Leia o texto de Vinícius de Moraes e responda à questão:
Analise as afirmativas a respeito do texto, julgando-as “V" para verdadeira ou “F" para falsa:
( ) No poema é mostrado, através de antíteses, o impacto causado pela perda do amor na vida do eu lírico;
( ) A expressão “de repente" é uma locução adverbial e tem uma importância no texto de mostrar que em um breve instante pode ocorrer uma mudança no relacionamento;
( ) “E das bocas unidas fez-se a espuma/E das mãos espalmadas fez-se o espanto." A repetição de fonemas consonantais recebe o nome de assonância;
( ) “Fez-se do amigo próximo o distante". As palavras destacadas são sinônimas
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Considerando o Romantismo da primeira metade do século XIX e o Realismo no Brasil, atente para os itens listados a seguir e escreva, nos parênteses, 1 para as características do Romantismo e 2 para as características do Realismo.
( ) Objetividade e compromisso com a verdade narrada com imparcialidade e impessoalidade diante dos fatos narrados e dos seres que inventa para viver esses fatos.
( ) O escritor preocupa-se com o seu momento histórico, presente.
( ) O escritor dá grande destaque ao passado.
( ) Observação impessoal e objetiva da realidade.
( ) Autêntica subjetividade e fantasia.
( ) Linguagem simples, preferência por períodos curtos, com clareza e harmonia, observando a correção gramatical, retratando fielmente os personagens.
A sequência correta, de cima para baixo, é
O Modernismo brasileiro é tradicionalmente dividido em três fases: primeira fase (fase heroica),segunda fase (geração de 1930) e terceira fase (geração de 1945). Particularizando, assinale a opção correta sobre a primeira fase.
Assinale a opção em que todas as informações sobre os romancistas da segunda fase do Modernismo brasileiro são corretas.
Sobre Paulo Freire, é incorreto afirmar:
Considerando as diferenças entre Realismo e Naturalismo, assinale a alternativa correta acerca das obras de Machado de Assis e Aluísio Azevedo.
Avalie as afirmações a seguir, que relacionam obras e autores brasileiros: I. Sinfonias (1883), Aleluias (1891) – Raimundo Correia. II. Cancioneiro Guasca (1910), Casos do Romualdo (1952 – edição póstuma) – Simões Lopes Neto. III. Remate dos Males (1930), Lira Paulista (1946) – Oswald de Andrade. Quais estão corretas?
Em teoria literária, usa-se o termo CATARSIS. Este termo, um tanto técnico, tem sua origem:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau, em seu volume II, são gêneros sugeridos em Língua Portuguesa, para o sexto ano, para prática de textos orais e escritos, da esfera do literário/artístico, lazer/ficcional: I- Conto popular. II- Teatro. III- Entrevista. IV- Fábula. V- Poema. Agora, assinale a alternativa correta:
Em relação às três gerações de escritores românticos, é correto afirmar que
Nas questão abaixo indique a qual Escola Literária do Brasil pertence a característica descrita.
Pastoralismo, bucolismo. Ideal de vida simples, junto à natureza. Carpe diem (“aproveite o dia”). Consciência da fugacidade do tempo. Simplicidade, clareza e equilíbrio. Emprego moderado de figuras de linguagem. Natureza racional (é vista como um cenário, como uma fotografia, como um pano de fundo. Pseudônimos. Fingimento / Artificialismo.
Marque a alternativa em que há Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal:
A alternativa que apresenta as principais características do Barroco é:
A respeito da poesia de Carlos Drummond de Andrade, assinale a alternativa CORRETA.

I - A palavra “palmilhar", expressa na 1º estrofe do poema de Drummond, está colocada dar ênfase à uma caminhada muito lenta.
II - Os termos “pausado e seco", presente na segunda estrofe do poema, faz referência ao sino rouco.
III - O termo “Carpia", presente na 4º estrofe do poema, é uma metáfora utilizada para expressão sumir.
IV - O “desenganado" expresso pelo poeta no final do terceiro estrofe está relacionado à “máquina do mundo".