“...mas já conhecem a brutal realidade dos desaventurados cuja sina é cruzar fronteiras para sobreviver.” A forma reduzida de “para sobreviver” pode ser nominalizada de forma conveniente na seguinte alternativa:
“O drama dessas crianças tiradas dos braços de seus pais e mães pela “política de tolerância zero" do governo americano tem comovido o mundo e dividido o país do presidente Donald Trump."
O segmento sublinhado aparece entre aspas para
“...num vídeo que já viralizou”; a expressão significa que o vídeo
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-las.
“Um em cada 4 adultos não pode ser considerado praticante de atividade física, diz a Organização Mundial de Saúde." (linhas 1 a 3). Sabe-se que todas as palavras abaixo são sinônimas do termo destacado. Não poderia, contudo, substituí-lo devido à erro ortográfico:
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-las.
“Os dados sobre inatividade física foram apresentados pela Organização Mundial de Saúde..." (linhas 9 e 10). É correto afirmar que o verbo destacado no trecho retirado do Texto se encontra no:
Observe: “Fui me confessar ao mar. O que ele disse? Nada." - Lygia Fagundes Telles - A figura ou vício de linguagem observada na construção acima pode ser classificado como:
Leia o texto, para responder à questão.
É correto afirmar que a referência ao gênero praticado por Aretino
Leia o texto, para responder à questão.
Assinale a alternativa que reescreve livremente os trechos em destaque de acordo com a norma-padrão de concordância.
Leia o texto, para responder à questão.
A alternativa cujo enunciado emprega palavra(s) em sentido figurado é:
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhado em:
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
... mas só a escrita a fixou... (último parágrafo)
O elemento sublinhado acima possui, no contexto, a mesma função sintática do que está também sublinhado em:
A oralidade contribuiu de maneira decisiva para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas. Oralidade quer dizer pré-literatura, aquela que existia apenas graças à voz humana [...] (1º parágrafo)
As frases acima estão articuladas com correção em um só período em:
“Evidente que fui mais furado do que um ralador de coco. Mas não fiz minha carreira no jornalismo na base de furos, que nunca os dei e nunca os levei a sério, uma vez que a maioria dos furos são, por natureza, furados."
O segmento do texto destacado acima mostra uma série de conectores argumentativos. Assinale a opção que indica o conector cujo valor semântico é inadequado ao contexto.
Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos. Um exemplo disso pode ser observado na oração a seguir. Observe: “Enquanto eu procuro desesperadamente uma oportunidade, as pessoas e entidades agem comigo de tal forma que às vezes chego a duvidar de que a corrupção exista."
Assinale a alternativa na qual a palavra em destaque não pode ser classificada como um pronome: