Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2542 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Pacientes adultos que necessitem de antibioticoterapia profilática, porém sejam alérgicos à penicilina, devem fazer uso de dose única, 30 a 60 minutos antes do procedimento, do seguinte antibiótico:

A pericoronarite é uma das urgências odontológicas mais frequentes no consultório. Sobre essa lesão inflamatória é INCORRETO afirmar:

Matheus tem 6 anos e pesa 30 kg e compareceu ao consultório com quadro clínico que necessitava a utilização de anestesia local para a realização do procedimento. O cirurgião dentista optou por fazer uso da articaína 4% com adrenalina 1:200.000. Considerando que a dosagem máxima desse anestésico é de 5mg/Kg, qual é o número máximo de tubetes que o dentista pode fazer uso?

Provas: IF-SC - 2017 - IF-SC - Dentista
Disciplina:

Odontologia

- Assuntos: Periodontia

A gengivite é caracterizada por inflamação local, edema, avermelhamento e sangramento gengiva!. Assinale a alternativa que contém as asserções que representam fatores sistêmicos que modificam a gengivite induzida pela placa bacteriana:

I. puberdade

II. ciclo menstrual

III. gravidez

IV. diabete mellitus

V. leucemia

Assinale a alternativa CORRETA.

Provas: IF-SC - 2017 - IF-SC - Dentista
Disciplina:

Odontologia

- Assuntos: Dentística

Nos casos que o preparo cavitário excede os limites recomendados para uso de materiais restauradores de aplicação direta, as restaurações indiretas são indicadas. Sobre essas restaurações avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas:

( ) Estão indicadas como material para confecção de restaurações indiretas cerâmicas e resinas compostas de usos indireto.

( ) Como desvantagem desse procedimento podemos citar a reduzida contração de polimerização.

( ) Como um dos requisitos para o preparo cavitário dessas restaurações está a inclinação das paredes, devendo ser expulsivas em torno de 8 a 15 graus, podendo ser paralelas em dentes curtos.

( ) A espessura para material deve ser considerada no preparo da cavidade, sendo a redução oclusal de no mínimo 2mm.

( ) Como desvantagem apresenta maior desgaste do antagonista, inclusive podendo contra indicar esse procedimento.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:


A atividade metabólica das bactérias resulta em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário, e o desequilíbrio nesse processo pode causar uma progressão da desmineralização do dente com consequente formação da lesão de cárie. Esse processo faz da cárie dentária uma:

Sobre a Classificação das cavidades de Black analise as afirmativas abaixo :

I)Classe I -Cavidades preparadas em regiões de má coalescência de esmalte – cicatrículas e fissuras na face oclusal de molares e pré-molar; 2/3 oclusal da face vestibular dos molares inferiores; e na face lingual dos incisivos e caninos superiores, 2/3 a face palatina dos molares superiores.

II) Classe II- Cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos com remoção e restauração do ângulo incisal.

III)Classe III-Cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos, sem remoção do ângulo incisal. IV)Classe IV- Cavidades preparadas nas faces proximais dos pré-molares e molares.

V)Classe V - Cavidades preparadas no terço gengival, não de cicatrículas, nas faces vestibular e lingual de todos os dentes.

São verdadeiras:

Escolha a seguir a alternativa CORRETA em relação à Região de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS):

Considerando o Manual Instrutivo 3º Ciclo (2015 – 2016) do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), ao completar a etapa de contratualização no sistema de adesão, as equipes assumem compromissos voltados para a melhoria do acesso e da qualidade no âmbito da Atenção Básica. São compromissos das equipes: I. Instituir espaços regulares para a discussão do processo de trabalho da equipe e para a construção e acompanhamento de projetos terapêuticos singulares. II. Alimentar o Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica/e-SUS-SISAB de forma regular e consistente, independentemente do modelo de organização da equipe e segundo os critérios do Manual Instrutivo. III. Implementar processos de acolhimento à demanda espontânea para a ampliação, facilitação e qualificação do acesso. IV. Pactuar metas e compromissos para a qualificação da Atenção Básica com a gestão municipal. V. Implantar processo regular de Monitoramento e Avaliação, para acompanhamento e divulgação dos resultados da Atenção Básica no município; VI. Organizar o processo de trabalho da equipe em conformidade com os princípios da atenção básica previstos no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Os movimentos desempenhados no dia-a-dia dos Cirurgiões-Dentistas necessitam ser entendidos para, se necessário, reorganizar todos os materiais com o objetivo de atingir condições de trabalho favoráveis e eficientes. Os movimentos desempenhados pelo Cirurgião-Dentista podem ser classificados em 5 classes de acordo com a extensão do movimento. Ao pegar a caneta de alta rotação no equipo, o Cirurgiã-Dentista está executando um movimento de:

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. A respeito do PSF, podemos destacar que:

I. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

II. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública e privada de ensino.

III. As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).

A estratégia de alto risco tem como base o tratamento prioritário a grupos de alto risco de desenvolver a doença periodontal, dentre elas NÃO é possível incluir:

Leavell & Clark, em 1965, propuseram o modelo da história natural da doença composto por três níveis de prevenção (primário, secundário e terciário). De acordo com essa classificação, as ações de prevenção e exames de diagnóstico precoce dirigidas ao Câncer bucal, estão inseridas, respectivamente em quais níveis de prevenção:

Acerca do Código de ética odontológica e do Código de processo ético odontológico, julgue o item seguinte.

Constitui infração ética negar ao paciente ou periciado o acesso a seu prontuário, bem como deixar de fornecer explicações necessárias à sua compreensão, mesmo quando ocasionem risco ao próprio paciente ou a terceiros.

Acerca do Código de ética odontológica e do Código de processo ético odontológico, julgue o item seguinte.

Quando o conselho regional aplicar a penalidade de cassação do exercício profissional, caberá recurso de ofício, com efeito suspensivo, assegurado o direito de as partes interessadas aduzirem razões em abuso de suas teses.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282