Leia o texto IV para responder à questão.
Sintaticamente, a expressão “meu querido Deus”, no contexto em que se encontra, classifica-se como
Leia o texto V para responder à questão.
Como forma de despertar a atenção do leitor, o enunciador do texto V só não se utilizou de
Quanto à relação entre o segundo e o terceiro parágrafos do texto, é CORRETO afirmar que:
A respeito da estrutura morfossintática da primeira frase do texto: “A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta", é CORRETO afirmar que:
Assinale a opção cujo enunciado utiliza corretamente o pronome relativo pelo mesmo motivo que em “A velocidade com que as mudanças ocorrem demanda mudanças também na educação dos mais velhos, diante do prolongamento da vida profissional, na esteira do aumento da longevidade".
A respeito do termo “pejotização”, usado no texto para se referir à contratação de pessoas físicas para trabalhar por projeto, assinale a alternativa que categoriza a sua entrada ou não na língua portuguesa.
Acerca dos propósitos, gerais ou específicos, é CORRETO afirmar que o texto:
A propósito dos sentidos e dos sinais de pontuação empregados no último parágrafo do texto, é CORRETO afirmar que:
No enunciado “Os novos empregos que estão sendo criados demandam habilidades matemáticas, analíticas e digitais. Isso significa que é preciso treino vocacional”, ocorre um fenômeno de linguagem, identifique-o.
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
A retomada de leitura do segundo parágrafo do texto, especialmente do último período que o compõe, permite inferir que existe uma crença no fato de que a atividade física e o exercício mental sem percalços são ações excludentes entre si.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o item subsequente.
Os itens numerados com algarismos romanos referem-se a situações específicas na vida de estudantes que tornam, segundo a Lei, a prática da educação física não obrigatória para aqueles que apresentarem as características ou se inserirem nas realidades descritas nesses itens.
“e eu amava o brilho de teus olhos quando, manhã ainda, vinhas cambaleando de sono em busca da árvore que durante a noite brotara embrulhos e coisas".
Assinale a opção em que a frase em que o emprego da preposição de apresenta o mesmo sentido da sublinhada no segmento acima.
Entre os segmentos a seguir, assinale aquele que mostra um vocábulo que exemplifica o uso coloquial de linguagem.
“Tu ias dormir e eu velava para que dormisses bem e profundamente. Tua irmã, embora menor, creio que ela me embromava: na realidade, ela já devia pressentir que Papai Noel era um mito que nós fazíamos força para manter em nós mesmos. Ela não fazia força para isso, e desde que a árvore amanhecesse florida de pacotes e coisas, tudo dava na mesma. Contigo era diferente. Tu realmente acreditavas em mim e em Papai Noel." Entre os termos sublinhados nesse segmento, assinale aquele que não se liga a nenhum termo anterior.