Texto para responder à questão.
Sobre o texto leia as afirmativas a seguir. I. Pi Patel narra, em primeira pessoa, um episódio de sua vida, imprimindo suas impressões e sensações sobre o fato ocorrido. II. Piscine faz analogia com personagens da Bíblia para descrever sua religiosidade e sua fé nas coisas da vida. III. Piscine compara sua situação à troca de nomes de figuras bíblicas e à crucificação de Jesus. Está correto apenas o que se afirma em:
Texto para responder à questão.
No trecho "Não é o QUE acontece com Piscine Molitor Patel." (§ 1), a palavra destacada refere-se a:
Texto para responder à questão.
A oração destacada em "É verdade que as pessoas QUE CONHECEMOS podem nos modificar." atribui ao fragmento ideia:
Texto para responder à questão.
De acordo com os estudos de regência verbal e com o padrão culto da língua, leia as afirmações sobre os verbos destacados em "Só por precaução, ACRESCENTEI TI =3, 14 e TRACEI um grande círculo que, depois, dividi em dois com a linha de diâmetro, para EVOCAR a lição mais elementar da geometria.". I. As três formas verbais são nacionais e correspondem ao núcleo do predicado das orações a que pertencem. II. A terceira forma destacada indica, basicamente, o estado das coisas. III. O primeiro verbo é copulativo e não necessita de complemento. Está correto apenas o que se afirma em:
Releia os trechos a seguir e identifique qual contém uma metáfora.
As palavras insensível e beleza são formadas, respectivamente, por:
Identifique o item em que a oração subordinada adverbial destacada não foi corretamente analisada.
Na oração “Algumas chegam até a ser maiores do que ele!", o adjetivo “GRANDE" está sendo usado no grau:
Das afirmações seguintes:
I. Para ler essa charge o leitor deve saber que os usuários dos ônibus costumam esperar longos intervalos de tempo entre a chegada de um veículo e outro.
II. A teia de aranha constrói a crítica e simultaneamente produz humor através do recurso do exagero.
III. “Palhaço" é o termo que revela o posicionamento crítico em relação às autoridades responsáveis pelo transporte público.
Nas orações abaixo, o verbo principal das locuções verbais é um verbo de ligação, exceto em uma. Qual?
A vinculação do texto ao gênero diálogo é evidenciada por recursos linguísticos e discursivos, tais como:
A articulação entre os enunciados, no refrão do Texto 2 ,“[...] vida de gado/ Povo marcado”, evoca o sentido de “criação de animais em rebanho” e de “criação de animais pedestres”, no Texto 1. Os mecanismos utilizados para a produção de sentidos, nesses enunciados, no Texto 2, é a
Texto 1
ESTRANGEIRO: – Pois bem: nas ciências teóricas nós começamos por distinguir uma parte diretiva, e nesta, uma divisão a que chamamos, por analogia,
autodirigente. A criação dos animais foi, por sua vez, considerada como uma das divisões da ciência autodiretiva, da qual é um gênero e certamente não o
menor; a criação de animais nos deu a espécie da criação em rebanho, e a criação em rebanho, por sua vez, deu-nos a arte de criar os animais pedestres; e a seguir, esta arte de criar os animais pedestres nos deu, como seção principal, a arte que cria raça de animais sem chifres; e, ainda, esta raça de animais sem chifres inclui uma parte que só poderá ser compreendida por um único termo pela adição necessária de três nomes; ela se chamará: “a arte
de criar raças que não se cruzam”. Por fim, a última subdivisão restante, nos rebanhos bípedes, será a arte de dirigir os homens. É precisamente o que procuramos; a arte que se honra por dois nomes: política e real.
PLATÃO. Diálogos – Fédon, Sofista, Político. Trad. Jorge Paleikat; João
Cruz Costa. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. p. 177.
Texto 2
Admirável gado novo
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
Êh, ôô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou!
Êh, ôô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam esta vida numa cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível,
Não voam, nem se pode flutuar
Êh, ôô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
RAMALHO, Zé. Zé Ramalho da Paraíba. Discobertas. © Avohai Editora
(EMI) BRSME9700721, 2008. Disponível em: <http://www.zeramalho.com.-
br/sec_discografia_view.php?id=65>. Acesso em: 15 fev. 2018.

Os Textos 3 e 4 intertextualizam com os Textos 1 e 2, por sintetizarem as noções de
Leia o texto de Millôr Fernandes para responder à questão:
Analise as afirmativas a respeito do texto, julgando-as “C" para certas ou “E" para erradas:
( ) Segundo o autor, é necessário haver sempre, entre os amigos, uma conversa esclarecedora;
( ) “. Estranhou apenas que ele, amigo, viesse acompanhado de um cão" – O verbo destacado está no pretérito perfeito do indicativo;
( ) “O cão saltou sobre um móvel, ..." – O verbo está na voz ativa;
( ) “... saltitante e com um ar alegremente agressivo, ..." – O termo destacado é um adjetivo.
A sequência correta de cima para baixo é:
Dado seu tema central, o recurso linguístico utilizado para promover a progressão temática do texto é a