Quanto à avaliação Institucional, assinale a alternativa INCORRETA.
Ao explicar a capacidade de adaptação dos organismos vivos ao meio ambiente, Piaget (apud Portilho, 2009) infere que a inteligência humana é sempre uma construção endógena (fatores internos) de dados exógenos (fatores externos) provenientes da experiência. Essa adaptação apresenta duas invariantes funcionais básicas: a assimilação e a acomodação. Conforme Piaget (apud Portilho, 2009), é correto afirmar que a
A avaliação do desenvolvimento infantil deve atuar como recurso para auxiliar o progresso das crianças. Conforme Oliveira (2002), avaliar na educação infantil implica
A perspectiva avaliativa abordada no fragmento acima é melhor representada pela seguinte dimensão de avaliação:
“Uma vez a empregada doméstica estava lavando o quintal no fundo da casa e eu ficava sentada observando a água suja de lama e sabão correndo até o bueiro. No meio desta sujeira estava um bicho estranho, de mais ou menos uns seis centímetros, que estava morto. Assustei-me porque associava com o bicho que vi na televisão outro dia, jacaré enorme que comia as pessoas e tive muitas noites de insônias, com medo da existência desse bicho no nosso quintal e que viria me pegar e comer. Só agora que entendo que não era um jacaré, e sim simplesmente uma lagartixa. Não havia ninguém que me informasse sobre isso.” (Strobel, 2008) Este é um relato de uma experiência da autora durante a sua infância. Na época, ela não tinha contato com sujeitos surdos e nem com a comunidade surda. A partir desta informação, escolha o artefato cultural que corresponde com o mencionado pela autora.
A autora Magda Soares, define:
I – Alfabetizar: Tornar o individuo capaz de Ler e Escrever;
II – Alfabetização: Fazer com que o individuo memorize o alfabeto.
Dos itens acima:
A dislexia é um dos distúrbios que mais afetam a aprendizagem. No caso dos disléxicos, o psicopedagogo deve planejar meios pelo qual ele irá promover a aprendizagem do aluno. A maneira correta de se trabalhar com um disléxico é: I. Explorar a aprendizagem multissensorial com o lúdico. II. Fazer a verificação dos testes de inteligência, audição e linguagem. III. Fazer o acompanhamento da criança, através de trabalhos dirigidos à autoestima. IV. Propor atividades de intervenção reeducativa e preventiva, com a ajuda dos pais. Estão corretas apenas:
A professora do Segundo Ano do Ensino Fundamental recebeu em agosto, um aluno vindo de outro município. Neste dia a turma está trabalhando uma poesia construída coletivamente. Para obter um diagnóstico do aluno, a professora solicita que o mesmo leia a poesia que está escrita no quadro em voz alta. Ele gagueja, foca nervoso e não consegue, a professora percebe que ele não é alfabetizado; ao olhar seu caderno vê atividades incompletas e muitas páginas em branco. Qual atitude CORRETA a professora deve tomar nesta situação?
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.
O marco lógico, adotado como ferramenta de planejamento e
avaliação, serve para medir as relações entre as ações de
TD&E e os resultados pretendidos em termos de desempenhos
individuais, organizacionais e de grupos e equipes de trabalho.
Quanto à avaliação institucional, assinale a alternativa correta.