Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos. ( ) Excluindo a Venezuela, o número de países que fazem fronteira com o Brasil corresponde a dez. ( ) 829, 3.368 e 7,6 mil correspondem, respectivamente, ao número de pedidos de refúgio feitos para o restante do Brasil, em 2015, 2016 e 2017. ( ) O número de pedidos de refúgio para a capital de Roraima foi maior em 2017 em relação aos anos de 2015 e 2016, mas foi menor em 2016 em relação a 2015. ( ) “10 mil” e “25 mil” (linhas 18 e 19) correspondem, respectivamente, ao número de habitantes da cidade venezuelana Santa Elena de Uiarén e da cidade brasileira Pacaraima. ( ) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das cidades fronteiriças é mais baixo na Venezuela do que no Brasil. ( ) Foz do Iguaçu, Uruguaiana e Santana do Livramento são cidades fronteiriças que se destacam em termos de infraestrutura urbana.
Use a letra C para indicar os itens certos acerca do texto e a letra E para os itens errados. A seguir, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) O sujeito do verbo atingir (linha 2) corresponde ao termo “a Venezuela".
( ) Em: “... crise econômica e política que atinge a Venezuela" (linhas 1 e 2) e “... são essas as cidades de fronteira que os brasileiros normalmente conhecem..." (linhas 36 e 37), a palavra destacada é, nos dois contextos, pronome relativo.
( ) No período “O Brasil faz fronteira com dez países" (linha 6), o termo negritado é, sintaticamente, um adjunto adverbial, já que denota o espaço de fronteira entre o Brasil e os países com os quais faz limite.
( ) As aspas, no 4º e 5º parágrafos, estão empregadas no texto para destacar as explicações do analista Carneiro acerca de seus estudos sobre as fronteiras brasileiras.
( ) A palavra densa (linha 36), de acordo com o contexto do texto, tem o sentido de rude.
( ) Ao se referir às cidades de Foz do Iguaçu, Uruguaiana e Santana do Livramento, como cidades atípicas (linha 35), o analista Carneiro destaca essas cidades como destoantes das demais cidades fronteiriças em termos de infraestrutura urbana.
Analise as afirmações a seguir acerca do texto: I. Ao “lançar mão” de alguns tratamentos não tão convencionais, o Ministério da Saúde tem como proposta investir mais na prevenção de doenças por meio de Práticas Integrativas e Complementares. II. Desde que foi criada, em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares oferece procedimentos como homeopatia, medicina tradicional chinesa, musicoterapia e quiropraxia, entre outras. III. Apesar de os novos procedimentos complementares à saúde já estarem liberados como opção do Sistema Único de Saúde, nem todas estarão disponíveis nos municípios brasileiros, visto que cabe à administração municipal aderir ou não a esses procedimentos. Está(estão) certa (s):
Analise os itens a seguir:
I. As flexões dos verbos garantir (linha 16) e estabelecer (linha 18) correspondem ao presente do modo subjuntivo.
II. No penúltimo parágrafo do texto, os pronomes oblíquos retomam, respectivamente, o termo as famílias (linhas 30) e o termo suas influências negativas sobre o meio ambiente (linhas 30 e 31).
III. Os dois pontos empregados junto à oração: “Na verdade, é uma conta bem simples" (linhas 33 e 34) podem ser substituídos por um ponto de interrogação, sem que haja alteração de sentido ao contexto em que está situada.
IV. De acordo com o texto, a palavra drasticamente (linha 22) pode ser substituída, sem que alteração de sentido pela palavra aleatoriamente.
V. A conjunção Mas (linha 33) pode ser substituída pelas conjunções Porém, Todavia e Entretanto.
De acordo com o contexto do texto:
Use as letras V e F para indicar a veracidade ou falsidade das afirmações acerca do texto. Na sequência, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) Ao afirmar que “é preciso proporcionar aos pais um contato constante com os docentes, gerentes e os que fazem parte da equipe que interage com seus filhos", a educadora Luiza estabelece entre as palavras destacadas uma relação de sinonímia.
( ) As aspas junto à expressão “Cantinhos Produtivos" foram empregadas por igual razão no terceiro e último parágrafo do texto.
( ) O adjetivo adversas (linha 1), de acordo com o texto, tem o sentido de desfavoráveis, contrárias e está empregado no sentido conotativo das palavras.
( ) O termo diferentes momentos de aprendizagem (linha 8) completa o sentido de um verbo transitivo, assim como a oração de vencer suas dificuldades (linha 10) completa o sentido do nome transitivo possibilidade.
( ) A conjunção que inicia o segundo período do último parágrafo do texto expressa ideia de conformidade e pode ser substituída, sem alteração de sentido, pela conjunção conforme.
Depreende-se do texto que, segundo a crônica, a maioria absoluta dos jornalistas defende o sigilo das fontes de informação, para
“Evidente que fui mais furado do que um ralador de coco. Mas não fiz minha carreira no jornalismo na base de furos, que nunca os dei e nunca os levei a sério, uma vez que a maioria dos furos são, por natureza, furados."
O segmento do texto destacado acima mostra uma série de conectores argumentativos. Assinale a opção que indica o conector cujo valor semântico é inadequado ao contexto.
O texto 1 recebe o nome de Erros do passado; esse título se refere exclusivamente a:
No texto 1, os termos inseridos nos parênteses – na Alemanha imperial de Bismarck e na Itália fascista de Mussolini – têm a finalidade textual de:
Assinale a alternativa em que a palavra esteja grafada corretamente:
Assinale a alternativa correta quanto ao uso do acento indicador de crase:
Como se sabe, há diferenças claras entre o português falado no Brasil e o português europeu. É possível dizer que o enunciado “Para a OMS, a definição de qualidade de vida é a 'a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objectivos, expectativas, padrões e preocupações'" certamente foi redigido segundo o português europeu. A palavra usada, segundo a maneira como foi grafada, que valida essa afirmação é:
A galinha parecia calma.
A palavra que significa o CONTRÁRIO da palavra destacada na frase acima é: