Para a resolução da questão considere o texto abaixo:
Em relação às palavras retiradas do poema, analise as seguintes assertivas:
I. As palavras lâmpada, círculo e mágico seguem a mesma regra de acentuação.
II. A palavra alguém recebe acento por ser oxítona terminada por “em".
III. A palavra solidão não é acentuada graficamente, o til (~) é apenas um sinal de nasalação.
Estão corretas:
Leia, com atenção, os fragmentos abaixo: I. “Me lembrei da manhã em que acordei fazendo 60 anos.” II. “De qualquer maneira, era um gentil consolo da linda jovem.” III. “O que mais me irritava era a ausência total de hesitação ou dúvida.” O autor infringe os padrões da língua culta escrita apenas em:
“Quem lhe garantia que eu tinha 65 anos (...)"
A palavra destacada tem a FUNÇÃO de:
O poema de Manoel de Barros, Texto II, pode ser usado em sala de aula para promover o exercício da literatura, conforme Rildo Cosson propõe no Texto I. Para tanto, o professor poderia mediar a leitura dos alunos apontando que esse poema:
Marque V para verdadeiro e F para falso, acerca do poema.
( ) O eu lírico descreve sua experiência com a vida.
( ) O eu lírico mostra a relação com o tempo.
( ) O eu lírico reflete sobre a falta de valor que damos ao presente.
Assinale a alternativa CORRETA.
A passagem “(...) e lentamente passo a mão nessa forma insegura” retoma que termo do poema de Drummond. Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA quanto à ideia expressa por Drummond em seu poema Flor e a Náusea.
A passagem “(...) e lentamente passo a mão nessa forma insegura” retoma que termo do poema de Drummond. Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta a definição correta do efeito estético presente nesses versos de Cruz e Sousa, que busca superar os limites dos vocábulos e alcançar a transcendência típica da poesia simbolista.
A literatura infantil teve início no século XVIII. Nessa época, a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos, e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), muito populares na época. Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas. Levando em consideração a temática da literatura infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta, que traz autor e sua obra:
Assinale a alternativa incorreta. A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:
Em relação ao Mário de Andrade, analise:
I - De sua vasta obra, merecem destaque, A escrava que não é Isaura (1925), Amar, verbo intransitivo (1927), Cultura musical (1936), Pequena história da música (1942) e O movimento modernista (1942);
II - Retrato do Dr. Gachet (1890) foi uma de suas obras mais famosas;
III - Fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore.
Dos itens acima:
Em “o texto literário [...] não só exprime a capacidade de criação e o espírito lúdico de todo ser humano, pois todos nós somos potencialmente contadores de histórias, mas também é a manifestação daquilo que é mais natural em nós: a comunicação;” (Leite, Ligia C. M.1988, p. 12), pode-se observar que: