Considere o seguinte trecho de um texto publicado no jornal El país, em sua edição de 1º/07/2018: A força que impulsiona cientistas e empresarios a estudarem os asteroides tem muito a ver com nosso instinto de sobrevivencia. E não so pela possibilidade de que um fragmento rochoso devaste a vida na Terra, mas tambem porque esses restos espaciais podem ser uma fonte de abastecimento para quando o planeta azul não for mais um lugar encantador e repleto de recursos. Ou, simplesmente, para quando for rentavel explora-los. Quantas palavras, nesse trecho, deveriam estar acentuadas, mas não estão?
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
Os pronomes retos “Nós” (linha 7) e “Elas” (linha 8) separam claramente dois universos, que, segundo se pode perceber pela interpretação do contexto em que se inserem, são, respectivamente, o dos meninos e o das meninas.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o próximo item.
Quanto à linguagem do texto, ela mescla termos técnicos da área médica, como a sigla LDL, a outros, populares e gerais, como “colesterol ruim”; enquanto estes ajudam a dar confiabilidade à fundamentação teórica do texto, aqueles cooperam para a compreensão dele por parte dos leigos.
Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o item seguinte.
Em “Quero que você perca peso", a oração “que você perca peso" é complemento direto da forma verbal “quero", que constitui a oração principal do período; isso faz com que a oração iniciada pela conjunção integrante “que" seja classificada como subordinada substantiva.
“Este será o primeiro Natal que enfrentaremos, pródigos e lúcidos”; o adjetivo “lúcidos” se justifica porque
O texto é uma carta em que o emissor emprega o tratamento tu em relação ao destinatário; em função disso há um segmento que não respeita a uniformidade desse tratamento, mudando a pessoa.
Assinale a opção que indica esse segmento.
Assinale a opção em que o diminutivo “velhinho” apresenta valor semântico diferente do da charge.
O texto 1 é uma pequena notícia de primeira página de O Globo, cujo conteúdo é ampliado em reportagem no interior do jornal.
A marca mais característica de ser este um texto resumido é:
Ao dizer que o cientista inglês “virou um ícone pop”, o autor do texto 1 quer dizer que ele:
“Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa. Entretanto, na linguagem cotidiana, usamos os dois termos indistintamente".
Esse segmento do texto 2 mostra que nossa linguagem cotidiana:
A frase do texto 2 em que o vocábulo sublinhado mostra uma função sintática diferente das demais, por ser núcleo de função, é:
Na comparação entre inteligência e sabedoria, realizada no texto 2, a afirmação adequada ao que é expresso no texto é:
Observe a charge a seguir:

A charge acima é uma homenagem a Stephen Hawking, destacando o fato de o cientista:
A frase do texto 2 em que os termos unidos pela conjunção “E" possuem valores sinônimos é: