Observe as sentenças:
Precisamos, primeiramente, refletir sobre a atual situação do país para que possamos agir.
Na atual conjuntura do Brasil, todos nós estamos sujeitos a perdas.
Tenho duas hipóteses para explicar o problema do nosso país.
As palavras grifadas podem ser substituídas, fazendo-se as alterações necessárias e mantendo-se o mesmo sentido, por:
Observe as frases abaixo: I. Cristina corre muito. II. Marta parece triste. III. Ele chegou apressado da rua. IV. Clara gosta de batata. Temos predicado nominal em:
Observe as frases abaixo:
I. Eu julgo os motoristas irresponsáveis.
II. Os alunos saíram contentes.
III. Marta estava cansada.
IV. Os vestibulandos estavam calmos.
O termo grifado corresponde a predicativo do objeto em:
Observe as frases abaixo: I. Trovejou. II. Atiraste uma pedra. III. Mataram o delegado. IV. Fomos ao cinema. Temos sujeito oculto em:
Com relação à expressão “a própria instituição" (linhas 8 e 9), assinale a alternativa correta.
A respeito da expressão “Chegamos na escola" (linha 15), é correto afirmar que é
Em “Mas ele não tinha muitas chances", as palavras classificam‐se, morfologicamente, na ordem em que aparecem, como
Leia as afirmativas a seguir:
I. Do ponto de vista sociocultural, a língua padrão seria uma variante tida como aceitável pelos membros de uma sociedade, em situações de uso mais formal. Neste caso, outras variantes não teriam a mesma aceitação.
II. Como toda oração está centrada num verbo ou numa locução verbal, a maneira prática de saber quantas orações existem num período é contar os verbos ou locuções verbais e, em seguida, dividir por dois.
III. Os pronomes oblíquos tônicos são eventualmente precedidos por preposições, em geral as preposições a, para, de e com, embora esta última seja menos utilizada. Por esse motivo, os pronomes tônicos exercem a função de objeto indireto da oração. Além disso, possuem acentuação tônica fraca.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Verbos impessoais são os verbos que não têm sujeito. Normalmente, são usados na terceira pessoa do singular. Haver, quando sinônimo de existir, acontecer, realizar-se ou fazer (em orações temporais) são verbos impessoais.
II. Em "Júlia foi buscar a sua caneta no carro, quando percebeu que não estava em sua bolsa", a conjunção "QUANDO" tem função de explicação.
III. No exemplo seguinte, as vírgulas foram empregadas corretamente: "A polícia federal, operará, junto, a grupos militares estaduais".
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Substantivo abstrato é o que designa ser de existência independente: prazer, beijo, trabalho, saída, beleza, cansaço, por exemplo.
II. Substantivo próprio é o que se aplica a um objeto ou a um conjunto de objetos, mas sempre individualmente. Isso significa que o substantivo próprio se aplica a esse objeto ou a esse conjunto de objetos, considerando-os como indivíduos.
III. Defectivo é o verbo que, na sua conjugação, não apresenta todas as formas: colorir, precaver-se, reaver, etc. É preciso não confundi-lo com os verbos chamados impessoais e unipessoais, que só se usam nas terceiras pessoas.
Marque a alternativa CORRETA:

O segmento em destaque também foi produzido por Luís Fernando Veríssimo, em sua crônica, de fevereiro de 2015, O contexto maior, título retomado no trecho da crônica Nossa Senhora dos Destoantes, publicada em 09 de fevereiro de 2018 em: “Destoantes deveriam ir regularmente em romaria à pequena capela e pedir a bênção dessa Nossa Senhora do Contexto Maior, para melhor poder enfrentar a maioria que badala o que não tem importância e o fato errado e menospreza qualquer batida diferente".
Sobre essa referência de O contexto maior em Nossa Senhora dos Destoantes, pode-se afirmar que

O poema de Gregório de Matos salienta
A seguir, são trazidas conceituações da gramática tradicional para as categorias linguísticas abordadas na música:

Os autores embasaram-se na dimensão referencial para definirem poeticamente, por meio de pará-frase, as categorias constantes em:
Pode-se dizer que a informação trazida pela oração adjetiva explicativa na piada é relevante para que o leitor signifique adequadamente:
Examine os sintagmas abaixo:
I. mulher atropelada no casamento.
II. mulher no casamento.
III. mulher atropelada.
IV. mulher.
Tendo em vista a organização sintática da manchete, mas sem levar em conta as informações trazidas pelo corpo da notícia, pode(m) ser tomado(s) como complemento do verbo matar apenas: