvolvi-mento profissional dos professores e o processo de formação de conceitos das crianças. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Sobre a concepção de infância, ao longo da história da educação, é correto afirmar que

Para responder à questão, considere o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Segundo RCNEI, entende-se a importância do brincar, tendo em vista, o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, ou seja, como o: I. Cognitivo. II. Afetivo. III. Motor. IV. Social. Quais estão corretos?

Tratar crianças e adolescentes como sujeitos de direitos significa, exceto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282