O parágrafo primeiro do artigo 129 do Código Penal estabelece casos de lesões corporais graves. Assinale a alternativa que não resulta em lesões corporais graves de acordo com o Código Penal.
Em relação à cronologia da morte, analise as afrmativas.
I. A putrefação tem como a primeira fase o período
gasoso.
II. Depois de atingido o grau máximo de rigidez cadavérica,
se ela for desfeita pela manipulação dos segmentos do
cadáver, não mais se refaz.
III. A mancha verde abdominal quase sempre se localiza na
fossa ilíaca, sendo atribuída à sulfoxiemoglobina.
Assinale a alternativa correta.
As perícias de casos de estupro têm como objetivo
a constatação da prática de conjunção carnal ou de
outro ato libidinoso. Em relação ao estupro, analise as
afrmativas.
I. A presença de esperma na cavidade vaginal é um sinal
que indica certeza de prática de conjunção carnal, até
que se prove o contrário.
II. Nos casos do coito em pé, há maior incidência de rotura
do hímen, nos quadrantes inferiores.
III. O exame de presença de fosfatase ácida é utilizado nos
casos de estupro para se constatar gravidez.
Assinale a alternativa correta.
Com relação do estudo das arcos dentários referente à
identifcação do sexo, analise as afrmativas.
I. Os incisivos centrais superiores são mais volumosos
nos indivíduos de sexo masculino que nos de sexo
feminino.
II. A relação entre o diâmetro mesodistal do incisivo central
e aquele do incisivo lateral superior é maior na mulher
que no homem.
III. No sexo feminino, a erupção da dentição é mais precoce
que no sexo masculino.
Assinale a alternativa correta.
Em relação à identifcação pelo DNA (ácido desoxirribonucleico), analise as afrmativas.
I. Qualquer resto de tecido orgânico, qualquer fragmento de osso, com exceção apenas dos carbonizados, pode ser utilizado para a pesquisa de DNA (ácido desoxirribonucleico).
II. Nos casos de traumatismos crânio-encefálicos graves, a identifcação odontológica pode se tornar impossível.
III. Estruturalmente, os ácidos nucleicos encontram-se constituídos por polímeros, que são longas cadeias de nucleotídeos ligados entre si por um enlace 3’-5’-fosfodiéster.
Assinale a alternativa correta.
Um paciente de dez anos, cujo diagnóstico clínico é pulpite sintomática (Estrela, 2013), aprensenta o primeiro molar infarior com as seguintes características: cárie profunda, sangramento normal vermelho vivo após a abertura coronária e polpa consistente após a abertura coronária e polpa consistente após o corte do tecido pulpar. A imagem radiográfica apresenta espessamento do ligamento periodontal e rizogênese incompleta. Qual é melhor alternativa de tratamento?
Um paciente apresenta um incisivo lateral superior com infecção secundária e periodontite apical persistente. Ausência de fístula e de doença periodontal. O dente encontra-se restaurado com pino intrarradicular. Qual é a modalidade de tratamento recomendada neste caso clínico?
Um paciente jovem procura atendimento odontológico por causa de fratura coronária no incisivo lateral esquerdo. Ao exame clínico, observam-se ausência de sintomas, descoloração generalizada dos dentes com pigmentação coronária acinzentada. Ao exame radiográfico, foi possível verificar constrição cervical, obliteração da cavidade pulpar e ausência de lesão periapical em todos os dentes. Na história clínica não foi relatada qualquer desordem de origem sistêmica. A hipótese de diagnóstico para a condição clínica apresentada é:
A saliva exerce atuação importante sobre o hospedeiro (dente) por meio de suas funções. Qual é a função da lactoferrina, lisosina e lactoperoxidade da saliva?
Um paciente apresenta ATM com dor ao repouso e ao movimento mandibular. Rigidez pela manhã, abertura bucal difícil e sensibilidade à palpação dos músculos mastigatórios. Relata uma mordida aberta anterior progressiva nos últimos meses e movimentos mandibulares irregulares. Ao exame radiográfico da ATM, observa-se uma perda quase completa do côndilo. Estes sinais e sintomas são indicativos:
Um paciente que realiza radiação terapêutica apresenta como queixa principal a sensibilidade dental. Na anamnese, verifica-se regurgitação involuntária. Ao exame clínico, verificam-se perda de superfície do dente na região palatina dos dentes anteriores superiores, e concavidades nas pontas de cúspides, nas oclusais, arestas incisais e cristas marginais. Qual é o provável diagnóstico?
A anemia perniciosa é uma anemia megaloblástica causada pela má absorção de cobalamina. Os sintomas orais frequentemente consistem na sensação de queimação da língua, dos lábios e da mucosa jugal. Qual é a vitamina envolvida na anemia perniciosa, como fator extrínseco?
Um paciente com imunidade comprometida (HIV) apresenta múltiplos nódulos exofíticos e papilares no lábio, na mucosa jugal e na gengiva. As lesões apresentam grupamentos de projeções semelhantes e espículas brancas, crescimentos róseos semelhantes à couve-flor ou pápulas sésseis ligeiramente elevadas. Qual é o diagnóstico desta lesão oral?
A doença periodontal é entendida como uma doença infecciosa, onde as alterações de forma e função são consideradas sinais, sendo duas formas clássicas descritas como manifestações do processo saúde/doença periodontal: gengivite. e Periodontite. Assinale a alternativa CORRETA que descreve a periodontite:
Assinale a alternativa CORRETA acerca da desinfecção de próteses: