A palavra avaliar tem origem no latim - a + valere - e significa atribuir valor e mérito. A avaliação vem sendo utilizada pelo sistema escolar desde seu início para classificar e organizar os alunos em séries e classes. Acerca das avaliações educacionais, julgue os itens subsecutivos.
A prova dissertativa pode influenciar a aprendizagem na medida em que requer do aluno o desenvolvimento de habilidades de escrita e pensamento.
A avaliação da aprendizagem, enquanto processo investigativo, tem como objeto de conhecimento, a aprendizagem escolar. É com ela que está envolvida, tendo em vista detectar fatores que a impulsionam e fatores que a comprometem. Concebida assim, a avaliação se relaciona, obrigatoriamente, com a otimização dos resultados. Desta feita, este processo que coleta e analisa dados dos alunos,
A concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A avaliação consiste em elemento que integra a aprendizagem ao ensino, não devendo ser realizada exclusivamente no início dos semestres ou do ano, mas sempre que forem propostas novas sequências de situações didáticas ou novos conteúdos.
Para a prática da avaliação da aprendizagem, deverão ser coletados os dados que lhe sejam essenciais, relevantes e significativos.
Dentro desta lógica, os dados essenciais e relevantes são
Segundo Luckesi (2011), a prática que caracteriza a aferição do aproveitamento escolar pode ser descrita em três
procedimentos sucessivos: “a medida do aproveitamento escolar, a transformação da medida em nota ou conceito e
a utilização dos resultados identificados".
Não obstante essa constatação, o autor defende que “a avaliação é um mecanismo subsidiário do planejamento e da
execução [...]. Ela só faz sentido na medida em que serve para o diagnóstico da execução e dos resultados que estão
sendo buscados e obtidos. A avaliação é um instrumento auxiliar da melhoria dos resultados". (Luckesi, 2011, p. 150.)
Com base nas informações a respeito da avaliação escolar, é correto afirmar que o professor deverá
A avaliação compreendida como parte do processo de ensino e aprendizagem e do planejamento em todas as suas etapas, ou seja, a avaliação formativa, parte dos seguintes pressupostos, exceto este:
A Avaliação deve ser diagnóstica porque visa
De acordo com Luckesi , [...] convém distinguir duas modalidades de avaliação: [...] a avaliação de certificação e a avaliação de acompanhamento de uma ação. [...] são dois fenômenos diferentes e dois conceitos distintos entre si. Sobre a avaliação de certificação, é correto afirmar:
ajuda nas lições de casa e reforço com atividades mais incisivas diante da indisciplina de seus filhos na escola.
Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir.
A avaliação formal exige o registro de notas para que o aluno possa verificar os resultados por ele obtidos.
Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir.
A avaliação da aprendizagem tem função diagnóstica, podendo embasar o planejamento do professor e constituir-se em instrumento dialético do avanço e da identificação de novos rumos educacionais.
Observe a charge abaixo para responder à questão 95.
A Constituição brasileira de 1988 garante a todos os cidadãos brasileiros o direito de acesso e de permanência na escola. Para atender a esse desafio, tem sido defendida, entre outras questões, a necessidade de substituir a antiga concepção de avaliação escolar punitiva e excludente por outra forma de avaliação. Com base nessas informações, assinale a alternativa que expressa o apresentado na charge.
Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir.
Historicamente o conceito de avaliação está ligado à comparação, sendo a prática de comparar para classificar reflexo dos privilégios instituídos pela desigualdade social.
Para Cipriano Carlos Luckesi (2000), a avaliação é um ato amoroso e dialógico que envolve sujeitos e, como tal, a primeira fase do processo de avaliação começa com
O Conselho de Classe é umdos campos privilegiados de atuação da supervisão educacional. Pode-se afirmar que é um espaço de grande relevância, visto que nele se tem o encontro de vários segmentos reunidos em torno da temática avaliação. Contudo, muitas vezes, esse espaço tem sido utilizado para outros fins. Numa escola que busque um trabalho crítico e transformador, pode-se afirmar que o Conselho de Classe deve ser: