No sexto parágrafo do texto, a expressão “O Museu Nacional queimando” é repetida inúmeras vezes. Ao fazer isso, o articulista:
Considere o seguinte trecho:
É um processo fundamental _______ vida, mas não é nada simples. Tanto que, durante _______ evolução, animais primitivos – como os vermes que viviam _______ 600 milhões de anos – foram desenvolvendo uma rede de neurônios no sistema digestivo.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.
“Durante três meses, os pesquisadores buscaram o dado junto a órgãos públicos. Protocolo para cá, ofício para lá, o máximo que conseguiram foi uma estimativa de que existiam ‘umas cem praças’.” O segmento “o máximo que conseguiram” mostra
Assinale a opção em que as duas preposições destacadas não possuem o mesmo valor semântico.
“O incauto, ao ler tal informação, poderia concluir que a área das matas brasileiras teria aumentado nas últimas décadas [...]".
A frase sublinhada poderia ser corretamente substituída por
Das afirmações seguintes:
I. As respostas da moça atendem à expectativa de seu interlocutor.
II. Os pronomes TE e SEU (1º e 3º quadrinhos) são utilizados pelo homem em referência à interlocutora.
III. Em relação às regras gramaticais da norma-padrão, é possível afirmar que há desvios.
Em cada estrofe do poema, há uma oração que é subordinada adverbial e tem participação importante na construção dos sentidos do texto. Como se classifica essa oração?
(Ele é pequeno no tamanho, mas pode causar grandes estragos, como febre, dor de cabeça e até morte. Por isso, vamos unir nossas forças para combater esse mal. Basta que tenhamos simples atitudes, como colocar o lixo em sacos plásticos, manter a lixeira sempre fechada e evitar água parada em pneus, vasos, latas e garrafas. Em caso de sintomas, como febre alta, manchas vermelhas no corpo e dores de cabeça, nas costas e atrás dos olhos, procure orientação médica. Jogue duro contra o mosquito e acabe com a dengue.)
Analise as afirmativas seguintes: I. O verbo combater, empregado no texto, forma o substantivo combate por derivação regressiva – processo de formação de palavras que não amplia a palavra primitiva com acréscimo de afixos; na verdade, nesse tipo de derivação, ocorre uma redução de dada palavra para a criação de outra. II. A palavra lixeira, utilizada no texto da campanha, apresenta um sufixo nominal. III. O processo de derivação regressiva também origina o verbo orientar, a partir do substantivo orientação, presente no texto. IV. O adjetivo médica, usado em “procure orientação médica”, é considerado uma palavra cognata de termos como: médico, medicação, medicamento, medicamentoso, automedicar, medicina, medicinal e mediunidade. V. Chama-se derivação imprópria o processo pelo qual uma palavra passa, em determinado contexto, de uma classe gramatical para outra, como ocorre com o termo duro, empregado em “Jogue duro contra o mosquito”. Originalmente, tal termo pertence à classe dos adjetivos, mas, nessa situação comunicativa, desempenha papel de advérbio. Estão corretas somente as afirmativas:
Entre os itens a seguir, assinale aquele em que o elemento mórfico destacado está analisado incorretamente.
Todas as frases seguintes devem ser completadas com a preposição COM, exceto:
Com relação às ideias presentes no texto, considere as seguinte afirmativas:
1- Com a expressão “a pena do jornalista" (5º parágrafo), o autor faz referência ao que os jornalistas escrevem.
2- Ao mencionar que o filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard disse “que ensinaria às pessoas como produzir uma catástrofe", o autor insinua que ele teria sido o precursor da fake news.
3- Com o termo “beócio", o autor faz uma referência positiva aos que replicam informações pelo whatsapp.
Assinale a alternativa correta.
“Para um paciente com nariz escorrendo, garganta dolorida e tosse, antibióticos não são necessários. A tosse deve passar no intervalo de duas a três semanas". Essas duas frases poderiam ser encadeadas, sem prejuízo de significado, por meio da expressão:
Considere o seguinte trecho:

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.
A questão refere-se ao poema seguinte:
Das afirmações seguintes:
I. Pelo contexto é possível compreendermos que a expressão “me acordou" refere-se a uma tomada de consciência do eu lírico num momento que se supõe ser superior ao da sua morte.
II. O pronome ME refere-se a primeira pessoa do discurso, pois se refere ao próprio eu lírico.
III. Sobre a relação que estabelece com o verbo, é possível afirmarmos que o pronome “ME" comporta-se como reflexivo na primeira estrofe.
Assinale a alternativa em que é apresentada proposta de reescrita gramaticalmente correta e coerente para o seguinte período do texto: “Enquanto a chamada tecnologia convencional olha para o mercado e visa lucro, a tecnologia social tem como meta o desenvolvimento humano.” (linhas 3 e 4)