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Amor, então,

também, acaba?

Não, que eu saiba.

O que eu sei

é que se transforma

numa matéria-prima

que a vida se encarrega

de transformar em raiva.

Ou em rima.

(Paulo Leminski)

Para o eu lírico, o amor:


A menção a diferentes características do estilo de Mário de Andrade, no terceiro parágrafo, constitui argumento que:

Texto para responder à questão.

Sobre o texto, é correto afirmar que: I. A descrição feita no primeiro parágrafo colabora para que o leitor perceba a importância da irmã para o narrador. II. A caçamba da picape alude, através de linguagem conotativa, à nova experiência vivida pela irmã. III. Ao dizer que ela não olha para trás, tal como fazia na infância, o narrador ressalta a pouca importância que a irmã dava à família. Está correto o que se afirma apenas em:

Texto para responder à questão.

Em '"O MUNDO LÁ FORA VAI TE TRUCIDAR!" eu dizia com os olhos, "AINDA DÁ TEMPO DE DESISTIR!", mas ela nem sequer olhava pra trás' as orações destacadas, em relação ao verbo DIZIA, exercem a função sintática de:

Texto para responder à questão.

A linguagem literária apresenta diferenças singulares, muito embora tenha uma estreita relação com o discurso comum. O texto em análise faz uso da linguagem literária, por ser:

O poema a seguir se refere à questão.

Em termos de interpretação, o poema:

Uma das dificuldades da língua escrita formal é operar a concordância em certos contextos. A construção cuja concordância NÃO está de acordo com a norma culta do idioma é:

Leia o texto de Vinícius de Moraes e responda à questão:

Analise as afirmativas a respeito do texto, julgando-as “V" para verdadeira ou “F" para falsa:

( ) No poema é mostrado, através de antíteses, o impacto causado pela perda do amor na vida do eu lírico;

( ) A expressão “de repente" é uma locução adverbial e tem uma importância no texto de mostrar que em um breve instante pode ocorrer uma mudança no relacionamento;

( ) “E das bocas unidas fez-se a espuma/E das mãos espalmadas fez-se o espanto." A repetição de fonemas consonantais recebe o nome de assonância;

( ) “Fez-se do amigo próximo o distante". As palavras destacadas são sinônimas

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Avalie as afirmações a seguir, que relacionam obras e autores brasileiros: I. Sinfonias (1883), Aleluias (1891) – Raimundo Correia. II. Cancioneiro Guasca (1910), Casos do Romualdo (1952 – edição póstuma) – Simões Lopes Neto. III. Remate dos Males (1930), Lira Paulista (1946) – Oswald de Andrade. Quais estão corretas?

Em teoria literária, usa-se o termo CATARSIS. Este termo, um tanto técnico, tem sua origem:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau, em seu volume II, são gêneros sugeridos em Língua Portuguesa, para o sexto ano, para prática de textos orais e escritos, da esfera do literário/artístico, lazer/ficcional: I- Conto popular. II- Teatro. III- Entrevista. IV- Fábula. V- Poema. Agora, assinale a alternativa correta:

A leitura do poema permite inferir que:

Nas questão abaixo indique a qual Escola Literária do Brasil pertence a característica descrita.

Pastoralismo, bucolismo. Ideal de vida simples, junto à natureza. Carpe diem (“aproveite o dia”). Consciência da fugacidade do tempo. Simplicidade, clareza e equilíbrio. Emprego moderado de figuras de linguagem. Natureza racional (é vista como um cenário, como uma fotografia, como um pano de fundo. Pseudônimos. Fingimento / Artificialismo.

Marque a alternativa em que há Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal:

Assinale a alternativa que corresponde à uma das interpretações possíveis do poema José de Carlos Drummond de Andrade:

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